domingo, 9 de março de 2025

09 de março - SÃO GREGÓRIO DE NISSA

 

Memória de São Gregório, bispo de Nissa, irmão de São Basílio Magno, insigne pela sua vida e doutrina, que, por ter proclamado a verdadeira fé, foi expulso da sua cidade no tempo do imperador ariano Valente.

O povo de Nissa, cidade da região central da Capadócia, reconhecia nele o bom pastor à imagem de Jesus Cristo. Entretanto alguns hereges tramavam contra sua vida, e em 376 conseguiram que ele fosse expulso e exilado de Nissa através de falsas acusações de inexatidão na contabilidade de sua diocese.

Depois de dois anos, com a morte do imperador Valente, Gregório retornou a Nissa, onde foi recebido triunfalmente pelo povo.

Gregório de Nissa, o maior teólogo da Capadócia, o mais especulativo dos Padres gregos do século IV, pode ser comparado a santo Tomás de Aquino pelo cuidado que teve de dar aos vários problemas enfrentados, uma resposta em sintonia com os dados da fé e ao mesmo tempo com as exigências da razão.

Como bispo soube encontrar uma linguagem simples e direta para apresentar ao seu rebanho ensinamentos concretos, ao mesmo tempo que escrevia com profundidade teológica poucas vezes vista.

São Gregório de Nissa junto com seu irmão Basílio Magno e de Gregório de Nazianzo, são conhecidos como Padres Capadócios.

Referindo-se à Nossa Senhora, usa cinco vezes em suas obras o termo Theotókos, “Mãe de Deus” – em contraposição ao termo Anthropotókos, “Mãe do homem” –, que alguns queriam aplicar à “Mãe de Deus”. Para ele, negar a maternidade divina de Nossa Senhora é dividir Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Gregório de Nissa participou de inúmeros sínodos e concílios, entre os quais merece destaque o Concílio de Constantinopla em 381. Foi dele o discurso de abertura, e os demais bispos entusiasmaram-se com suas palavras cheias de vigor, temor a Deus e amor à Igreja de Cristo.

Em 394 assistiu pela última vez a um sínodo, pois pouco tempo depois, por volta do ano 400, veio a falecer em Nissa, na Capadócia, hoje Vedsehir, na atual Turquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.