segunda-feira, 30 de setembro de 2024

30 de setembro - São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, Memória


ORAÇÃO
“Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

30 de setembro - SÃO JERÔNIMO

Memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, que nasceu na Dalmácia, na atual Croácia, por volta do ano 340.

Jerônimo, um dos Padres da Igreja Ocidental, dedicou toda a sua vida ao estudo das Escrituras, colocando em prática a Palavra de Deus.

Estudou em Roma, onde adquiriu uma vastíssima cultura literária, e aí recebeu o Batismo; depois, atraído pelo valor da contemplação e da vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado presbítero.

Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso; mais tarde, estabeleceu-se em Belém e retirou-se na vida monástica, dedicando-se com exímia competência a traduzir e explicar a Sagrada Escritura.

Conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja, prestava serviço ao Papa São Dâmaso, que o incumbiu de traduzir a Bíblia, os Evangelhos do grego e o Antigo Testamento do hebraico, para o latim.

Nesse trabalho, dedicou quase toda a sua vida.

O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

A preparação literária e a vasta erudição permitiram a Jerônimo a revisão e a tradução de muitos textos bíblicos: um belíssimo trabalho para a Igreja e para a cultura ocidental.

Consciente de que a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo, dedicou-se à tradução da Bíblia a partir dos textos originais e à revisão da antiga versão latina. São Jerônimo diz: «Ignorar as escrituras é ignorar Cristo».

Os textos por ele elaborados (Vulgata) entraram no uso litúrgico da Igreja latina.

Promoveu a vida monástica. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. De modo admirável tomou parte ativa nos vários problemas e necessidades da Igreja; finalmente, chegando a uma idade avançada, descansou na paz do Senhor. Morreu em Belém, no ano 420.

A Igreja o declarou padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia”, no mês do seu aniversário de morte.

domingo, 29 de setembro de 2024

29 de setembro - Santo ARCANJO MIGUEL

O nome do Arcanjo Miguel possui como significado em hebraico:

 "Quem é como Deus".

Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja.

Segundo a tradição, o Arcanjo Miguel é o Príncipe que luta contra o mal, de cujos assaltos defende perenemente a fé e a Igreja.

Nas Escrituras Sagradas o Arcanjo Miguel é mencionado como o «Príncipe dos espíritos celestiais», ele aparece como um grande lutador contra o diabo e toda a iniquidade entre os homens, daí o seu nome na Igreja de «Príncipe dos espíritos celestiais»

29 de setembro - Santo ARCANJO RAFAEL

Um dos sete arcanjos que assistem ao Trono de Deus.

A história do Arcanjo Rafael é narrada no Livro de Tobias, no Antigo Testamento, na época da revolta dos Macabeus. Enviado por Deus para curar e guiar pai e filho.

São Rafael é aquele que cura, que expulsa os demônios, é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades. 

Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.

29 de setembro - Santo ARCANJO GABRIEL

O nome deste Arcanjo significa 

"Força de Deus" ou 

"Deus é a minha força" ou 

"Deus é a minha proteção".

É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro de Deus, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico, o anúncio da encarnação do Filho de Deus: o anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: “Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus”...

29 de setembro - Santos ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL

Festa dos santos Miguel, Gabriel e Rafael, Arcanjos, servidores e mensageiros de Deus.

A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus “mensageiros dos decretos divinos” aqui na terra.

No dia da dedicação da basílica de São Miguel, antigamente edificada na Via Salária, a seis milhas da cidade de Roma, celebram-se juntamente os três arcanjos, cujas missões singulares são reveladas na Sagrada Escritura e que, servindo a Deus dia e noite e contemplando o seu rosto, incessantemente O glorificam.

Os três arcanjos têm missões singulares, sugeridas pelos seus nomes:

Miguel («Quem é como Deus»?) é o príncipe dos anjos, o anjo dos supremos combates, o melhor guia do cristão na hora da viagem para a eternidade, o protetor da Igreja de Deus (Ap. 12-19);

Gabriel («Deus é a minha força») é o mensageiro da Encarnação (Dn. 9, 21-22), o enviado das grandes embaixadas divinas, o Patrono das telecomunicações;

Rafael («Medicina de Deus») é conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico.

Honrando os anjos, cuja existência é testemunhada pela Sagrada Escritura, nós exaltamos o poder de Deus, Criador do mundo visível e invisível.

A Igreja peregrina sobre a terra, especialmente na liturgia eucarística, é associada às multidões dos anjos, que, na Jerusalém celeste, cantam a glória de Deus.

