sábado, 1 de março de 2025

01 de março - SÃO FÉLIX III, Papa

 

São Félix III, foi o 48º papa da história da Igreja Católica, de 483 a 492. Felix morreu em †492, em Roma, junto de São Paulo, na Via Ostiense, tendo reinado oito anos, onze meses e vinte e três dias. São Félix III, era tetravô do papa São Gregório Magno.

Enfrentou o cisma do Patriarca de Constantinopla e combateu as heresias monofisitas e arianas. Apoiou os Bispos africanos, contra as invasões dos Vândalos, e readmitiu na Igreja todos os cristãos, que tinham sido obrigados ao batismo ariano.

Félix excomungou Acácio, patriarca de Constantinopla, em 484 por publicar com o imperador bizantino Zenão um documento chamado Henotikon (“Édito de União”), que tentava assegurar a unidade entre os cristãos calcedonianos e os miafisitas e favorecia o monofisismo, doutrina que havia sido denunciada no Concílio de Calcedônia (451).

A fórmula teológica do Henotikon incorporou as decisões dos Concílios de Nicéia (325) e Constantinopla (381) e reconheceu a divindade de Cristo, mas omitiu qualquer referência à distinção das essências humana e divina de Cristo, conforme enunciadas pelo Concílio de Calcedônia (451), e ao fazê-lo fez importantes concessões aos miafisitas. O monofisismo afirmava que a pessoa de Jesus Cristo tem apenas uma natureza divina, em vez das duas naturezas, divina e humana, que foram estabelecidas no Concílio de Calcedônia em 451. 

O Henotikon foi aceito no Oriente, mas provou ser inaceitável para Roma e a igreja ocidental. Consequentemente, Acácio foi deposto (484) pelo Papa Félix III em uma excomunhão que foi reafirmada e ampliada em 485 para abraçar todos os cúmplices de Acácio, incluindo uma parte substancial da hierarquia bizantina . A condenação pelo Papa Félix precipitou o Cisma Acácio, que não foi resolvido até 519.

Na África, os vândalos arianos, perseguiram a Igreja por mais de 50 anos e levaram muitos católicos ao exílio. Quando a paz foi restaurada, aqueles que por medo haviam caído em heresia e haviam sido rebatizados pelos arianos desejava retornar à Igreja. Ao serem repelidos por aqueles que permaneceram firmes, eles apelaram para Félix, que convocou um sínodo em 487, e enviou uma carta aos bispos da África, expondo as condições sob as quais eles seriam recebidos de volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.