sexta-feira, 9 de maio de 2025

09 de maio - SANTO PROFETA ISAÍAS

 

Isaías nasceu em uma nobre tribo de Israel, em 770 a.C. Foi enviado por Deus para revelar, ao Povo infiel e pecador, a fidelidade e a salvação do Senhor, em cumprimento da promessa que Deus fez a Davi. Este profeta viveu, segundo a tradição, por mais de um século; suas profecias envolveram cerca de cinquenta anos da história de Jerusalém.

Deus apareceu em sonho a Isaías para confiar-lhe a sua missão. O futuro profeta viu o Senhor sentado em um grande trono no Templo, circundado por querubins. Um deles pegou um carvão ardente do altar e com ele tocou a boca de Isaías, "purificando-a" do pecado. Assim, Deus tomou a palavra e convidou Isaías a pregar a verdade ao Povo escolhido.

As profecias de Isaías começaram em torno do ano 740 a.C., sob o reinado de Ozias. Em uma visão, o profeta viu a queda de Israel em um período histórico, que coincidia com o avanço do império assírio para o oeste. Suas visões duraram 44 anos, ou seja, durante os reinados de Jotão, Acaz, Ezequias e, finalmente, de Manassés.

Quando Ezequias se aliou aos egípcios, contra o crescente poder dos assírios, Isaías foi contra e profetizou a destruição do reino, pedindo aos homens para não fazer alianças entre si, mas se voltar somente para Deus. Eram exemplares a beleza e a transparência das suas palavras, tanto que, mais do que previsões de acontecimentos futuros, pareciam narrações de histórias passadas. O livro de profecias de Isaías é dividido em 66 capítulos, nos quais ele fala também da vinda do Libertador, descrevendo seu nascimento e obras, até a sua Paixão e Morte.

Quando o Reino de Judá passa para o poder de Manassés, Isaías se preocupou, porque o novo rei era ímpio e cruel, por ter caído na idolatria. Então, o Senhor enviou o profeta para convidá-lo a voltar ao culto do único e verdadeiro Deus e ao arrependimento dos seus pecados.

Transcorria o 681 a.C. Manassés não só não deu ouvidos a Isaías, mas o condenou a uma morte atroz. Por isso, o Santo Profeta é venerado, em muitos lugares, também como mártir.

Temas específicos da Profecia de Isaías:

O livro de Isaías inteiro mostra a participação ativa dos profetas na vida de seu povo.

Primeiro Isaías
A obra de Deus (o Deus que age)
Deus e o povo pecador
O “conhecimento” de Deus
A salvação, em perspectiva messiânica

Segundo Isaías
Ridiculariza os deuses da Babilônia
No seu texto destacam-se sobretudo os cânticos do Servo

Terceiro Isaías

O profeta apresenta uma mensagem, ao mesmo tempo exigente (Is 58) e utópica (Is 60-61 e 66) de justiça e fraternidade.

 Conteúdo geral da profecia de Isaías:

A obra isaiana divide-se em três períodos e em três partes, cada qual marcada, ao que parece, por um profeta principal. As escrituras isaianas  correspondem a três momentos cruciais do povo de Deus: a invasão dos assírios, o exílio babilônico e a restauração do povo depois do exílio.

O livro de Isaías é dividido em

Primeira parte (1-39)
1-6: capítulo introdutório e oráculo da primeira fase (reinado de Acaz); a visão inaugural se encontra no cap. 6
7-12: oráculos de censura e reconforto, do tempo de Acaz e Ezequias (o “livro de Emanuel”)
13-23: oráculos contra as nações estrangeiras (parte posteriores ao exílio)
24-27: “grande apocalipse” isaiano, de origem posterior a Isaías (depois do exílio babilônico)
28-33: oráculos sobre Israel e Judá pronunciados sobretudo na fase tardia de sua atividade, durante o reinado de Ezequias
34-35: “pequeno apocalipse”, sobre o julgamento das nações e o retorno de Israel (pós-exílio)
36-39: história da atividade de Isaías durante a invasão assíria (Senaquerib) recolhida por um redator ulterior.

Segunda parte (40-55)
40-48: Deus libertador de Israel
cântico 1º: 42,1-4
49-55: restauração de Israel e salvação universal
Cânticos: 2º: 49,1-6
3º: 50,4-9
4º:52,13-53,2

Terceira parte (56-66)
56-59: exortações à justiça
60-62: a nova glória de Jerusalém
63-66: oráculos escatológicos

Os patriarcas, os profetas e outras personagens do Antigo Testamento foram, e serão sempre, venerados como santos em todas as tradições litúrgicas da Igreja Católica Apostólica Romana.

Fonte: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB


09 de maio - SANTO HERMAS (de Filipópolis)

 

Comemoração de Santo Hermas, que é mencionado por São Paulo na Epístola aos Romanos.

