terça-feira, 12 de novembro de 2024

12 de novembro - São Josafá, bispo e mártir, Memória

 

ORAÇÃO
“Intensificai, Senhor, na vossa Igreja a ação do Espírito, que levou o bispo são Josafat a dar a vida pelo seu povo, e concedei-nos, por sua intercessão, que, também nós, fortificados pelo mesmo Espírito, não hesitemos em dar a nossa vida pelos irmãos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

12 de novembro - SÃO JOSAFAT KUNTSEVYTCH

 

Memória de São Josafat (João Kuncewicz) que  nasceu na Ucrânia, por volta do ano 1580.

Filho de pais ortodoxos, abraçou a fé católica e entrou na Ordem de são Basílio.

Ordenado presbítero e eleito bispo de Polotsk, dedicou se com grande empenho à causa da unidade da Igreja, incitou com incessante zelo o seu povo à unidade católica e cultivou com piedoso amor o rito bizantino-eslavo. 

Em Witebsk, na Bielorússia, então, sob a jurisdição da Polônia, cruelmente perseguido por uma multidão inimiga, deu a vida pela unidade da Igreja e defesa da verdade católica.

Morreu mártir no dia 12 de novembro do ano 1623.


segunda-feira, 11 de novembro de 2024

11 de novembro - NOSSA SENHORA DA DIVINA PROVIDÊNCIA, padroeira de Porto Rico

 

Desde o século XII, Nossa Senhora da Divina Providência já era invocada na Itália, sempre representada em pinturas e afrescos com um menino nos braços.

Só no século XVIII, porém, esse título foi reconhecido oficialmente pela Santa Sé e se espalhou pelo mundo.

A história desse quadro teve início quando, para ampliar a famosa Piazza Colonna, foi preciso demolir um antigo convento ali existente.

Em uma das paredes estava encrustado o belíssimo afresco de autor desconhecido, representando a Virgem Maria.

Apesar de todo cuidado que tiveram para removê-lo, não conseguiram evitar que o quadro caísse e se fizesse em pedaços. Inconformado, o arquiteto responsável indenizou os religiosos e mandou providenciar um outro quadro da Virgem Maria, que ficou exposto no altar de São Carlos, onde os irmãos se reuniam para rezar.

Quase um século depois, um jovem sacerdote encontrou, entre velhos documentos, um manuscrito sobre a construção da igreja e do mosteiro, no qual o fundador dizia ter sido a Virgem Maria sua única provedora naquela obra.

Como por inspiração divina, mandou fazer uma cópia do quadro doado pelo engenheiro e colocou-o no corredor entre o convento e a igreja, com a seguinte inscrição: “Mater Divinae Providentiae”.


11 de novembro - São Martinho de Tours, bispo, Memória

ORAÇÃO
“Senhor nosso Deus, que fostes glorificado pela vida e pela morte do bispo são Martinho de Tours, renovai, em nossos corações, as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

11 de novembro - SÃO MARTINHO DE TOURS

 

Memória de São Martinho (de Tours), bispo, no dia do seu sepultamento.

Nascido de pais gentios na Panônia, no território da hodierna Hungria, por volta do ano 316, e chamado ao serviço militar na Gália, quando era ainda catecúmeno, cobriu com o seu manto a Cristo na pessoa de um pobre.

Depois de receber o Batismo, renunciou à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé, na França, onde levou vida monástica sob a direção de Santo Hilário de Poitiers. 

Depois, ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours, teve sempre em vista o exemplo do bom pastor, fundando em várias localidades outros mosteiros e paróquias, dedicando-se à formação e reconciliação do clero e à evangelização dos rurais, até que, em Candes, foi ao encontro do Senhor, em 11 de novembro, no ano 397. 

Santo muito popular, é o primeiro confessor não mártir a ser venerado com rito litúrgico.


domingo, 10 de novembro de 2024

10 de novembro - 32º Domingo do Tempo Comum, Ano B

 

ORAÇÃO
“Deus de poder e misericórdia, dignai-vos afastar de nós toda adversidade, para que, sem impedimento do corpo e do espírito, nos dediquemos com plena disposição ao vosso serviço.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

10 de novembro - SÃO LEÃO MAGNO

 

Memória de São Leão (Magno) I, papa e doutor da Igreja, que, nascido na Etrúria, na atual Toscana, região da Itália, primeiro foi diácono diligente da Urbe e depois, elevado à cátedra de Pedro, no ano 440, mereceu com todo o mérito ser chamado “Magno”, tanto por ter apascentado a sua grei com uma sublime e prudente pregação como por ter confirmado vigorosamente, por meio dos seus legados ao Concílio Ecumênico de Calcedônia, a reta doutrina sobre a encarnação de Deus. 

