sábado, 21 de junho de 2025

21 de junho - SÃO LUÍS GONZAGA, Jesuíta, Padroeiro da Juventude Católica

 

São Luís Gonzaga, foi um nobre italiano, membro da Companhia de Jesus, que morreu jovem cuidando de vítimas de uma epidemia. 

É considerado padroeiro dos jovens, dos estudantes e dos pacientes de AIDS.

São Luís Gonzaga vivia no seio de uma família devota e nobre. Ele era o primogênito de Ferrante Gonzaga, Marquês de Castiglione, e Marta Tana di Santena, ambos pertencentes a importantes famílias da época. Sua mãe, muito piedosa, ensinou-lhe desde cedo os valores da fé católica.

Aos 5 anos brincava de fazer guerra; aos 7, ajoelhava-se, várias vezes por dia, para recitar os salmos penitenciais; aos 10, consagrou-se definitivamente a Maria, como ela se havia consagrado a Deus; finalmente, aos 12 anos, recebeu a Primeira Comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, em visita pastoral à sua cidade.

Aos 15 anos, Luís tomou uma decisão crucial: ingressar na Companhia de Jesus, em Roma. Essa escolha foi contra os desejos de seu pai, que esperava vê-lo como um grande militar e herdeiro de todos os seus títulos e riquezas. No entanto, a determinação de Luís em seguir a vontade de Deus prevaleceu.

Aos 17 anos o jovem assinou a renúncia aos títulos e herança em benefício do seu irmão mais novo, e partiu para Roma, dando prioridade à oração, à penitência e ao serviço na vida comunitária dos Jesuítas.

Durante sua permanência em Roma, várias tragédias ocorreram, incluindo seca, escassez e epidemias. Luís havia escolhido a ordem dos jesuítas justamente porque almejava a humildade e o esquecimento de si. Sendo assim, ele não hesitava em colocar a própria vida em risco para ajudar os mais necessitados, trabalhando lado a lado com São Camilo de Lellis.

Certo dia, ao ver um doente abandonado na rua, à beira da morte, Luís colocou-o nas costas e o levou ao hospital da Consolata. Foi nesse ato de caridade que ele provavelmente contraiu a doença que o levaria à morte. Mesmo assim, Luís continuou a servir com alegria e amor até seus últimos momentos. Poucos dias depois de ter contraído a doença, aos 23 anos, Luís Gonzaga faleceu nos braços dos seus coirmãos.

São Luís Gonzaga nasceu em Castiglione delle Stiviere, na Itália, a 9 de março de 1568 e morreu em Roma a 21 de junho de † 1591, como "mártir da caridade".

Foi beatificado em 1605 e canonizado em 1726.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.