quinta-feira, 1 de maio de 2025

01 maio – SANTO PROFETA JEREMIAS

 

Comemoração de São Jeremias, profeta, que, no tempo de Joaquim e de Sedecias, reis de Judá, preanunciando a destruição da Cidade Santa e a deportação do povo, sofreu muitas tribulações; por isso a Igreja o considerou como figura de Cristo padecente. 

Além disso, profetizou a nova e eterna Aliança que havia de consumar-se em Cristo Jesus, pelo qual o Pai onipotente escreveria a sua lei no íntimo do coração dos filhos de Israel, de modo que Ele mesmo fosse o seu Deus e eles fossem o seu povo.

Conteúdo geral da profecia de Jeremias:

No livro de Jeremias misturam-se oráculos do profeta e trechos biográficos, relativos a um profeta dos anos 650-680 aC: Jeremias, filho da família sacerdotal de Anatot, da tribo de Benjamim. Jeremias aproxima-se temporariamente do rei Josias, tendo seguido  o rei na concentração exclusiva do culto em Jerusalém. No tempo dos sucessores de Josias, Jeremias não deixará de proferir oráculos contra a falsa confiança posta no templo de Jerusalém. Jeremias opõe-se aos pactos políticos que os sucessores de Josias concluem com os egípcios para enfrentarem os babilônios. Seu reconhecimento da superioridade dos babilônios será considerado falta de patriotismo e lhe custará a masmorra. Quando lhe oferecem salvo-conduto para Babilônia, ele recusa a oferta e desterra-se para o Egito, onde morre.

O livro de Jeremias é dividido em

1,1-25,14 – Oráculos contra Judá

25,15-37 – Oráculos contra os povos

26,1–29,32 –Relato autobiográfico

30,1-33,26 – Restauração e nova aliança

34,1-35,19 –Relatos da situação de Judá

36,1-45,5 – Relato autobiográfico

46,1-51,64 – Contra as nações estrangeiras

52 – Apêndice: resultado das palavras de Jeremias

Temas específicos da Profecia de Jeremias:

A confiança exclusiva em Deus.

O realismo político de Jeremias.

A vocação profética.

As confissões de Jeremias.

A nova Aliança.


Os patriarcas, os profetas e outras personagens do Antigo Testamento foram, e serão sempre, venerados como santos em todas as tradições litúrgicas da Igreja Católica Apostólica Romana.

Fonte: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB


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