quarta-feira, 18 de junho de 2025

18 de junho - NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA

 

Há várias opiniões a respeito da origem do nome de Nossa Senhora da Oliveira.

A devoção se manifesta em Portugal e no Brasil, com diferentes histórias e tradições.

A mais provável, é a de que se baseia na Sagrada Escritura. Várias passagens da vida terrena de Cristo se deram no monte das Oliveiras, como mostram os evangelhos de Mateus 21,1 e 24,3 e Marcos, 11,1; 13,3 e 14,26. Também o profeta Jeremias, no capítulo 11,16, cita a árvore.

A devoção a Nossa Senhora da Oliveira é considerada uma das mais antigas de Portugal, evidenciando a importância da fé e da devoção mariana na cultura lusa. 

Nossa Senhora da Oliveira, padroeira de Guimarães, é talvez a devoção mais antiga de Portugal. Quando Portugal nasceu já Ela existia há muitos séculos e foi perante o seu altar que o primeiro rei, D. Afonso Henriques, se armou para ir combater os cinco reis mouros nos campos de Ourique e fundar a nacionalidade portuguesa. Foi, pois, sob a sua proteção, que se fundou Portugal.

No tempo do Conde D. Henrique, era essa Nossa Senhora de Guimarães, a Virgem de maior devoção entre o Douro e o Minho, ou seja, em todo o condado Portucalense e terras da Galisa, de tão grande devoção, que a Ela se deve o não ter sucumbido pelo menos decaído em muito a cidade de Guimarães, quando D. Afonso Henriques mudou a capital do País para Coimbra. A influência de romeiros vindos de toda parte, manteve de pé a importância da antiga Capital. Nossa Senhora da Oliveira, ou melhor N. Senhora de Guimarães, começou a ser venerada como Nossa Senhora da Oliveira, no reinado de Afonso IV.

No coração de Guimarães, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira é um testemunho da fé inabalável dos seus habitantes. A festa da Padroeira de Guimarães é no mês de agosto.

Em Vacaria, a história de Nossa Senhora da Oliveira remonta a 1750, quando a imagem foi encontrada.

A história de Nossa Senhora da Oliveira é uma história de fé, devoção e da importância da oliveira como símbolo de paz, prosperidade e da presença de Deus. A festa de Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, é em setembro.

"Nós te saudamos, Senhora da Oliveira, aparecida nos campos de Vacaria. Por ti nos veio Jesus, caminho, verdade e vida. Ele, com o Pai e o Espírito Santo, abençoe e proteja nossas famílias, comunidades e diocese. Anima e fortalece, ó mãe querida, os ministros ordenados, os religiosos e religiosas e os fiéis leigos e leigas, chamados por Deus para servir a Igreja e a humanidade. Guia teu povo na justiça e na caridade em favor dos pobres e doentes. Teu amor nos acompanhe no caminho da santidade, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna. Amém!"

O título está associado à igreja de Murat, uma pequena cidade situada no sul da França, no departamento de Cantal.

A igreja de Murat foi atingida por um raio no ano de 1493, que causou um incêndio, ao qual somente sobreviveu uma imagem de madeira de Nossa Senhora da Oliveira. Desde aquele acontecimento milagroso a cidadezinha passou a ser chamada de Nossa Senhora da Oliveira.  No dia 18 de junho de 1881, a estátua foi coroada, graças a um breve apostólico dado pelo Papa Leão XIII, no dia 10 de maio de 1878. A festa da padroeira é em 18 de junho.

Oliveira dos Campinhos, com quase 15 mil habitantes, distrito da famosa Santo Amaro,  é aconchegante e de tão organizado parece uma pequena cidade, guarda em suas terras a secular Igreja de Nossa Senhora de Oliveira, com seus longos 394 anos de construída. A festa de Nossa Senhora da Oliveira, no Distrito de Oliveira dos Campinhos é em setembro.

Nossa Senhora da Oliveira é conhecida por ajudar especialmente as mulheres durante o parto e por proteger do impacto dos raios.

Há numerosas igrejas e santuários dedicados à Nossa Senhora da Oliveira na França, Itália e Espanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.