Trabalhou intensamente pela integridade da fé, defendeu com ardor a unidade da Igreja, empenhou-se por todos os meios possíveis em evitar as incursões dos bárbaros ou mitigar os seus efeitos. 

Descansou no Senhor em Roma, junto de São Pedro, onde neste dia foi sepultado, no ano 461.


sábado, 9 de novembro de 2024

9 de novembro - Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma), Festa, Ano B

 

ORAÇÃO
“Senhor nosso Deus, que edificais o templo da vossa glória com pedras vivas e escolhidas, multiplicai sobre a Igreja o espírito de graça, para que o povo fiel cresça cada vez mais para a edificação da Jerusalém celeste.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

09 de novembro - FESTA DA DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO (Catedral de Roma)

 

Celebra se neste dia o aniversário da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, construída pelo imperador Constantino, no tempo do papa Silvestre I (314-335), como sede dos bispos de Roma, em honra de Cristo Salvador, e catedral da Igreja de Roma. 

Inicialmente foi uma festa da cidade de Roma. Mais tarde, estendeu se à Igreja de Rito Romano, com o fim de honrar a Basílica que é chamada «a igreja mãe de todas as igrejas da Urbe e do Orbe» e como sinal de amor e unidade para com o Romano Pontífice.

Segundo a tradição da Santa Igreja, o aniversário da sua dedicação é comemorado em todas as comunidades católicas do rito romano, para enaltecer o Ministério Petrino do Sumo Pontífice que, de sua Basílica Patriarcal, preside toda a Igreja.

Conhecida como a Catedral do Papa, a Basílica de São João de Latrão é a mais antiga das quatro Basílicas principais de Roma.

Sendo o Papa o Bispo de Roma, São João de Latrão é sua Igreja Catedral, onde está sua cátedra, sua cadeira de pastor e de mestre.

Como Catedral da Diocese de Roma, contém o Trono Papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo.


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

08 de novembro - NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS

 

A festa de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, foi instituída pelo Papa Bento XV em 1921.

Em 25 de outubro de 1942, Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Padroeira do Rio Grande do Sul, pelo Arcebispo Metropolitano Dom João Becker. 

A partir de 1943, a Romaria passa a ser estadual e, no segundo domingo do mês de novembro, a cidade de Santa Maria acolhe milhares de romeiros, de sul a norte do estado, de outros Estados e excursões de países vizinhos.


quarta-feira, 6 de novembro de 2024

06 de novembro - Bem-aventurada Bárbara Maix

 

Madre Bárbara Maix, conhecida também por seu nome Religioso, Maria Bárbara da Santíssima Trindade, foi Beatificada em Porto Alegre/RS, aos 06 de novembro de 2010.

Natural de Viena, Áustria, nasceu no dia 27 de junho de 1818 e faleceu no dia 17 de março de 1873, em Catumbi, deixando como herança o grande exemplo de “perdoar sempre, com todo gosto e consolo do Coração” e o amor à Verdade.

Durante a revolução de 1848, que tinha como base a Revolução Francesa, Bárbara e suas 21 companheiras saíram do país e vieram para o Brasil.

Chegaram ao Rio de Janeiro, em 09 de novembro de 1848, sem dinheiro, sem conhecimento de ninguém, sem saber a língua, com muita fome, mas cheias de confiança em Deus e em Nossa Senhora.

Bárbara apresenta uma inovação na forma de Vida Religiosa Consagrada com dinamismo missionário, que une fé e serviço social. Com perspicaz inteligência, abre novos caminhos, supera obstáculos. Discerne e posiciona-se com firmeza na defesa e promoção da vida, especialmente dos pobres.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria expandiu-se pelo Brasil e em mais 7 países.

As Irmãs, juntamente com leigos, atuam nas áreas da: educação, pastoral, serviço social e ação missionária.


terça-feira, 5 de novembro de 2024

05 de novembro - SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL

 

Comemoração dos santos Zacarias e Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Senhor.

São Zacarias e Santa Isabel possuíam ligação com a Sagrada Família de Nazaré e tem suas vidas relatadas no Evangelho de Lucas.

São Zacarias e Santa Isabel receberam a anunciação do Arcanjo Gabriel da vinda de São João Batista, precursor do Senhor,  que teria importante papel na salvação da humanidade: “pois ele será grande perante o Senhor…e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel). Ele conduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus” (Lc 1, 15s). 

Isabel, quando recebeu em sua casa Maria, sua parente, cheia do Espírito Santo saudou a Mãe do Senhor como bendita entre as mulheres. 

