terça-feira, 8 de abril de 2025

08 de abril - SANTA JÚLIA BILLIART, fundadora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora

 

Em Namur, junto ao rio Mosa, no Brabante, na atual Bélgica, nasceu Santa Júlia Billiart, virgem, que ainda paraplégica, fundou o Instituto de Santa Maria para a formação da juventude feminina e propagou ardorosamente a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. († 1816)

Aos treze anos, Júlia sofreu sérios problemas e, subnutrida, ficou, lentamente, paraplégica, por vinte e dois anos.

Durante esse tempo aprendeu os mistérios da vida mística, do calvário, da glória e da luz. 

Nesta época, decidiu ingressar na vida religiosa, com uma meta estabelecida: fundar uma congregação destinada a educar os pobres e a formar bons educadores. Mesmo não sendo letrada, possuía uma pedagogia nata, aprendida na escola dos vinte e dois anos de paralisia, nos contatos com as autoridades civis e eclesiásticas e com os terrores da destruição da Revolução Francesa e de Napoleão Bonaparte. 

Ainda paralítica, em 1804 fundou a "Congregação das Irmãs de Nossa Senhora", a qual, futuramente, se chamaria "Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namür". O objetivo do novo Instituto era a educação das crianças e a catequese.

Em 1º de junho de 1804, após 30 anos de enfermidade e 22 anos de paralisia, Júlia foi milagrosamente curada durante uma novena ao Sagrado Coração de Jesus. Sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus a curou, pois ela voltou a caminhar depois de todos esses anos.

Júlia, incansável, continuou criando pensionatos, fundando escolas, formando crianças e educadores, ficando conhecidas como as "Irmãs da Nossa Senhora de Namur", consolidando a diretriz pedagógica da congregação: a educação como o caminho da plenitude da vida.

Santa Júlia Billiart faleceu na paz de Nosso Senhor, que era o centro de sua vida, no dia 8 de abril de 1816, aos 55 anos, enquanto recitava o Magnificat.

Foi beatificada pelo Papa Pio X, em 1906, e canonizada por Paulo VI em 1969. Na ocasião, ele disse: “Por meio do seu batismo, de sua consagração religiosa e por sua vida inteira de fé em Deus, que é bom, Júlia foi colocada na trilha da opção divina pelos pobres.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.