sábado, 19 de abril de 2025

19 de abril - SÁBADO DE ALELUIA (SÁBADO SANTO) - TRÍDUO PASCAL - SOLENE VIGÍLIA PASCAL DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

 

Vigília Pascal – Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando na oração e no jejum Sua Ressurreição. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, Sua passagem da Morte para a vida. 

Sábado Santo, pela manhã, prolongará o silêncio do dia anterior.

No Sábado Santo, a Igreja fica em silêncio: os sinos não tocam, as igrejas são despojadas e vazias. No dia de hoje, um grande silêncio envolve a terra; um grande silêncio e uma grande serenidade, porque o Rei adormeceu. 

O Sábado Santo não é um dia vazio, em que “nada acontece”. Nem uma duplicação da Sexta-feira Santa. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. O próprio Jesus está calado. Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado. Depois de Seu último grito na cruz – “Por que me abandonaste?”, Ele cala no sepulcro agora. Descanse: “tudo está consumado!”.

A Igreja, em oração diante da sepultura do Senhor, contemplará o mistério de sua Morte. Por ela, o Senhor desce à “mansão dos mortos” para resgatá-los. Chegada a noite, a Igreja, cheia de alegria e jubilo, reúne-se para o grande anúncio da Ressurreição do Senhor.

Bênção do fogo – Fora da Igreja, prepara-se a fogueira. Estando o povo reunido em volta dela, o sacerdote abençoa o fogo novo. 

Lucernário: bênção do fogo, acendimento do Círio pascal e entrada na igreja, até ao canto do Exultet.

A Vigília Pascal, celebrada após o pôr do sol, é o ponto alto do Tríduo Pascal. Ela começa com a cerimônia do fogo novo e a bênção do círio pascal, simbolizando a luz de Cristo que dissipa as trevas do pecado e da Morte.

Liturgia batismal: celebração do Batismo aos adultos ou da “água lustral”, seguida da renovação das promessas batismais e da aspersão com água benta.

Liturgia eucarística: a celebração deste sacramento torna-nos contemporâneos de Jesus e do seu mandamento: “Fazei isto em memória de mim”; “Anunciamos, Senhor, a vossa Morte, proclamamos a vossa Ressurreição! Vinde, Senhor Jesus!

Procissão do Círio Pascal – As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.

Em seguida, o Círio Pascal é apresentado ao sacerdote. Com um estilete, o padre faz nele uma cruz, dizendo palavras sobre a eternidade de Cristo. Assim, ele expressa, com gestos e palavras, toda a doutrina do império de Cristo sobre o cosmos, exposta em São Paulo. Nada escapa da Redenção do Senhor, e tudo – homens, coisas e tempo – estão sob Sua potestade.

Proclamação da Páscoa – O povo permanece em pé com as velas acesas. O presidente da celebração incensa o Círio Pascal. Em seguida, a Páscoa é proclamada. Esse hino de louvor, em primeiro lugar, anuncia a todos a alegria da Páscoa, a alegria do Céu, da Terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Essa alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas. Terminada a proclamação, apagam-se as velas.

Nesta data, a Igreja Católica faz a Vigília Pascal, onde é lembrada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”.

Nesta noite santíssima, a “Igreja aguarda, vigilante, a Ressurreição de Cristo e a celebra com os Sacramentos":

O Domingo de Páscoa começa com a celebração na noite de Sábado Santo. 

Sábado Santo: Também conhecido como Sábado de Aleluia, é um dia de vigília e espera. A Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando em seu sofrimento e Morte.

Além da liturgia da Palavra e a Eucarística, essa missa também possui a liturgia da luz, e liturgia batismal (muitas vezes, a Vigília Pascal inclui o batismo de novos membros na comunidade cristã, bem como a renovação das promessas batismais pela congregação).

Com uma rica e longa celebração, ouviremos as leituras que farão o grande resumo de toda história da salvação, acompanharemos os que se prepararam para receber os sacramentos da iniciação, renovaremos nossa fé́ batismal e finalmente cantaremos alegres o Aleluia que anuncia a vitória de Jesus sobre a Morte. 

Liturgia da Palavra: sete leituras do Antigo Testamento, uma de São Paulo e, por último, o Evangelho da Páscoa. Trata-se da história da salvação: Deus mostra a sua fidelidade ao seu povo.

Liturgia da Palavra – Nesta noite, a comunidade cristã se detém mais que o usual na proclamação da Palavra. As leituras da vigília têm uma coerência e um ritmo entre elas. A melhor chave é a que nos deu o próprio Cristo: “E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes (aos discípulos de Emaús) o que dele se achava dito em todas as Escrituras” (Lc 24, 27).

Será proclamado o Evangelho de Lucas (Lc 24,1-12)

Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?

Vigília da Noite Santa – a Mãe de todas as vigílias. Assim define Santo Agostinho esta celebração. Não só os fatos da ressurreição são celebrados nele, mas também os da Paixão de Cristo.

1. A Liturgia da Luz, recorda que Cristo é a luz do mundo, Ele veio para iluminar todos os homens, o batizado é aquele que deve conduzir a sua vida, à luz de Cristo;

2. A Liturgia da Palavra, perpassa toda a história da salvação, vendo como Deus se manifestou ao povo, e em seu filho fez-se um de nós, para salvar toda a humanidade;

3. A Liturgia Batismal, o batismo que nos purifica é recordado, pois nele passamos da morte para vida, vida nova, também renovada com a manifestação das promessas batismais;

4. A Celebração Eucarística fonte e cume de toda a vida sacramental na Igreja, ela é o memorial quotidiano da Páscoa do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.