segunda-feira, 28 de outubro de 2024

28 de outubro - SÃO JUDAS TADEU, Apóstolo

 

Judas, também chamado Tadeu, irmão de Tiago, é o apóstolo que na Última Ceia perguntou ao Senhor por que razão Se manifestava aos seus discípulos e não ao mundo, recebendo esta resposta: «Se alguém Me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará; viremos a ele e faremos nele a nossa morada» (Jo 14, 23).

Uma carta do Novo Testamento tem o seu nome, que começa com estas palavras: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago...” 

Havia dois Judas que seguiam Jesus; sendo que o menos conhecido era Tadeu. 

No que se refere a Judas Tadeu, a tradição é bastante precisa; sabe-se pelas Escrituras que seu pai, Alfeu, era irmão de São José; enquanto sua mãe, Maria de Cléofas, era prima da Virgem Maria e irmão de Tiago Menor. 

Judas Tadeu seria o noivo do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de “Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas”.



28 de outubro - SÃO SIMÃO, apóstolo

Simão, figura em undécimo lugar na lista dos Apóstolos. Dele se sabe que nasceu em Caná e que era apelidado de Cananeu ou Zelote.

Sobre a existência de Simão, a tradição é bastante vaga, é o mais desconhecido do grupo dos doze apóstolos, a respeito do qual o Evangelho se limita a indicar o nome e a alcunha de “Zelote”, de acordo com o Livro de Marcos ou o “Cananeu”, de acordo com o Livro de Mateus. 

Teve o mérito de ter trabalhado pela propagação da mensagem evangélica, não em vista de um lugar de honra, mas para o triunfo do Reino de Deus sobre a Terra.

Os bizantinos o identificam com Natanael de Caná e o organizador do banquete das Bodas de Caná.

O Evangelho fala de Simão como o undécimo Apóstolo, antes de Judas Tadeu. 



28 de outubro - Santos Simão e Judas, Apóstolos, Festa, Ano B

ORAÇÃO
“Ó Deus, que, pela pregação dos apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso evangelho, concedei, pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor nossos fiéis.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

28 de outubro - SÃO JUDAS TADEU e SÃO SIMÃO, Apóstolos

 

Festa dos santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos.

Dois Santos e dois Apóstolos de Cristo: São Simão e São Judas Tadeu. 

Segundo a tradição, ambos foram mártires do Evangelho, na Mesopotâmia.

A história dos dois discípulos, unidos pelo amor de Cristo e pelo seu testemunho corajoso, é recordada em uma única data. 

Simão Cananeu e Judas Tadeu eram irmãos de Tiago, o Menor, e filhos de Maria de Cléofas, que foi casada com Alfeu.

Estes dois Apóstolos, menos conhecidos que os outros, são dois parentes mais estreitos de Jesus: eram dois de seus primos.



domingo, 27 de outubro de 2024

27 de outubro - 30º Domingo do Tempo Comum, Ano B

ORAÇÃO
“Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que ordenais.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Último domingo de outubro - NOSSA SENHORA DA PENHA, do Rio de Janeiro

 

A devoção à Santíssima Virgem sob o título de Nossa Senhora da Penha de França começou no século XV na Europa. 

Conta o Pe. Colunga em seu livro “Nuestra Señora de Peña de Francia”, que o peregrino francês Simão Vela, em 19 de maio de 1434, descobriu em Penha de França, monte situado na serra do mesmo nome, na província de Salamanca, a imagem de Nossa Senhora, tão importante para a cristandade.

No Brasil, consta, que a primeira ermida em louvor a Nossa Senhora da Penha foi erguida em Vila Velha, antiga capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570, por Frei Pedro Palácios, natural da Espanha, irmão leigo da Ordem dos Franciscanos, que era grande devoto de Nossa Senhora.

A segunda ermida surgiu após a fundação da Fazenda Grande ou de Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro. Tudo começou no início do século XVII, por volta do ano de 1635, quando o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso, subindo o Penhasco (grande pedra) para ver as suas plantações, uma vez que era proprietário de toda a área no entorno do atual Santuário, foi socorrido por Nossa Senhora.

Agradecido, Baltazar construiu uma pequena capela onde pôs uma imagem de Nossa Senhora.

O capitão Baltazar doou todas as suas propriedades a Nossa Senhora da Penha, havia necessidade, porém, que alguém, com crédito, administrasse responsavelmente esse patrimônio. Foi criada então a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha no ano de 1728 a qual com muito zelo e dedicação demoliu a primeira capela – muito pequena – e construiu outra, com uma torre onde foram colocados dois pequenos sinos.

