quarta-feira, 19 de março de 2025

19 de março - SÃO JOSÉ, Esposo da Santíssima Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal, pai adotivo de Jesus

 

Solenidade de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria, homem justo, da descendência de David, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, o qual quis ser chamado filho de José e lhe foi submisso como um filho a seu pai. 

A Igreja venera com especial honra como seu patrono aquele que o Senhor constituiu chefe da sua família.

São José, protetor das famílias e dos trabalhadores, é festejado duas vezes por ano: dia 19 de março, com o nome de Esposo de Maria, e dia 1° de maio, com o nome de São José Operário. 

José amou Jesus com toda a ternura que um pai tem por seu filho: tudo o que José fez foi proteger e educar o misterioso Menino, obediente e sábio, que lhe fora confiado. 

Educar Jesus: a imensa desconformidade de uma tarefa de dizer ao Filho de Deus o que é justo e o que é injusto.

José não aparece, em nenhum dos quatro Evangelhos, durante a vida pública de Jesus, nem no Calvário ou no momento da Ressurreição. Por isso, deduz-se que tenha morrido antes que Jesus iniciasse a sua pregação. 

O Papa Pio IX, em 1870, declarou São José padroeiro da Igreja Católica. 

Por sua vez, João XXIII, em 1962, inseriu seu nome no Cânon Romano da Santa Missa. 

Enfim, o Papa Francisco estendeu-o à outras Orações eucarísticas e aprovou sete novas invocações na Ladainha de São José: Guardião do Redentor, Servo de Cristo, Ministro da salvação, Amparo nas dificuldades, Patrono dos exilados, Patrono dos aflitos, Patrono dos pobres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.