terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Terça-feira, 31 de dezembro de 2024 - 7º Dia na Oitava de Natal

 

ORAÇÃO
"Deus todo-poderoso e eterno, que estabelecestes o início e a plenitude da verdadeira religião no nascimento do vosso Filho, concedei-nos a graça de sermos contados entre os membros d’Aquele que resume em Si a salvação do mundo, nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

31 de dezembro - SÃO SILVESTRE I, Papa

 

São Silvestre I, papa, viveu na época da transição entre as últimas perseguições e a era de paz inaugurada pelo imperador Constantino. 

Eleito bispo da Sé Romana no ano 314, governou a Igreja com sabedoria durante vinte anos. 

No seu pontificado foram edificadas as venerandas basílicas romanas e o Concílio de Niceia aclamou Cristo como Filho de Deus. 

Foi também neste tempo que o cisma donatista e a heresia ariana provocaram graves danos ao povo cristão. 

Morreu em 335 e, dia 31 de dezembro, o seu corpo foi sepultado no cemitério de Priscila, na via Salária.

Ao morrer foi honrado, publicamente, com o título de “Confessor”, sendo um dos primeiros a receber este título, atribuído, a partir do século IV, a quem tivesse transcorrido uma vida sacrificada por Cristo, mesmo sem martírio.


 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024 - 6º Dia na Oitava de Natal

 

ORAÇÃO
“Concedei, Deus todo-poderoso, que o novo nascimento, segundo a carne, do vosso Filho unigênito nos liberte da antiga escravidão em que nos retém o jugo do pecado.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

domingo, 29 de dezembro de 2024

Domingo, 29 de dezembro de 2024 - Sagrada Família, Jesus, Maria e José, Festa, Ano C

 

ORAÇÃO
“Ó Deus, que nos destes os luminosos exemplos da Sagrada Família, concedei que, imitando-a em suas virtudes familiares e em seu espírito de caridade, possamos gozar um dia dos prêmios eternos nas alegrias da vossa casa.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

29 de dezembro – SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

 

As origens da festa litúrgica da Sagrada Família de Jesus, Maria e José remontam ao século XVII. 

Em 1895, a reforma litúrgica de 1968 fixou-a no domingo após o Natal. 

Esta festa tem o intuito de apresentar a Sagrada Família de Nazaré como "verdadeiro modelo de vida", no qual as nossas famílias possam se inspirar e encontrar ajuda e conforto. 

A “Sagrada Família”, como o nome sugere, é “Sagrada” e “Única” ao mesmo tempo. “Santa” porque cada um dos seus componentes é santo: o Menino é Santo por natureza; a Mãe é Santa por privilégio; e José é justo pela graça.

Foi numa família humana que se realizou o mistério da Encarnação, pelo qual Deus feito Homem habita entre os homens.

Nesta Família tão santa, quer pelas pessoas que a integram, quer pela sua singular missão, quer ainda pelo seu gênero de vida, todas as famílias cristãs têm um modelo perfeito de amor, de união e paz.

 

 

29 de dezembro - SÃO DAVI, Rei e Profeta

 

Comemoração de São Davi, rei e profeta, filho de Jessé de Belém, que encontrou graça diante de Deus e foi ungido com o óleo santo pelo profeta Samuel para reinar sobre o povo de Israel; trasladou a arca da aliança do Senhor para a cidade de Jerusalém, e o Senhor lhe jurou que a sua descendência permaneceria para sempre, porque dela nasceria Jesus Cristo, segundo a carne. 

Deus escolheu Davi como Rei de Israel (séc. X aC.), enquanto apascentava as ovelhas, apesar de ser o menor dos filhos de Jessé, de Belém: Deus não olha a aparência, mas o coração do homem. 

Guerreiro e poeta, foi um grande pecador. Porém, reconheceu seus erros e pediu perdão.

A Bíblia não aprova as falhas de Davi e registra os seus bons e maus momentos.

Davi é, com efeito, o grande e mais famoso rei de Israel: unificou as tribos, fixando Jerusalém como sua capital; é associado aos Salmos, sendo um “rei poeta”. Seu sucessor foi Salomão. O gigante Golias transformou-o em herói do povo.

Quando Saul morreu em batalha, Davi se tornou rei da tribo de Judá. Ele reinou sobre Judá durante sete anos, até o herdeiro de Saul, morrer. Depois ele se tornou rei de todo Israel (2 Samuel 5,4-5).

