domingo, 8 de setembro de 2024

08 de setembro - NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS, padroeira de Curitiba

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é a padroeira titular da Catedral Basílica, do Município e da Arquidiocese de Curitiba.

O título "dos Pinhais" é um patrocínio próprio que a Arquidiocese recebeu sobre o título "Nossa Senhora da Luz" da Santa Sé Apostólica em 1995, quando o papa São João Paulo II a proclamou padroeira do Município. Tal patrocínio é celebrado como Solenidade em toda a Arquidiocese na Festa da Natividade de Nossa Senhora, em 8 de setembro.

A devoção a Nossa Senhora da Luz é de origem portuguesa, de meados do século XV (c. 1463).

A escolha de Nossa Senhora da Luz como padroeira de Curitiba foi dos primeiros povoadores, especialmente do paulista Suares do Vale, fugitivo de São Paulo, que veio para os “campos de Curityba” e depois de mandar trazer sua família, que veio acompanhada de outras grandes famílias, fez morada às margens do Rio Atuba (atual Parque Histórico de Curitiba).

Junto do Atuba surgiu a Lenda da Fundação de Curitiba, que conta que a imagem da santa todos os dias amanhecia virada para onde hoje é a Praça Tiradentes.

Os povoadores decidiram então se mudar para a região, pedindo ao Cacique dos Campos de Tindiquera que lhe indicasse o local adequado. O cacique, então, fincou uma grande vara no chão, exclamando “Core-tuba” (“muito pinhão”), e ali os povoadores se assentaram, onde hoje é o marco-zero da cidade, construindo uma pequena capela dedicada à Virgem da Luz dos Pinhais por voltar de 1654.

O patrocínio exclusivo de Nossa Senhora da Luz ‘dos Pinhais’ para Curitiba é advindo desta denominação da terra, cheia de pinhão, uma floresta de pinheirais/pinhais.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.