sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

JESUS NO EVANGELHO DE SÃO MARCOS (3)

JESUS OPTOU PELA TEOLOGIA DA ALIANÇA, COMO OS PROFETAS.
Marcos 1,40-45

Leiamos Mc 1,40-45. Sugerimos que um dos participantes tenha a edição pastoral ou a bíblia de Jerusalém revista e atualizada. A tradução destas edições mostra um Jesus irado, não contra o leproso, mas contra o sistema religioso de exclusão. De acordo com este sistema de exclusão Jesus tocando no leproso se tornou um impuro. O impuro, segundo este sistema de exclusão da teologia da pureza, ao ficar impuro não faz coisas a partir de Deus mas a partir do demônio, o inimigo de Deus. Isto os escribas vindos de Jerusalém andaram espalhando no meio do povo como podemos ler em Marcos 3,22. Jesus fez um bem enorme ao leproso reintegrando-o na comunidade onde poderia ter vida digna e bonita.  Mas a teologia da pureza diz que foi em nome do demônio que Jesus fez isto.
Jesus, indignado com este sistema de exclusão se posicionou contra este mesmo sistema.
Qual é a diferença básica entre a teologia da pureza e da teologia da Aliança? A teologia da pureza ensinava que Deus privilegiava um grupo, normalmente minoria em relação a todo o povo. Já a teologia da aliança diz que Deus faz aliança com todo o povo sem exigir de antemão que seja um povo sem pecados.
Qual é o sistema vigente que exclui, que faz das pessoas apenas objetos descartáveis? Que produz sofrimento e tristeza quando promete felicidade e realização? Nunca vai conseguir realizar esta felicidade e realização! Nunca!

Côn. José Bonifácio Schmidt

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.