Jesus escolheu setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, conforme Lucas 10.

Santo Hermas foi um destes discípulos e é considerado como santo na igreja de Roma, sendo saudado por São Paulo na Epístola aos Romanos (Rm 16,14), onde Paulo pede que os cristãos de Roma o cumprimentem.

Ainda que seu nome seja de origem grega, trata-se de um cristão, residente em Roma. Na verdade, o maior número dos primitivos cristãos em Roma, parece, que falavam grego.

Hermas foi Bispo em Philippopolis, na Trácia (hoje Plovdiv, Bulgária).

O Discípulo Hermas suportou muitos sofrimentos provocados pelos pagãos por causa de seu testemunho e pregação do Evangelho, mas morreu em paz.

(A ele é tradicionalmente atribuída a autoria de "O Pastor de Hermas", um livro cristão do século II que contém visões, mandamentos e semelhanças com temas de arrependimento e penitência, mas este Hermas não é o autor deste livro.)


 

Cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, o 267º ocupante do trono de São Pedro, será conhecido como Papa Leão XIV

 

A tão esperada fumaça branca que anuncia a eleição do novo papa foi expelida nesta quinta-feira (8) da chaminé da capela Sistina, no segundo dia de conclave. 

O cardeal Robert Francis Prevost é o novo papa, escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais e escolheu o nome de Leão XIV para liderar a Igreja Católica e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.

Ele tem 69 anos, nascido em 14 de setembro em 1955, em Chicago, Illinois, Estados Unidos, é agostiniano, considerado progressista e próximo de Francisco.

O novo papa, anunciado nesta quinta-feira (8 de maio de 2025), também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015. 

Prevost é o primeiro papa da história da Igreja Católica nascido nos Estados Unidos — um país de maioria protestante.

Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado padre em 1982, tornando-se bispo em 2015. Foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 2023.


quinta-feira, 8 de maio de 2025

08 de maio - NOSSA SENHORA DA ESTRELA

 

Desde os idos de 1955, no dia 8 de maio de cada ano é celebrada a festa de Nossa Senhora da Estrela, padroeira do Instituto dos Irmãos de La Salle.

Conta-se que dois monges beneditinos italianos resolveram fazer uma peregrinação até Jerusalém. Era o ano 1050. Eles saíram andando, ensinando e catequisando todas as pessoas que encontravam pelo caminho. Enquanto caminhavam, descobriram um lugar muito bonito de onde puderam ver o Oceano Atlântico. Um deles, para descansar, se acomodou num barco que estava na praia, enquanto o outro se deitou no chão para dormir. Na manhã seguinte o mar havia arrastado o barco, e os ventos levaram o monge até a Inglaterra.

Seu companheiro, Frei Rogério, entristecido por não ter encontrado o companheiro, invocou a ajuda de Maria. Dormindo, teve uma visão: no sonho, ele viu uma grande estrela cair do céu, queimando todos os arbustos e árvores, e ouviu uma voz que disse: “Nossa Senhora quer que se construa uma igreja neste lugar”. Ele levantou então uma pequena cabana com o objetivo de cumprir a ordem vinda do céu.

Nas redondezas correu a notícia da visão que o monge teve para cumprir o pedido do céu. Pouco a pouco foi sendo construída uma abadia no lugar, que atualmente é sede de uma grande Escola de formação agrícola dirigida pelos Irmãos de La Salle.

Este santuário estava a cargo da Congregação religiosa chamada de Irmãos da Misericórdia.

Em 1938 estes Irmãos eram muito poucos, e como não tinham muitas vocações, pediram para serem incorporados ao Instituto de La Salle, o que lhes foi concedido.

E assim os Irmãos de La Salle receberam a missão de custodiar este santuário mariano e difundir sua devoção por todo o mundo.

A abadia de Nossa Senhora da Estrela se encontra em Monteburgo, no extremo oeste da França.

Em 1955, o então Vigário Geral Irmão Dionísio de Jesus proclamou Nossa Senhora da Estrela como Rainha e Mãe das Escolas Cristãs.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Estrela é muito presente em algumas regiões, como no estado do Rio Grande do Sul. Muitas igrejas e capelas são dedicadas a essa devoção e festividades são realizadas em sua honra.

FONTE: https://www.lasalle.edu.br 

terça-feira, 6 de maio de 2025

06 de maio - SÃO DOMINGOS SÁVIO

 

São Domingos Sávio, dotado de ânimo afável e jovial já desde a infância e ainda adolescente percorreu velozmente o caminho da perfeição cristã. 

Seu único interesse era Deus e o modo como fazer com que os outros concentrassem as suas energias para servi-Lo melhor. Aquilo que lhe faltava de força física, ele recuperava em excelência moral, em fortaleza de coração e em aceitação da vontade de Deus, qualquer que esta fosse. 