29 de setembro - 26º Domingo do Tempo Comum, Ano B


ORAÇÃO
“Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai em nós a vossa graça, para que, correndo ao encontro das vossas promessas, mereçamos participar dos bens celestes.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

29 de setembro - NOSSA SENHORA CONQUISTADORA, a primeira invocação da Virgem Maria a chegar ao Rio Grande do Sul.

Papa Pio XII declarou Nossa Senhora Conquistadora como Padroeira da Diocese de Uruguaiana, juntamente com São Miguel Arcanjo.

Por volta de 1626, o Padre Roque Gonzáles, das Missões Jesuíticas atravessou o Rio Grande do Sul levando um quadro da Virgem Maria, batizando-a de Conquistadora, pois “conquistava e convertia os indígenas”. Foi a primeira imagem de Nossa Senhora, a entrar no estado.

O quadro original foi destruído por um cacique indígena em 1628. Indígenas cristãos juntaram alguns pedaços e levaram para Corrientes, onde a Mártir Excelsa, em migalhas, foi recebida com grandes homenagens.

Após alguns séculos de ausência a Virgem Campeira chegou novamente a Bagé em 1972, retornando ao seu antigo local de glórias e abençoando o povo que a tomou por Madrinha. É admirável naquele recanto gaúcho o entusiasmo pela construção de seu Santuário e a expansão da Obra da Conquistadora.

No Santuário, em Bagé, há atualmente duas imagens, em quadro, uma reprodução da antiga obra e uma pintura da artista plástica Marly Meira.

O Santuário surgiu por obra do Padre Pedro Luís Bottari, em 1976.

Em 2000 o templo foi transformado em Santuário Diocesano, recebendo nova imagem da Conquistadora, uma estátua de mogno.

A procissão de Nossa Senhora Conquistadora acontece no último domingo do mês de setembro, na cidade de Bagé.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

27 de setembro - São Vicente de Paulo, presbítero, Memória


ORAÇÃO
“Ó Deus, que, para o socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero São Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

27 de setembro - SÃO VICENTE DE PAULO

Vicente de Paulo nasceu na Aquitânia, França, em 1581. De origem humilde, Vicente tornou-se sacerdote aos 19 anos, apenas como meio de se estabilizar.

Cheio de espírito sacerdotal, se entregou ao cuidado dos pobres em Paris, na França, reconhecendo em cada pessoa atribulada o rosto do seu Senhor, decidiu dedicar a sua vida à caridade ativa e cuidou da formação do clero.

Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: "A Confraria das Damas da Caridade", os "Servos dos Pobres", a "Congregação dos Padres da Missão", conhecidos como padres lazaristas, em 1625, destinada à formação do clero e ao serviço dos pobres. Com a colaboração de Santa Luísa de Marillac, a "Congregação das Filhas da Caridade ", em 1633, para socorrer os necessitados.

Faleceu em Paris 1660 e foi canonizado em 1737.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

26 de setembro - SÃO GEDEÃO

Comemoração de São Gedeão, da tribo de Manassés, que foi juiz em Israel e, recebendo do Senhor o sinal do orvalho no velo de lã, com a fortaleza de Deus destruiu o altar de Baal e libertou o povo de Israel dos seus inimigos.

Gedeão disse a Deus: “Se quereis realmente salvar Israel por meio de minha mão, como o dissestes, eis que vou estender um velo de lã na eira: se o orvalho cair só no velo, ficando toda a terra seca, reconhecerei que é por minha mão que livrareis Israel, como o dissestes”. E assim aconteceu.

Levantando-se Gedeão no dia seguinte pela manhã, espremeu a lã e encheu um copo de orvalho.

Gedeão disse a Deus: “Não se acenda contra mim a vossa cólera se vos falo ainda uma vez! Só quero fazer mais uma prova com o velo: peço que só a lã fique seca e o orvalho molhe toda a terra em redor”. E Deus assim o fez naquela noite: só o velo ficou seco, enquanto todo o solo estava coberto de orvalho. (Jz 6,36-40)

Após a instalação na terra prometida o povo de Israel passa a ser governado pelos juízes (Jz). O livro recorda o nome de 12 deles (número simbólico), dos quais o representante no Martirológio é Gedeão. Sua história é descrita nos capítulos 6 a 8 do livro, marcada pelos sinais de Deus e pelas vitórias contra os inimigos.

26 de setembro - SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

Santos Cosme e Damião, mártires (por volta do século III), que, segundo a tradição, exerceram a medicina em Ciro, na Eufratésia, território da Síria, sem pedir nunca remuneração e curando a muitos com os seus cuidados gratuitos.

Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos.

Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.

Os dois Santos são padroeiros dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos.

Foram martirizados durante o império de Diocleciano.

