sábado, 31 de agosto de 2024

31 de agosto - SÃO NICODEMOS

A Liturgia celebra São José de Arimateia e São Nicodemos no mesmo dia. Segundo o Evangelho, ambos desceram o Corpo de Jesus da cruz, envolvem-no em um linho sagrado e o sepultaram. 

Nicodemos, fariseu, doutor da Lei e príncipe dos Judeus, é uma figura presente apenas no Evangelho de João, dialogando com Jesus no capítulo 3 e depois novamente na Paixão. Veio de noite ter com Jesus para conhecer a sua missão e, perante os sumos sacerdotes e os fariseus que queriam prender Jesus, defendeu a sua causa.


31 de agosto - SÃO JOSÉ DE ARIMATEIA

A Liturgia celebra São José de Arimateia e São Nicodemos no mesmo dia. Segundo o Evangelho, ambos desceram o Corpo de Jesus da cruz, envolvem-no em um linho sagrado e o sepultaram. 

José era um ilustre membro do Sinédrio, um homem poderoso, muito conhecido e estimado em Jerusalém, discípulo do Senhor, que esperava o Reino de Deus, mencionado nos quatro Evangelhos. José não teve medo de expressar abertamente a sua fé. Tanto que, além de oferecer seu sepulcro para Jesus, também comprou um linho para envolver seus restos mortais.


quinta-feira, 29 de agosto de 2024

29 de agosto - Martírio de São João Batista, Memória

ORAÇÃO
"Ó Deus, quisestes que são João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso filho; como ele tombou na luta pela justiça e pela verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

29 de agosto - MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Memória do martírio de São João Batista, que o rei Herodes Antipas fez prisioneiro na fortaleza de Maqueronte, na atual Jordânia, e na festa do seu aniversário, a pedido da filha Herodíades, mandou degolar. Deste modo, o profeta precursor do Messias, como luz que arde e ilumina, deu testemunho da verdade, tanto na vida como na morte.

O martírio por decapitação de são João Batista, nos chegou narrado através do evangelho de são Marcos e ocorreu um ano antes da Paixão de Jesus.

João era primo de Jesus, concebido, de modo tardio, por Zacarias e Isabel, ambos descendentes de famílias sacerdotais: seu nascimento é colocado cerca de seis meses antes de Cristo, segundo o episódio evangélico da Visita de Maria a Isabel.

A data da sua morte, ocorrida entre os anos 31 e 32, remonta à dedicação de uma pequena basílica, do século V, no lugar do seu sepulcro, em Sebaste da Samaria: de fato, parece que, naquele dia, tenha sido encontrada a sua cabeça, que o Papa Inocêncio II transladou para Roma, na igreja de São Silvestre “in Capite".



quarta-feira, 28 de agosto de 2024

28 de agosto - Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja, Memória

ORAÇÃO
"Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

28 de agosto - SANTO AGOSTINHO DE HIPONA

Memória de Santo Agostinho, bispo e insigne doutor da Igreja, que, depois de uma juventude inquieta, quer intelectual quer moralmente, se converteu à fé católica e foi batizado por Santo Ambrósio de Milão no ano 387, e, regressando à sua pátria, aí levou com alguns amigos uma vida ascética, consagrada a Deus e ao estudo da Escritura.

Eleito depois bispo de Hipona, hoje Annaba, na Argélia, durante trinta e quatro anos foi perfeito modelo do seu rebanho e deu-lhe uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e expôs com sabedoria a verdadeira fé.

Agostinho nasceu em Tagaste, na atual Argélia, no ano 354. Morreu no dia 28 de agosto do ano 430.

Inquieto em descobrir a Verdade, as adversidades do seu caminho de conversão o tornaram sempre atual.

Entre os Padres da Igreja, Santo Agostinho é o que melhor explicou os princípios e dogmas do Cristianismo. “Não saia para fora, mas volte para dentro de si: a verdade reside no interior do homem” (A verdadeira religião, 39, 72).

