sábado, 17 de dezembro de 2011

Animação Missionária Arquidiocesana apostará na formação de leigos em 2012

Apostar na formação dos leigos/as como medida para fortalecer a caminhada missionária da Igreja nas comunidades. - É pensando nessa perspectiva que o Conselho Missionário Arquidiocesano projeta o serviço de animação missionária para o ano de 2012. A medida será destinada aos leigos/as dos movimentos, pastorais e serviços da Arquidiocese de Porto Alegre.

Esse processo formativo fará ligação das diretrizes da Igreja com as ações do cotidiano nas comunidades. Para isso, será utilizado como subsídio o Documento de Aparecida, juntamente com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011-2015. Os encontros de formação acontecerão sempre nos terceiros sábados de cada mês no Centro de Pastoral, em Porto Alegre, das 08h30min às 11h30min.

Segundo o coordenador Arquidiocesano da Animação Missionária, Luís Flávio, mps, a Dimensão Missionária irá preparar leigos para serem formadores e pregadores de encontros e retiros, sendo multiplicadores/as na missão da Igreja.

Para Luís Flávio, esta ação de formação deve ser prioridade em todos os âmbitos da Igreja: “Os coordenadores arquidiocesanos e dos vicariatos dos movimentos, pastorais e serviços devem priorizar em suas iniciativas de formação de seus leigos para este conteúdo”, disse.

Os encontros de formação terão início no mês de março de 2012, precisamente no sábado, dia 17. Nesta oportunidade, será apresentado o programa de formação para os participantes.

O coordenador Arquidiocesano sugere que esta formação já comece a ser debatida nas comunidades ainda neste ano de 2011: “É importante que o assunto-convite seja estudado nas reuniões que serão feitas ainda neste final de ano e nas iniciais do próximo ano.
"Para que a pessoa possa ser bem formada, ela deverá ser assídua no processo formativo, ou seja, investir nestes momentos para poder ter condições de ser um multiplicador e ser alguém com quem a Arquidiocese poderá contar para que toda nossa Igreja tenha consiência de ser discípula missionária. É uma mudança de mentalidade, de que todos são chamados à ganhar este espírito missionário para respondermos às reais necessiades atuais do ser humano".

" Queremos ser uma Igreja em estado permanente de missão ! "

É importante, também, que todos os terceiros sábados de cada mês figurem na programação anual de todos os coordenadores e das lideranças dos Movimentos, Pastorais, Comunidades, Comissões e Serviços de toda a Arquidiocese”, finalizou.

Saiba Mais

Centro de Pastoral
Praça Monsenhor Emílio Lottermann, 96
Floresta, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3222-3988
E-mail:
centrodepastoral@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.