O seu sepulcro encontra-se em Ciro (Kyros), na Síria, onde foi erigida em sua honra uma basílica.

Daí, o seu culto passou a Roma e propagou se por toda a Igreja.

O dia 26 de setembro é a data provável da dedicação da basílica romana com os seus nomes, edificada no século VI.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

25 de setembro - SÃO CLÉOFAS de Emaús ou ALFEU, Mártir

São Cléofas, tio de Jesus, irmão de São José, pai de Tiago, o Menor; de José, de Simão e de Judas Tadeu, primos do Senhor Jesus, sendo sua esposa irmã da Mãe Santíssima.

Quando voltava para Emaús, junto com outro discípulo, sentiu arder-lhe o coração quando Cristo, na tarde da Páscoa, lhes apareceu no caminho e lhes explicava as Escrituras e depois, em Emaús, reconheceu o Salvador na fração do pão (cf. Lc 24,13-35).

Cléofas foi perseguido por seus conterrâneos por causa de sua fé inabalável no Messias ressuscitado.

Segundo São Jerônimo, o martírio de são Cléofas aconteceu pelas mãos dos judeus, que o detestavam por sua “inconveniente” pregação cristã.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

24 de setembro - NOSSA SENHORA DAS MERCÊS (ou da Misericórdia) – Padroeira do Peru

Considerada, no início, padroeira oficial das Forças Armadas, Nossa Senhora das Mercês é cultuada no Peru desde o século XVI.

Era invocada como padroeira especial de Lima, a capital do país, mas logo seus colonizadores a proclamaram padroeira de toda a nação peruana.

Este título relembra a aparição à São Pedro Nolasco, no início do século XII, solicitando a criação de uma Ordem destinada ao resgate de cristãos feito cativos pelos muçulmanos.

Essa devoção foi trazida à América, em especial ao Peru, pelos padres mercedários, cuja ordem foi fundada por São Pedro Nolasco, com o nome de “Ordem Real e Militar de Nossa Senhora das Mercês para o Resgate dos Cativos” aconselhado por Nossa Senhora, para resgatar os cativos infiéis.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

23 de setembro - São Pio de Pietrelcina, presbítero, Memória


ORAÇÃO
“Deus eterno e todo-poderoso, que destes ao presbítero São Pio a graça singular de participar da cruz de vosso Filho e, por seu ministério, renovastes as maravilhas de vossa misericórdia, concedei-nos, por sua intercessão, que nos associemos continuamente à paixão de Cristo e cheguemos alegremente à gloria da ressurreição.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

23 de setembro - SÃO PIO DE PIETRELCINA, Presbítero Franciscano, o santo dos estigmas

Memória de São Pio de Pietrelcina (Francisco Forgione), que nasceu em Pietrelcina, na região de Benevento, na Itália, no ano de 1887.

Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, ordenado presbítero, exerceu o ministério com grande diligência pastoral, especialmente no convento da localidade de San Giovánni Rotondo, na Apúlia, região do sul de Itália.

Se consagrou assiduamente à direção espiritual dos fiéis, serviu o povo de Deus com grande espírito de oração e humildade, na direção espiritual dos fiéis, na reconciliação dos penitentes e na dedicação providente pelos enfermos e os pobres e necessitados.

Assim como aconteceu com São Francisco de Assis, o Senhor crucificado quis partilhar com São Pio as dores da sua Paixão concedendo-lhe a graça dos estigmas.

Este foi o acontecimento místico mais marcante na vida do Frei Pio, mas há outros que importa, pelo menos, enumerar: o dom da profecia, o dom do discernimento dos espíritos, o dom da bilocação, o dom das curas, o dom das conversões, o dom dos perfumes.

Plenamente configurado com Cristo crucificado, completou a sua peregrinação terrena no dia 23 de setembro de 1968.

domingo, 22 de setembro de 2024

22 de setembro - NOSSA SENHORA DA PRIMAVERA

“Nossa Senhora da Primavera” é um título novo e que ainda não existe na Igreja.

No dia 22 de setembro do ano de 2013 fizeram a primeira grande Celebração em honra a Nossa Senhora, reunindo quase 10 mil pessoas, no Centro de Evangelização na Comunidade Renascidos em Pentecostes.

No mesmo ano de 2013, várias pessoas testemunharam as graças que receberam através da intercessão de Nossa Senhora.

Na noite de 22 para o dia 23 de setembro, você vai preparar um pequeno altar em sua casa com uma imagem de Nossa Senhora, rezar um Terço Mariano, aspergir a casa com água benta e dormir tranquilamente, porque ela visitará a sua casa e a sua família. Faça isso e você verá a graça acontecer! (Padre Moacir Anastácio)