segunda-feira, 2 de junho de 2025

01 a 08 de junho - SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ (SOUC), edição 2025

 

No hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

TEMA de 2025: “Crês nisso?” (cf. Jo 11,26).

A motivação bíblica para a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2025 (SOUC/2025) nos interroga: “Crês nisso?” (Jo 11,26). A pergunta foi direcionada a Marta, quando Jesus a visitou e sua irmã Maria, após o falecimento de Lázaro. Jesus, que era amigo dos três irmãos, não conseguiu estar presente nem no velório e nem no sepultamento de Lázaro. Jesus conseguiu visitar a família quatro dias após o sepultamento. Todas as pessoas compreenderam que esta era uma visita para prestar solidariedade e consolo à família enlutada.

Quando Marta viu Jesus chegando, correu ao seu encontro enquanto Maria permaneceu dentro de casa. Ao ver Jesus, Marta disse: “Senhor, se tu tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus te dará”. (Jo 11,21-22). Jesus olhou para Marta e respondeu: “o teu irmão ressuscitará”. (Jo 11,23). Marta respondeu: “Eu sei, que ele ressuscitará, por ocasião da ressurreição no último dia” (Jo 11,24). Diante da afirmação de Marta, Jesus respondeu: “Eu sou a Ressurreição e a Vida: aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá, e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês nisso?” (Jo 11,26)

A SOUC/2025, ao nos perguntar “Crês nisso?” retoma a pergunta que motivou o primeiro Concílio Ecumênico do qual se tem notícias, realizado no ano de 325 d. C., na cidade de Niceia, atual Iznik, na Turquia. Neste ano de 2025, comemoramos 1.700 anos do Concílio Ecumênico da Nicéia.

O Concílio foi convocado pelo imperador romano de nome Constantino, que não era seguidor de Jesus Cristo. Constantino seguia a religião de Roma antiga que era politeísta. Podemos nos perguntar, por que um imperador, não cristão, convocou um Concílio que reuniu lideranças cristãs de diferentes regiões da Ásia Menor? Uma das razões era o contexto geopolítico.

A arte que ilustra todas as comunicações visuais da SOUC deste ano foi criada por Gabriel Zinani, jovem designer gráfico que se destacou pela sensibilidade e profundidade de sua proposta artística, que explica o cartaz:

"Posicionamento de Jesus: Jesus não está à frente dos demais, mas ao lado, demonstrando amor, humildade e zelo por todos que o procuram. Seu manto sobre o ombro remete aos lençóis palestinos, tradicionalmente usados por homens árabes para cobrir a cabeça.

Símbolos de unidade: para representar a união entre o mundo ocidental e oriental, desenhei duas pessoas de mãos dadas — uma mulher com um véu floral e um homem trajando vestimentas típicas do Ocidente — formando um coração de luz com os dedos entrelaçados.

O caminho e a luz: o trajeto que percorrem transmite a ideia de luz e direção, com Jesus ao lado deles segurando um lampião aceso, reforçando que Ele é a Luz a ser seguida.

A pomba da paz: acima deles, uma pomba branca carrega uma cruz bizantina, representando a paz e a união entre Oriente e Ocidente.

Escolha das cores: a paleta de cores e o estilo de pintura foram inspirados na obra “A Noite Estrelada” de Vincent Van Gogh, trazendo uma sensação de conforto, acolhimento e esperança. Para as roupas, escolhi tons claros e florais para simbolizar o Oriente, enquanto o Ocidente é representado por cores neutras e sóbrias."


ORAÇÃO
"Amado Jesus, em um momento de profunda tristeza, Marta pediu por Teu socorro e Tu foste ao encontro dela e lhe perguntou: “Crês nisso?”
Como Marta, diante de situações de sofrimento clamamos por Ti, apesar de, muitas vezes, não conseguimos crer o suficiente no mistério do Teu amor. A incredulidade tira de nós a esperança de que fazes coisas impossíveis de serem compreendidas pela razão humana.
Ajuda-nos a crer no poder da ressurreição. Faças de nós instrumentos de cuidado para tantas pessoas que têm seus corpos feridos pela insanidade das guerras, do racismo, do ódio, da injustiça.
Ajuda-nos, Jesus compassivo, a crermos no mistério do amor e a agirmos de acordo com esta fé.
‘Nós cremos. Ajuda-nos em nossa falta de fé’. Anima-nos para vivermos em unidade em meio a tantos sinais de divisão.
Em nome de Jesus, Amém. ”

IGREJAS MEMBRO DO CONIC
Aliança de Batistas do Brasil- ABB
Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB
Igreja Presbiteriana Unida – IPU

Para saber mais, acesse: https://www.conic.org.br/portal/vivencia-ecumenica/semana-de-oracao-pela-unidade-crista-souc 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.