quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

JESUS NO EVANGELHO DE SÃO MARCOS (1)

Côn. José Bonifácio Schmidt
OBJETIVO:

Oferecer a todos os grupos e círculos de pastorais, movimentos e serviços  e para grupos a serem criados, um olhar para o Jesus do evangelho de Marcos para que possa acontecer uma maior familiaridade com a bíblia e maior gosto para ler a Sagrada Escritura e, como graça, um maior encantamento por Jesus de Nazaré.

SONHO:

As pessoas, pela informação, reflexão, oração, consigam criar em si mesmas uma adesão mais entusiasta por Jesus, como Marcos o apresentou a seus leitores no primeiro século, e assim fazer acontecer um novo Pentecostes como anunciou Bento XVI na Verbum Domini.

MÉTODO:

Fazendo acontecer mini retiros. Leitura da bíblia, partilha de compreensão do texto, invocação do Espírito Santo, ativar a inteligência e a liberdade, deixar o Espírito sugerir compreensões da Palavra de Deus. Entusiasmar-se por Jesus.

INTRODUÇÃO

O Evangelho de Marcos foi o primeiro evangelho escrito, estima-se, trinta e cinco anos, ou mais, depois da morte de Jesus. Marcos na sua adolescência conheceu Jesus. Colaborou com Paulo e com Pedro. Esteve na comunidade de Roma onde resolveu elaborar o escrito a que ele mesmo deu o nome de evangelho: boa notícia. Através de narrações foi apresentando Jesus que entusiasmou e deu novo sentido à vida para as pessoas perseguidas por Nero em Roma. Este evangelho animou as pessoas no primeiro século. Poderá animar novamente os cristãos do século 21? Sim! É esta a esperança do Papa Bento XVI, manifesta claramente na Verbum Domini, dos Bispos da América Latina que manifestaram isto no Documento de Aparecida e também dos Bispos do Brasil que manifestaram este desejo transformado em projeto nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015.
O evangelho de Marcos é um escrito que pode ser vivido nos modernos tempos de tantos progressos técnicos, científicos, humanos e espirituais. Precisamos valorizar, para conservar a saúde espiritual, a nossa dimensão de fé. O encontro pessoal com Jesus do evangelho de Marcos é uma bela possibilidade para isto!
Uma vez por mês, talvez em reunião especial para este fim, o grupo ou a pastoral, estuda, partilha e medita algum texto dos 12 propostos em nosso livreto. Com este propósito todos os participantes poderão fazer todos os meses um mini retiro para que aconteça no decorrer do ano um entusiasmo e um fascínio, um encantamento, uma paixão pelo Senhor Jesus do modo como Marcos o apresenta para nós hoje.

Côn. José Bonifácio Schmidt
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.