terça-feira, 25 de março de 2025

25 de março - ANUNCIAÇÃO DO SENHOR, SOLENIDADE

 

Para fazer memória do anúncio feito pelo anjo Gabriel a Maria, a Igreja proclamou o dia 25 de março como a Solenidade da Anunciação do Senhor.

Ao celebrar a Solenidade da Anunciação do Senhor, a Igreja convida os cristãos a renderem graças pela disponibilidade de Nossa Senhora, ao responder o seu sim aos desígnios de Deus.

Na Anunciação do Senhor, lembramos que o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador. Graças ao "sim" da Virgem, a encarnação do Filho de Deus ocorreu no ventre de Nossa Senhora.

A Anunciação tem a categoria de solenidade, ou seja, a sua celebração tem precedência sobre todas as festas e memórias que possam acontecer dos santos ou beatos.

Na cidade de Nazaré, o Anjo do Senhor anunciou a Maria: «Conceberás e darás à luz um filho, que será chamado Filho do Altíssimo», e Maria respondeu, dizendo; «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra». E assim, chegada a plenitude dos tempos, o Filho Unigênito de Deus, que existia antes da criação do mundo, por nós homens e para a nossa salvação encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e Se fez homem.

A solenidade da “Anunciação do Senhor” é uma festa natalina, embora não seja celebrada na época de Natal, porque aconteceu nove meses antes do Nascimento de Jesus, com a sua encarnação no seio da Virgem Maria. 

O "Fiat" de Maria transforma a humilde casa da "sua" vida em Casa de Deus, tornando-se Tabernáculo do Santíssimo Jesus. Era suficiente um simples "Eis-me aqui", apenas um sinal de disponibilidade para confiar na ação do Espírito. Desta forma, Deus entrou na história, aceitando tornar-se história na vida de todos os que disseram e continuarão a dizer seu "Eis-me aqui"!

A comemoração tem origem nos primeiros séculos do cristianismo. A solenidade litúrgica difundiu-se na época de Justiniano, no século VI e foi introduzida na Igreja romana pelo Papa Sérgio I no final do século VII.

Por ser uma festa, que diz respeito ao Senhor Jesus e à sua entrada na história, a nova disposição litúrgica preferiu comemorá-la com o título de "Anunciação do Senhor", para diferenciá-la da festa popular da Anunciação de Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.