Em Tagaste, Agostinho funda sua primeira comunidade.

Entre o fim de 390 e início de 391, encontra-se, casualmente, na basílica de Hipona, onde o Bispo Valério pregava aos fiéis sobre a necessidade de um presbítero na sua diocese. Por entusiasmo popular, Agostinho foi conduzido diante do Bispo, que o ordenou sacerdote.

Ciente de ter que viver voltado para Deus, estudando e meditando as Escrituras, compreendeu que era chamado para algo mais.

Sucedendo Valério, tornou-se Bispo de Hipona. Deixa numerosos escritos, onde consegue conciliar “fé e razão”. Entre eles, “O livre arbítrio”, “A Trindade”, “A cidade de Deus” e “As Confissões”, nas quais Agostinho faz uma auto narração, deixando emergir, de modo magistral, a sua interioridade e a história do seu coração.



terça-feira, 27 de agosto de 2024

27 de agosto - Santa Mônica, Memória

ORAÇÃO
"Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de santa Mônica pela conversão de seu filho, Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

27 de agosto - SANTA MÔNICA

Memória de Santa Mônica, que, ainda adolescente foi dada em casamento a Patrício e teve filhos, entre os quais Agostinho, por cuja conversão derramou muitas lágrimas e elevou muitas preces a Deus e, quando se dispunha a regressar para a África, em Óstia, na Itália, aspirando profundamente às realidades celestes, deixou esta vida e partiu para a morada eterna, no ano 387.

Mónica nasceu em Tagaste, na atual Argélia, no ano 331, de uma família cristã.

Exemplo de mãe verdadeiramente santa, alimentou a sua fé com uma vida de intensa oração e enriqueceu a com suas virtudes.

Protetora das mães que rezam pela conversão de um(a) filho(a); protetora das esposas maltratadas.

Mônica, mulher de fé firme, mãe de Santo Agostinho, viveu profundamente os valores do cristianismo no seu dia a dia.

A oração foi a sua força durante toda a sua existência.

Fervorosa observadora das tradições da Igreja católica enfrentou os momentos mais difíceis, depositando sua esperança em Deus.

Tornando-se viúva, aos 39 anos, administra os bens da família, dedicando-se, com amor incomensurável aos três filhos.

Quem mais causou preocupações à cuidadosa e astuta mãe foi Agostinho, o “filho de tantas lágrimas”; de coração irrequieto e ambicioso retórico, na busca da verdade, ele se distancia da fé católica e vaga de uma filosofia à outra.

Mônica jamais deixa de rezar por ele; pelo contrário, segue todas as adversidades de sua vida e permanece sempre a seu lado. Seu carinho materno e as suas orações acompanham a conversão de Agostinho, que, ao receber o batismo pelo santo Bispo Ambrósio, decidiu voltar para Tagaste, na África, onde fundou uma Comunidade de servos de Deus.


27 de agosto - DOM HÉLDER CÂMARA

Dom Hélder é um exemplo de Santidade.

É graça divina começar bem.
Graça Maior é persistir na caminhada certa.
Mas graça das graças é não desistir nunca”. 
(Dom Hélder Câmara)

Conhecido como “mensageiro da esperança” e entusiasta da teologia da libertação, podendo ser considerado um dos seus inspiradores, dom Hélder Câmara foi indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz.

Declarado como Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos em 2017 por meio da lei federal 13.581/2017, ele foi um dos grandes responsáveis por fortalecer as comunidades eclesiais de base que lutaram contra o regime. 

A profecia de dom Hélder, o trabalho em nome de Deus, foi esse: o de defender o direito de todos os povos, de todos os pobres, o direito da natureza.

Foi testemunha que o projeto de Deus no mundo é a Comunhão, a Justiça e a Paz.

Um dos fundadores da CNBB, presença ativa e muito influente na igreja católica, no Concilio Ecumênico Vaticano II, na década de 60 do século passado, nas Conferências episcopais latino-americanas de Medellin (1968) e Puebla (1979).