Zacarias, sacerdote, cheio de espírito profético, ante o nascimento do filho, louvou a Deus redentor e anunciou a próxima vinda de Cristo, que procede do alto como sol nascente.


segunda-feira, 4 de novembro de 2024

4 de novembro - São Carlos Borromeu, bispo, Memória

 

ORAÇÃO
“Conservai, Senhor, no vosso povo, o espírito que animava o bispo são Carlos Borromeu, para que a Igreja se renove sem cessar, e, reproduzindo fielmente a imagem de Cristo, possa mostrar ao mundo o mesmo rosto.
Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

04 de novembro - SÃO CARLOS BORROMEU

 

Memória de São Carlos Borromeu, que nasceu em Arona, na Lombardia, no ano 1538. Morreu no dia 3 de novembro de 1584.

Nomeado cardeal por Pio IV, seu tio materno, e eleito bispo de Milão, foi um verdadeiro pastor fiel da Igreja.

A grande influência de São Carlos Borromeu pelo que realizou em Milão serviu de exemplo para que a reforma da Igreja acontecesse em muitos outros países, no espírito do Concílio de Trento.

No silêncio da meditação, Carlos lançou planos grandiosos para a reorganização da Igreja Católica. Esses todos se concentraram na ideia de concluir o Concílio de Trento.

De fato, era o que a Igreja mais necessitava, como base e fundamento da renovação e consolidação da vida religiosa.

Carlos, sem cessar, chamava a atenção do seu tio (que era Cardeal e foi eleito Papa, com o nome de Pio IV) para essa necessidade, reclamada por todos os amigos da Igreja.

O Concílio se realizou, e Carlos quis ser o primeiro a executar as ordens da nova lei, ainda que, por essa obediência, tivesse de deixar sua posição para ocupar outra inferior.

Solícito pelas necessidades da Igreja do seu tempo, visitou várias vezes toda a diocese, convocou sínodos, erigiu seminários para a formação do clero, e estabeleceu muitas normas em ordem à salvação das almas e promoveu por todos os meios a renovação da vida cristã. 


domingo, 3 de novembro de 2024

3 de novembro - Todos os Santos, Solenidade, Ano B

 


ORAÇÃO
“Deus eterno e todo-poderoso, que nos permitis celebrar os méritos de todos os vossos santos numa única festa, concedei- -nos, por intercessores tão numerosos, a desejada abundância da vossa misericórdia.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

03 de novembro - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

 

A memória litúrgica dedica um dia especial a todos aqueles que se uniram com Cristo em sua glória e são invocados também como protetores das nossas ações. 

Os Santos são aqueles que também nos acompanham no nosso percurso de imitação de Jesus, que nos leva a ser pedra angular na construção do Reino de Deus.

Os Santos são os filhos de Deus que atingiram a meta da salvação e que vivem, na eternidade, aquela condição de bem-aventurança expressa por Jesus no discurso da Montanha, narrado no Evangelho de Mateus (5,1-12). 


sábado, 2 de novembro de 2024

2 de novembro - Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, Ano B

ORAÇÃO
“Senhor, escutai benigno as nossas preces, para que, ao reafirmar nossa fé no vosso Filho ressuscitado dos mortos, também se fortaleça a nossa esperança na futura ressurreição de vossos servos e servas.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

02 de novembro - COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

 

O dia da Comemoração dos Fiéis Defuntos, não é dia de tristezas, mas, dia de transformar nossas saudades, em forças de intercessão pelos fiéis que estão no Purgatório. 

A Comemoração dos Fiéis Defuntos não é apenas uma “recordação” dos que não estão mais presentes entre nós, fisicamente, mas uma ponte, que nos aguarda no fim da vida, que nos conduzirá à outra margem, à qual todos nós somos destinados; é um meio para não nos deixarmos afogar por tantas mágoas, esquecendo que tudo passa, mas Deus permanece.

A Igreja não esquece seus irmãos falecidos, mas reza por eles e celebra Missas, para que também as almas, que ainda precisam de purificação, após a morte, possam alcançar a visão de Deus.

Morrer não é desaparecer, mas viver de modo novo. É saber que, os que nos precederam, deram um "passo a mais" no caminho da vida; atingiram o cume, enquanto nós ainda estamos percorrendo as sendas da vida; ultrapassaram a curva da vida, enquanto ainda estamos ao longo do retilíneo. Por isso, a morte não é o fim de tudo, mas o início de uma vida nova, para a qual nos encaminhamos e nos preparamos desde o início.

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na qual a Igreja, Mãe piedosa, depois da sua solicitude em celebrar com os devidos louvores todos os seus filhos que se alegram no Céu, quer interceder diante de Deus pelas almas de todos os que nos precederam marcados com o sinal da fé e agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos desde o princípio do mundo cuja fé só Deus conhece, a fim de que, purificados de toda a mancha do pecado, sejam associados aos cidadãos celestes, para poderem gozar da visão da felicidade eterna.


A Celebração dos fiéis defuntos é uma solenidade que tem um valor profundamente teológico, porque chama a nossa atenção para todo o mistério da existência humana, desde suas origens até o seu fim e para além também.

“Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa divina misericórdia! Amém!”