segunda-feira, 30 de setembro de 2024

30 de setembro - SÃO JERÔNIMO

Memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, que nasceu na Dalmácia, na atual Croácia, por volta do ano 340.

Jerônimo, um dos Padres da Igreja Ocidental, dedicou toda a sua vida ao estudo das Escrituras, colocando em prática a Palavra de Deus.

Estudou em Roma, onde adquiriu uma vastíssima cultura literária, e aí recebeu o Batismo; depois, atraído pelo valor da contemplação e da vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado presbítero.

Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso; mais tarde, estabeleceu-se em Belém e retirou-se na vida monástica, dedicando-se com exímia competência a traduzir e explicar a Sagrada Escritura.

Conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja, prestava serviço ao Papa São Dâmaso, que o incumbiu de traduzir a Bíblia, os Evangelhos do grego e o Antigo Testamento do hebraico, para o latim.

Nesse trabalho, dedicou quase toda a sua vida.

O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

A preparação literária e a vasta erudição permitiram a Jerônimo a revisão e a tradução de muitos textos bíblicos: um belíssimo trabalho para a Igreja e para a cultura ocidental.

Consciente de que a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo, dedicou-se à tradução da Bíblia a partir dos textos originais e à revisão da antiga versão latina. São Jerônimo diz: «Ignorar as escrituras é ignorar Cristo».

Os textos por ele elaborados (Vulgata) entraram no uso litúrgico da Igreja latina.

Promoveu a vida monástica. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. De modo admirável tomou parte ativa nos vários problemas e necessidades da Igreja; finalmente, chegando a uma idade avançada, descansou na paz do Senhor. Morreu em Belém, no ano 420.

A Igreja o declarou padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia”, no mês do seu aniversário de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.