Dom Hélder Câmara morreu em Recife, aos 90 anos de idade, em 27 de agosto de 1999.

O processo para canonização, aberto, ainda não foi concluído.


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

26 de agosto - SÃO MELQUISEDEC

Comemoração de São Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, que saudou Abraão, abençoando-o quando regressava da vitória e, oferecendo ao Senhor um sacrifício santo, uma vítima imaculada, é considerado como prefiguração de Cristo, rei de paz e de justiça, e, porque é apresentado sem genealogia, preanuncia o sacerdote eterno.

A comemoração do misterioso personagem (cf. Gn 14,18-20; Sl 110,4; Hb 7) foi inserida no Martirológio, como indica o seu “elogio”, como prefiguração de Cristo rei e sacerdote.

Além disso, sua oferta de pão e vinho nos remete à Eucaristia, razão pela qual é evocado no Cânon Romano com Abel e Abraão.


domingo, 25 de agosto de 2024

25 de agosto - MINISTÉRIO DO CATEQUISTA

A Igreja celebra neste dia o MINISTÉRIO DO CATEQUISTA.

Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo. 

"Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé.

O ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão.

Ser catequista significa que a pessoa “é catequista”, não que “trabalha como catequista”. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos.

Precisamos de pessoas criativas que anunciem o Evangelho, mas que o anunciem, não com timidez ou com barulho, mas sim com a sua vida, com mansidão, com uma linguagem nova e abrindo novos caminhos.

E em tantas dioceses, em tantos continentes, a evangelização está fundamentalmente nas mãos de um catequista.

Agradeçamos aos catequistas e às catequistas pelo entusiasmo interior com que vivem esta missão ao serviço da Igreja.

Rezemos juntos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que a testemunhem com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo, com alegria e com muita paz." Papa Francisco

“O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, das pessoas entre si e com a comunidade” (DNC 172). 


Em 2015, a Congregação para o Culto Divino e Sacramentos aceitou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e declarou São José de Anchieta o padroeiro dos catequistas do Brasil.

25 de agosto - VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NAS COMUNIDADES

Neste quarto domingo do mês vocacional vamos rezar de modo particular pela VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NAS COMUNIDADES, a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados). 

“Os leigos representam a grande maioria do povo de Deus e são uma maioria que não deve ser silenciosa, mas protagonista. Porque o Espírito Santo derrama sobre todos os batizados carismas e ministérios para a edificação da Igreja e para a evangelização do mundo” (Papa Francisco). 

Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.

Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e missionários.

Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.



25 de agosto - 21º Domingo do Tempo Comum, Ano B

ORAÇÃO
"Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num único desejo, concedei ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que na instabilidade deste mundo nossos corações estejam ancorados lá onde se encontram as verdadeiras alegrias.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

sábado, 24 de agosto de 2024

24 de agosto - São Bartolomeu, Apóstolo, Festa, Ano B

ORAÇÃO
"Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces do Apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

24 de agosto - SÃO BARTOLOMEU

Festa de São Bartolomeu, Apóstolo, geralmente identificado como Natanael, que, nascido em Caná da Galileia, foi conduzido por Filipe a Jesus Cristo junto ao rio Jordão, onde o Senhor o chamou para que O seguisse e o agregou aos Doze.

Bartolomeu ou Natanael era um dos Doze Apóstolos que acompanham Jesus, desde o seu Batismo até o Jordão e à sua morte na Cruz e muito mais.

As notícias que temos sobre ele vêm dos Evangelhos: era um pescador de Caná e, no início, era muito cético.

Segundo a tradição, São Bartolomeu evangelizou a Índia junto com São Tomé e, junto com São Judas Tadeu, pregou a Palavra em várias regiões do Oriente, da Mesopotâmia à Índia, realizando milagres e curas milagrosas, até chegar à Armênia.

