sexta-feira, 20 de setembro de 2024

20 de setembro - SANTOS ANDRÉ KIM TAE-GON E COMPANHEIROS, mártires da Coreia

A fé cristã entrou na Coreia no início do século XVII, conduzida por leigos, sem pastores.

Em 1836 chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram clandestinamente na região.

Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866 surgiram desta comunidade cento e três santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero André Kim Tae-gôn e o leigo Paulo Chông Ha-sang.

Os cristãos coreanos foram martirizados aos milhares, no século XVII, juntamente com os 103 mártires, dentre estes: André Kim, o primeiro padre coreano morto em 1845; dez clérigos e 92 leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças – suportando o suplício, consagraram com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja na Coreia.

André Kim Taegon nasceu em 21 de agosto de1821, em Seul, numa família nobre coreana, aos quinze anos converteu-se, com seus país, ao Catolicismo e foi enviado pelos fiéis coreanos para Macau, para estudar teologia no centro asiático de formação de missionários e padres.

Ele foi o primeiro sacerdote e missionário de etnia coreana e dedicou a sua vida inteira para cristianizar a sua Pátria.

O governo coreano não via com bons olhos o novo culto, que levou ao país novos ritos, bem diferentes dos tradicionais.

Assim, em 1802, foi promulgado um edito estatal, que não proibia apenas a crença cristã, mas também mandava exterminar os cristãos.

André foi decapitado em 1846, em Sai-Nam-Hte, na Coreia, aos 25 anos de idade, tornando-se assim o primeiro sacerdote mártir coreano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.