A primeira biografia da vida de Domingos foi escrita pelo seu mestre, São João Bosco, e destas páginas nasceram muitas vocações, inclusive a do Papa Bento XVI que, com tanta ternura, admirava a Obra da Infância Missionária. 

Domingos faleceu em Mondónio (Piemonte, na Itália), em 1857, com apenas quinze anos de idade. Ele recebeu os últimos sacramentos e pediu ao padre para ler a oração dos mortos e, no final, sentou-se e disse: “Adeus, meu caro padre”. E exclamou: “Estou vendo coisas maravilhosas”. Logo depois, ele morreu sorrindo tão calmo e feliz, que ninguém duvidou de sua visão do paraíso.


06 de maio - SÃO LÚCIO DE CIRENE

 

Comemoração de São Lúcio de Cirene, que, segundo os Atos dos Apóstolos (13,1), era um dos profetas e doutores da Igreja em Antioquia. 

“Em Cirene, na Líbia (festeja-se) são Lúcio bispo, de quem faz menção são Lucas nos Atos dos Apóstolos”. Na realidade a menção de Lucas é muito pouca: “Havia na comunidade de Antioquia profetas e doutores: Barnabé, Simeão de sobrenome Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância de Herodes tetrarca, e Saulo”. 

Os exegetas da Bíblia de Jerusalém fazem notar que “os cinco aqui enumerados, profetas e doutores, representam o governo da Igreja de Antioquia; confrontar a lista dos doze (1,13) e aquela dos sete (6,5). Como estes últimos, parece que também os cinco de Antioquia sejam judeus helênicos’’. 

No Martirológio Romano, existem pelo menos vinte e dois santos com esse nome. Hoje se comemora justamente aquele que é o mais antigo e de quem se têm menos informações. 

Como vimos, só há a indicação do lugar da origem de Lúcio que não deve ser confundido com o mártir homônimo, procedente ele também de Cirene e martirizado sob o governo do imperador Diocleciano. Esse mártir, entretanto, não foi bispo e é venerado em outra data. 


 

domingo, 4 de maio de 2025

Domingo, 4 de maio de 2025 - 3º Domingo da Páscoa, Ano C

 

ORAÇÃO
“Ó Deus, o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual. Alegrando-se com a restituição da glória da adoção divina, possa, com firme e grata esperança, aguardar o dia da ressurreição.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


sábado, 3 de maio de 2025

Sábado, 3 de maio de 2025 - Santos Filipe e Tiago, Apóstolos, Festa, Ano C

 

ORAÇÃO
“Senhor nosso Deus, que todos os anos nos alegrais com a festa dos santos apóstolos Filipe e Tiago, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos associados à paixão e ressurreição do vosso Filho, para chegarmos à contemplação da vossa glória.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


03 de maio - SÃO FILIPE E SÃO TIAGO (o menor), apóstolos

 

Festa dos santos Filipe e Tiago. Estes dois apóstolos, entre os Doze, próximos a Jesus, são recordados no mesmo dia, porque suas respectivas relíquias vieram, no século VI, de Hierápolis e Jerusalém, e levadas para Roma, onde são veneradas na igreja, hoje chamada Santos XII Apóstolos. Os dois morreram como mártires.

Filipe, nascido em Betsaida, como Pedro e André, era discípulo de João Batista e foi chamado pelo Senhor para que O seguisse.

Quando Jesus encontrou Filipe, lhe disse apenas: “vem e segue-me”. Isso foi suficiente para ele mudar de vida.

Tiago, chamado «o menor», primo de Cristo, filho de Alfeu, que era irmão de São José, considerado parente do Senhor e denominado o Justo, foi o primeiro que presidiu à Igreja de Jerusalém; quando se levantou a controvérsia sobre a circuncisão, discordou da atitude de Pedro, para que não se impusesse o antigo jugo aos discípulos provenientes dos gentios e coroou pouco depois o seu apostolado com o martírio no ano 62. Escreveu uma epístola. Levou uma vida de grande mortificação e converteu à fé muitos judeus.

Tiago tinha um irmão, que também era discípulo de Jesus: Judas Tadeu. Tiago, chamado o Menor, para distingui-lo de Tiago Maior. Tiago Menor se encontrava ao lado de Cristo, que lhe apareceu após a Ressurreição.



sexta-feira, 2 de maio de 2025

Sexta-feira, 2 de maio de 2025 - Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja, Memória

 

ORAÇÃO
“Deus todo-poderoso e eterno, que suscitastes na Igreja o bispo santo Atanásio, para defender a fé na divindade do vosso Filho, concedei-nos que, auxiliados pela sua doutrina e proteção, possamos conhecer-Vos sempre melhor, para Vos amar cada vez mais.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”