Na Bíblia, encontramos o Livro dos Salmos. Ele foi escrito por Davi e outros “poetas”.  Suas palavras expressam o louvor, a oração e o testemunho de pessoas que experimentaram Deus em suas vidas.


sábado, 28 de dezembro de 2024

Sábado, 28 de dezembro de 2024 - Os Santos Inocentes, mártires, Festa, Ano C

 

ORAÇÃO
“Senhor nosso Deus, que, neste dia, fostes glorificado, não pelas palavras, mas pela morte dos mártires Inocentes, fazei que a nossa vida dê testemunho da fé, que os nossos lábios professam.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

28 de dezembro - SANTOS INOCENTES, Mártires

 

“Herodes mandou matar todos os meninos de Belém.” Mt 2,16 

Festa litúrgica dos Santos Inocentes mártires, crianças homenageadas, desde os primeiros séculos, e celebradas como Santos Mártires Inocentes. instituída pelo Papa São Pio V, fundamentada nas Sagradas Escrituras. 

Desde os primeiros séculos da Igreja foram honrados como mártires e primícias de todos os que derramariam o sangue por Deus e o Cordeiro. Eles ensinam-nos que o martírio é dom gratuito do Senhor e recordam-nos a eminente dignidade das crianças na Igreja. 

Esses são os filhos de Belém, até dois anos, arrancadas dos braços das suas mães, que o ímpio rei Herodes, terrível e sanguinário, mandou matar, para eliminar o Menino Jesus, que as profecias anunciavam como o Messias e novo Rei de Israel e que os Magos tinham adorado. 

Cumpriu-se o que estava predito pelo profeta Jeremias: “Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem”. (Mt 2,11-20) 

Herodes, chamado «o Grande», governava o povo judeu, dominado por Roma, na época do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. 


sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

27 de dezembro - NOSSA SENHORA DAS BROTAS

 

A mais antiga imagem de Nossa Senhora das Brotas é datada do século XVI e é feita em marfim. 

O início do culto à Nossa Senhora das Brotas começou em Portugal, após a aparição de Nossa Senhora para um pastor. 

O culto a Nossa Senhora das Brotas em Piraí do Sul (PR) tem sua origem com Frei Antônio de Santana Galvão, por volta do ano de 1808, quando em passagem por estas terras deixa a uma viúva, a senhora Ana Rosa da Conceição de Paula, uma litografia impressa em papel comum medindo 10x16cm, cópia da verdadeira efígie de Nossa Senhora das Barracas, proveniente de Portugal, com a seguinte dedicatória: ”Lembrança de Frei Galvão”. Entregando a estampa, pede à família de Ana Rosa: “Venerai sempre esta Santa Efígie, porque ela é muito milagrosa”. 

A gravura entregue por Frei Galvão à senhora Ana Rosa é uma litografia impressa em papel comum e mede 10x16cm. É a cópia da verdadeira efígie de Nossa Senhora das Barracas, proveniente de Portugal. 

No dia 21 de dezembro de 1999, o Governo do Estado do Paraná instituiu Piraí do Sul como Polo Turístico Religioso, devido ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas. 

No dia 08 de setembro de 2004, Nossa Senhora das Brotas é considerada a Padroeira do Caminho das Tropas, que vai de Viamão (RS) até Sorocaba (SP). 

No dia 1º de maio de 2013, o Bispo Diocesano de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, assinou o Decreto de Criação e Instalação do Santuário de Nossa Senhora das Brotas. 

 

Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 - São João, Apóstolo e Evangelista, Festa, Ano C

 

ORAÇÃO
“Senhor nosso Deus, que, por meio do apóstolo são João, nos revelastes os mistérios do vosso Verbo, concedei-nos compreender com a inteligência o que ele, tão excelentemente, introduziu nos nossos ouvidos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

27 de dezembro - SÃO JOÃO, Apóstolo e Evangelista

 

Festa de São João, Apóstolo e Evangelista, filho de Zebedeu, que, juntamente com seu irmão Tiago e com Pedro, foi testemunha da transfiguração e da paixão do Senhor, de quem recebeu, junto à cruz, Maria como mãe. 

Passou o resto da sua vida em Éfeso, na atual Turquia, junto com a Virgem Maria, que lhe foi confiada por Jesus. "O discípulo que Jesus amava": assim João se autodefine, simplesmente, em seu Evangelho.

Ele tinha razão em definir-se desta maneira, porque assumiu uma das funções mais importantes na história da salvação, além, naturalmente, de Maria, que Jesus lhe confiou, pessoalmente, quando estava agonizante na cruz: "eis o teu filho" e "eis a tua mãe".

Desde então, João levou Maria consigo e cuidou dela como "a pessoa mais querida"; o elo de união entre os dois era, precisamente, a pureza e a vida virginal, que ambos viveram.

João, "o apóstolo predileto", autor do quarto Evangelho, de três Cartas e do Apocalipse foi o mais longevo dos Doze e o único a não ser martirizado.

No seu Evangelho e em outros escritos mostra-se como teólogo, que, tendo contemplado a glória do Verbo encarnado, anunciou o que viu com os próprios olhos.

O Evangelho de São João, escrito por volta do final do primeiro século, é distinto dos outros três Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e é conhecido por seu tom mais espiritual e teológico. Ele narra os ensinamentos, milagres e a paixão de Jesus de uma perspectiva única, destacando aspectos da divindade de Cristo.

