sexta-feira, 27 de junho de 2025

27 de junho - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

O mês de junho é tradicionalmente dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, e a Solenidade é celebrada na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi, visto que a Eucaristia - Corpus Christi - é o próprio Coração de Jesus, um "Coração” que “cuida" de nós.

Em 2025, a Festa do Sagrado Coração de Jesus será celebrada no dia 27 de junho junto com o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdote.

Esta data coincide com o final do jubileu de 350 anos das aparições do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, que começou em 27 de dezembro de 2023.

O jubileu teve início no dia 27 de dezembro de 2023, quando se completaram 350 anos da primeira das três aparições. Ele se estenderá por um ano e meio, até 27 de junho de 2025, no dia que se celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e no mês em que a terceira e última aparição completará seu 350º aniversário.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus se deve ao fato de um soldado romano com uma lança ter atravessado o lado de Jesus. “E de seu coração aberto jorrou sangue e água”. Dessa maneira Jesus revelou seu amor e sua doação por nós.

O primeiro devoto do Coração de Jesus no Brasil nascente foi São José de Anchieta que escreveu versos sobre o Coração de Jesus “a lança que abriu-lhe o peito...”. Ele estava já se antecipando nessa devoção que ainda não estava aprovada.

Santa Margarida Maria Alacoque foi uma das principais religiosas da Igreja a propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Nessa época, apesar de já existir, a veneração não era muito conhecida. A missão de Santa Margarida Maria Alacoque foi dar-lhe impulso e difusão universal, adaptá-la às necessidades da Igreja Católica nos tempos modernos e fixar as práticas de piedade mais adequadas às novas circunstâncias.

Ela teve uma revelação do Sagrado Coração de Jesus quando ouviu: “Meu coração Divino está inflamando de amor pelos homens e por ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração". Assim nasceu a festa do Sagrado Coração de Jesus.

A mais célebre das aparições foi em 1675, quando Jesus pediu a Santa Margarida Maria que fosse estabelecida uma festa para honrar seu Coração: a sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, comungando-se nesse dia e buscando desagravá-lo com atos fervorosos.

Na visão de 1688 Jesus indicou o papel que as Visitandinas e os Padres Jesuítas deviam ter na difusão da devoção ao Sagrado Coração.

Roma autorizou somente 90 anos mais tarde, em 1765, com missa própria. Somente em 1856, a pedido dos bispos da França foi estendida à Igreja universal.

Esta festa passou a ser obrigatória em toda a Igreja, a partir de 1856, por ordem de Pio IX.

Neste mesmo dia, em 1995, São João Paulo II instituiu o “Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero”, para que o sacerdócio fosse protegido pelas mãos de Jesus, ou melhor, pelo seu Coração, para ser aberto a todos.

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus

Jesus fez diversas promessas a Santa Margarida em favor dos que honrarem seu divino Coração. Essas promessas foram resumidas em poucos parágrafos e difundidas em todo o mundo:

1) Darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado de vida.

2) Estabelecerei e farei reinar a paz em suas famílias.

3) Serão por mim consolados em todas as suas aflições.

4) Serei para eles refúgio seguro durante a vida e, de modo especial, na hora da morte.

5) Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos

6) Os pecadores encontrarão em meu Coração uma fonte inesgotável de misericórdia.

7) As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.

8) As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.

9) Minha bênção descerá sobre as casas em que estiver exposta e for honrada a imagem de meu Coração.

10) Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.

11) As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes inscritos para sempre em meu Coração, e jamais serão apagados.

12) A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos darei a graça da penitência final e da salvação eterna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.