sábado, 30 de julho de 2011

Jesus, centro divisor

Por curiosidade (ou por apelo do Espírito?) procurei colocar canhestramente as frases que concluem as perícopes da parte central do Evangelho de Mateus. Este não fica debruçado sobre os problemas e se lamentando. Aponta logo soluções que em sua fé no Senhor Ressuscitado, presente na comunidade, encontra. Todas elas, nem que seja indiretamente, apontam para Jesus.  Ele é o centro divisor.
Vejamos :
1.Mt 11,6: Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim;
2.Mt.11,15: Quem tem ouvidos, ouça!.
3.Mt 11,19: Mas a sabedoria de Deus foi legitimada com as suas obras.
4.Mt 11,24: no dia do juízo Sodoma será tratada menos severamente que tu.
5.Mt 11,26: Sim, Pai, assim é que tu o quiseste na tua benevolência.
6.Mt 11,27: ... e aquele a quem o Filho quiser revelar.
7.Mt 11,30: Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.
8.Mt 12,8: Portanto, o Filho do homem é senhor do sábado.
9.Mt 12,14: Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus.
10.Mt 12,21: Nele todos os povos colocarão a sua esperança.
11.Mt 12,30 Quem não está comigo está contra mim, e quem não recolhe comigo, espalha.
Mt 12,32: Mas quem disser algo contra o Espírito Santo, nunca será perdoado
12.Mt 12,37 Porque você será justificado por suas próprias palavras, e será condenado por suas próprias palavras. 
13.Mt 12,42: Aqui está alguém maior que Salomão.
14.Mt 12,43: A mesma coisa acontecerá também com esta geração perversa.
15.Mt 12,50: Porque quem quer que faça a vontade do meu Pai celeste este é meu irmão, minha irmã, minha mãe.
16.Mt 13,3:Quem tem ouvidos,ouça!
17Mt 13,17: muitos profetas e muitos santos desejaram ver o que vocês estão vendo e não puderam ver...).
18.Mt 13,23: ... alguns cem, alguns sessenta, outros trinta.
19. Mt 13,30: Recolham o trigo no meu celeiro.
20.Mt 13,32: ... tão grande que até os pássaros do céu vêm e fazem ninhos em seus ramos..
21Mt 13,33: ...até que tudo fique fermentado.
22.Mt 13,35: ...revelarei coisas escondidas desde a criação do mundo.
23.Mt 13,43: Quem tem ouvidos, ouça.
24.Mt 13,46: .. vende tudo o que tem e a compra.
24Mt 13,50: e os jogarão na fornalha ardente. Aí eles vão chorar e ranger os dentes!.
25Mt 13,52: ... tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
Muitas palavras aludem à possibilidade de revelação especial. Profetas, acostumados a revelação, gostariam de participar deste momento privilegiado. Mas para poder compreender só quem estiver disposto a escutar o que Deus tem a dizer. Ele ajuda a tirar do tesouro da escritura “coisas novas e velhas”. E se Ele começar a dizer certas loucuras? Pois não está nada fácil aceitar que Jesus tenha sido o messias esperado. Não é somente uma frase de efeito a bem aventurança: “Feliz quem não se escandaliza por causa de mim”. Os irmãos judeus lançam constantemente o desafio pelas palavras do Dt 21,23. Jesus foi um taumaturgo (fez algumas coisas maravilhosas). Mas havia outros taumaturgos naquele tempo! Além disto, a comunidade precisa se tornar discípula do Reino para ter acesso aos segredos do Pai. Eu, discípulo de Jesus de Nazaré, procuro encontrar nas escrituras apoio e luz para o meu trabalho pastoral? Não somente para justificar minhas idéias mas acolher a vontade do Pai que está nos céus? Existirá em minha comunidade ou até em mim certo torpor?. É bom que digamos mais uma vez com muita clareza: Estou do lado de Jesus. Aquela frase de Jesus pode até ser um alerta para que cada um de nós possa dizer mais uma vez que Jesus pode contar com a gente : “Quem não está comigo está contra mim...” (Mt 12,30). Pode um padre, um catequista, um líder cristão ser contra Jesus?
Pe. José Bonifácio Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.