Ali, além de converter as populações de 12 cidades, evangelizou o rei Polimio e sua esposa, causando ira entre os sacerdotes das divindades locais.

Enfim, Astiage, irmão do rei, convencido pelos próprios sacerdotes, mandou condená-lo à morte.

Seu martírio ocorreu em Albanópolis, por volta do ano 68.



sexta-feira, 23 de agosto de 2024

23 de agosto - Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina, Festa, Ano B

ORAÇÃO
"Ó Deus, que inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

23 de agosto - SANTA ROSA DE LIMA

Santa Rosa, virgem, insigne desde tenra idade pela sua austera sobriedade de vida, tomou em Lima, cidade do Peru, o hábito das Irmãs da Ordem Terceira de São Domingos; dedicada à penitência e à oração, e ardente de zelo pela salvação dos pecadores e das populações indígenas, aspirava a dar a vida por eles, submetendo-se espontaneamente a todo o género de sacrifícios, a fim de conquistar a todos para Cristo. A sua morte ocorreu no dia 24 de agosto.

A primeira santa do Novo Mundo foi Isabel Flores, hoje, Santa Rosa de Lima, é Padroeira da América Latina, do Peru, das Filipinas e das Índias ocidentais.

Na casa paterna, criou uma espécie de asilo para os necessitados, onde dava assistência às crianças e aos idosos abandonados, sobretudo de origem indígena.

Desde pequena, Rosa desejava consagrar-se a Deus com a vida claustral, permanecendo “virgem no mundo”; como Terciária Dominicana, trancou-se em uma cela de poucos metros quadrados, construída no jardim da casa paterna, da qual saía apenas para a função religiosa; ali, transcorria grande parte dos dias, dedicando-se à oração e em íntima comunhão com o Senhor.

Em trinta anos de vida, consagrou-se totalmente ao Crucificado pela salvação dos pecadores e a evangelização dos índios. Ela repetia sempre: “Meu Deus, podeis aumentar meus sofrimentos, contanto que aumenteis o meu amor por vós”.

Quando ainda era viva, Rosa foi examinada por uma Comissão mista de religiosos e cientistas, que julgou as suas experiências místicas como verdadeiros “dons da graça”; tanto é verdade que, quando ela morreu, pela enorme multidão que participou do seu enterro, já era considerada Santa.



quinta-feira, 22 de agosto de 2024

22 de agosto - Bem-aventurada Virgem Maria Rainha, Memória

ORAÇÃO
"Ó Deus, que fizestes a Mãe do vosso Filho nossa Mãe e Rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

22 de agosto - BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA RAINHA

Memória da Virgem Santa Maria, Rainha, que deu à luz o Filho de Deus, príncipe da paz, cujo reino não tem fim, e é saudada pelo povo cristão como Rainha do Céu e Mãe de misericórdia.

A memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria invocada com o título de «Rainha» é conhecida também como festa do “Reinado de Maria” e celebra-se a 22 de agosto. 

Papa Pio XII fixou a memória da Rainha dos Céus inicialmente a 31 de maio, no encerramento do Ano Mariano de 1954, com a sua carta “Ad Caeli Reginam”, “sobre a realeza de Maria e a instituição da sua festa”.

A restruturação do ano litúrgico, do Papa São Paulo VI, efetivada pelo Motu Próprio, “Mysterii Paschalis”, transferiu-a para a oitava da Festa de Nossa Senhora da Assunção, isto é, oito dias após a festa da Assunção de Nossa Senhora, quando ele coroou Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior, que fica em Roma.

A escolha deste dia para celebrar a realeza de Maria tem um particular significado: quis pôr em relevo a estreita ligação entre a Assunção e Glorificação de Nossa Senhora.

Nossa Senhora é aquela que do Céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja a salvação. Maria é Rainha, porque é a Mãe de Jesus Cristo, o Rei. Ela é Rainha porque supera todas as criaturas em santidade.

"Ela encerra em si toda a bondade das criaturas", diz Dante na Divina Comédia.