quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

JESUS NO EVANGELHO DE SÃO MARCOS (2)

JESUS FAZ UMA ESCOLHA NO DESERTO PELO DISCERNIMENTO
Marcos 1,12-15

Tendo sido por um tempo discípulo de João Batista (Mc 1,9), Jesus teve ocasiões para um silêncio muito fértil no deserto. De fato, o silêncio é muitas vezes mais fértil do que o barulho  de qualquer som. Foi no deserto que Jesus esteve muitas vezes em oração. Marcos até diz que foram quarenta dias de oração e jejum no deserto (Mc 1,12s). A prisão de João foi o sinal para Jesus ir à Galiléia e começar a sua pregação: O Reino de Deus está próximo (Mc 1,15). Jesus fez um discernimento da vontade do Pai no deserto e entendeu que com a prisão de João Batista tinha chegado a sua vez de pregar o Reino de Deus.
Ele propõe este reino para seus ouvintes, a grande maioria povo sofrido sob o peso de autoridades que não queriam o bem do povo mas o sugavam até à morte.  Jesus sabe que está andando por um caminho perigoso.  Vai encontrar muita rejeição.  Mas vai ser sinal de Deus para os pobres e infelizes.
Jesus encontrou um sentido para sua vida na doação integral ao povo que vivia uma vida muito sacrificada. Jesus sofreu incompreensões, perseguições e muita cruz na sua vida itinerante. Mas não desistiu. Seguir a vontade do Pai que é uma vontade salvadora foi o objetivo da vida de Jesus dedicada totalmente aos outros. Encontrou sentido ao dedicar a sua vida para os outros ao lhes propor o projeto do Reino de Deus.
Ainda hoje faria a mesma coisa. Se dedicar aos outros totalmente. Muitos encontraram com as palavras e as atitudes de Jesus um novo sentido para sua vida,  um sentido de alegria, de realização, de plenificação.
Nós rezamos com freqüência no Pai nosso “Seja feita a vossa vontade”. Somos sinceros? Reconhecemos, como Jesus, que a vontade de Deus Pai é sempre salvadora? E procuramos realmente fazer, por em prática a vontade do Pai? Aqui, parece há uma boa caminhada a ser feita. Experimentemos e vamos constatar que a vontade de Deus é de fato salvadora.
Côn. José Bonifácio Schmidt
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.