quinta-feira, 29 de agosto de 2024

29 de agosto - MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Memória do martírio de São João Batista, que o rei Herodes Antipas fez prisioneiro na fortaleza de Maqueronte, na atual Jordânia, e na festa do seu aniversário, a pedido da filha Herodíades, mandou degolar. Deste modo, o profeta precursor do Messias, como luz que arde e ilumina, deu testemunho da verdade, tanto na vida como na morte.

O martírio por decapitação de são João Batista, nos chegou narrado através do evangelho de são Marcos e ocorreu um ano antes da Paixão de Jesus.

João era primo de Jesus, concebido, de modo tardio, por Zacarias e Isabel, ambos descendentes de famílias sacerdotais: seu nascimento é colocado cerca de seis meses antes de Cristo, segundo o episódio evangélico da Visita de Maria a Isabel.

A data da sua morte, ocorrida entre os anos 31 e 32, remonta à dedicação de uma pequena basílica, do século V, no lugar do seu sepulcro, em Sebaste da Samaria: de fato, parece que, naquele dia, tenha sido encontrada a sua cabeça, que o Papa Inocêncio II transladou para Roma, na igreja de São Silvestre “in Capite".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.