São João nos dá a mais alta definição da divindade: «Deus é amor» (1Jo 4,8).


quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 - Santo Estêvão, protomártir, Festa, Ano C

 

ORAÇÃO
“Concedei-nos, Senhor, imitar o que celebramos, para aprendermos a amar os inimigos, a exemplo de santo Estêvão, o primeiro mártir, que soube orar também pelos perseguidores.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

26 de dezembro - SANTO ESTÊVÃO, Primeiro Mártir

 

Festa de Santo Estêvão, protomártir, homem cheio de fé e do Espírito Santo. 

Santo Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos escolhidos pelos Apóstolos como seus colaboradores no ministério. 

Santo Estêvão foi também o primeiro dos discípulos do Senhor a derramar o seu sangue em Jerusalém, onde, enquanto era apedrejado pelos perseguidores, deu testemunho de Cristo Jesus, afirmando que O via sentado na glória à direita do Pai. 

Estêvão pronunciou o discurso mais longo dos Atos dos Apóstolos, um discurso forte no qual percorreu a história da salvação. 


quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 - Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Solenidade, Ano C - MISSA DO DIA

 

A Missa do Dia celebra o nascimento histórico em Belém.

ORAÇÃO
“Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.
Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 - Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, Solenidade, Ano C - MISSA DA AURORA

 

A Missa da Aurora celebra o nascimento espiritual nos corações.

ORAÇÃO
“Concedei, Deus todo-poderoso, que, inundados pela nova luz do Verbo Encarnado, resplandeça em nossas obras o que pela fé brilha em nossos corações.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Terça-feira, 24 de dezembro de 2024 - Missa da Noite do Natal do Senhor

 

A Missa da Meia-noite
celebra o nascimento eterno de Cristo a partir do Pai.
 

ORAÇÃO
“Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santíssima com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo conhecido na terra este mistério, possamos também participar da sua glória no céu.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Terça-feira, 24 de dezembro de 2024 - 4ª Semana do Advento - MISSA DA VIGÍLIA

 

ORAÇÃO
"Senhor nosso Deus, que todos os anos nos alegrais com a esperança da salvação, concedei-nos contemplar sem temor, quando vier como juiz, Aquele que em alegria recebemos como Redentor, nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho.
Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo - ANÚNCIO DE NATAL

ANÚNCIO DE NATAL

Passados inumeráveis séculos desde a criação do mundo, quando no princípio Deus criou o céu e a terra e formou o homem à sua imagem;

depois de muitos séculos, desde que o Altíssimo pôs o seu arco nas nuvens como sinal de aliança e de paz;

vinte e um séculos depois da emigração de Abraão, nosso pai na fé, de Ur dos Caldeus;

treze séculos depois de Israel ter saído do Egito, guiado por Moisés;

cerca de mil anos depois que David foi ungido rei;

na semana sexagésima quinta, segundo a profecia de Daniel;

na Olimpíada cento e noventa e quatro;

no ano setecentos e cinquenta e dois da fundação de Roma;

no ano quarenta e dois do império de César Otávio Augusto;

estando todo o orbe em paz, Jesus Cristo,

Deus eterno e Filho do eterno Pai,

querendo consagrar o mundo com a sua piedosíssima vinda,

concebido pelo Espírito Santo,

nove meses depois da sua conceição,

nasceu em Belém de Judá, da Virgem Maria, feito homem:

Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo a carne.



Terça-feira, 24 de dezembro de 2024 - 4ª Semana do Advento - MISSA DA MANHÃ

 

ORAÇÃO
"Apressai-Vos, Senhor Jesus, e não tardeis: dai conforto e esperança àqueles que acreditam no vosso amor.
Vós que sois Deus e viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024 - 4ª Semana do Advento

 

ORAÇÃO
"Deus eterno e onipotente: ao aproximar-se o nascimento do vosso Filho em nossa carne mortal, fazei-nos sentir a abundância da vossa misericórdia, que O fez encarnar no seio da Virgem santa Maria e habitar entre nós.
Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

domingo, 22 de dezembro de 2024

Domingo, 22 de dezembro de 2024 - 4º Domingo do Advento, Ano C

 


ORAÇÃO
“Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

22 de dezembro - 4º DOMINGO DO ADVENTO

Ano C - (Lc 1, 39-45) 
“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”

O 4º domingo do Advento “anuncia a vinda iminente do Messias”, nos fala do Advento do Filho de Deus ao mundo. Maria é figura central, e sua espera é modelo e estímulo da nossa espera.

Ele está chegando…Alegremo-nos!

O quarto domingo de Advento nos deixa muito próximos do Natal.

Jesus: A alegria do Deus conosco

Durante o tempo do Advento fomos chamados a vigiar, preparar, alegrar e, então, celebrar o nascimento de Jesus, o Emanuel, Deus conosco.

A presença de Jesus neste mundo é a concretização das promessas de salvação e de libertação feitas por Deus ao seu Povo.