O Santuário de Nossa Senhora da Penha é, por excelência , o trono que Maria, Mãe de Deus, escolheu no Rio de Janeiro, para ser o centro de sua devoção entre nós.

Quer saber mais? Acesse https://www.igrejadapenharj.org.br/historia-de-nossa-senhora-da-penha



sexta-feira, 25 de outubro de 2024

25 de outubro - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, religioso, Memória

ORAÇÃO
“Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

25 de outubro - SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANNA GALVÃO

 

Primeiro santo nascido no Brasil.

SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO DE FRANÇA, presbítero da Ordem dos Frades Menores, se dedicou frutuosamente ao ministério da pregação e da penitência e fundou o Recolhimento da Luz, onde orientou com sua exemplar direção espiritual uma comunidade de Irmãs. 

Recebeu o hábito franciscano no Noviciado pertencente à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Sua educação no seminário foi tão esmerada que, após um ano, recebeu as ordens sacerdotais. 

Foi transferido para o Convento São Francisco, no Largo São Francisco, em São Paulo, para continuar os estudos de Filosofia e Teologia.

Neste Convento, ele viveu durante 60 anos.

Por causa do imenso amor e caridade de seu Servo, Deus o agraciou com diversos dons (bilocação, telepatia, premonição, clarividência, levitação e telepercepção), dos quais jamais serviu-se em interesse próprio, ao contrário, sempre os colocou a serviço da misericórdia divina. 

Frei Galvão, a pedido das religiosas e do povo, foi sepultado na igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construíra.

Depois, o Recolhimento do Frei Galvão tornou-se o conhecido Mosteiro da Luz, local de constantes peregrinações dos fiéis, que pedem e agradecem graças por sua intercessão. 

Faleceu em († 1822) em São Paulo, no Brasil.



quinta-feira, 24 de outubro de 2024

24 de outubro - SÃO LUÍS GUANELLA

SÃO LUÍS GUANELLA, devoto admirador de São Francisco de Assis, ingressou na Ordem Terceira. 

O “apóstolo da caridade”, fundou duas congregações: Filhos do Sagrado Coração (Servos da Caridade) e Filhas de Santa Maria da Providência, para socorrer as necessidades dos mais indigentes e aflitos e conduzi-los à salvação. 

Pe. Luís Guanella dizia, quando cobrado sobre seus gastos: “Para os pobres podemos gastar tudo o que temos”.

As duas Congregações fundadas por Guanella continuam abertas ao mundo inteiro, desde que haja braços que se unam aos seus para ajudar os necessitados no corpo e/ou no espírito. 

Foi alvo de injustiças e perseguições, por autoridades laicas, mas tudo venceu com a força da fé e o fogo da caridade.

O Pe. Guanella definia os horizontes deste mundo com as seguintes palavras: “O mundo inteiro é vossa Pátria”.




24 de outubro - SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

Santo ANTÔNIO MARIA CLARET, bispo, nasceu em Sallent, nas terras da Catalunha, região da Espanha, no ano 1807. 

Ordenado presbítero, durante vários anos pregou ao povo percorrendo as terras da Catalunha, região da Espanha. 

Fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado da Virgem Maria (Claretianos) e, nomeado bispo para Santiago, na ilha de Cuba, trabalhou de modo admirável pela salvação das almas. 

Depois de regressar à Espanha, ainda teve de suportar muitas provações pela Igreja, morrendo exilado no mosteiro cisterciense de Frontfroide, próximo de Narbonne, na França meridional, no ano de 1870.



terça-feira, 22 de outubro de 2024

22 de outubro - SÃO JOÃO PAULO II, Papa

Carlos José Wojtyła nasceu na localidade de Wadowice, na Polonia, em 1920.

Ordenado presbítero, continuou os seus estudos teológicos em Roma.

Regressado ao seu país, foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia e, em 1964, arcebispo do mesmo lugar.

Tomou parte no II Concílio Ecumênico do Vaticano.

Eleito papa a 16 de outubro de 1978, com o nome de JOÃO PAULO II, distinguiu-se pela extraordinária solicitude apostólica, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo.

São JOÃO PAULO II, papa, governou a Igreja levando a sua presença missionária a todas as partes da terra, alimentando a doutrina com esclarecidos documentos, e convocando todos os homens da sua época a abrir as suas portas ao Redentor.

Entre os frutos mais significativos, deixados em herança à Igreja, destacam-se o seu Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental.

Assinou vários documentos que fizeram parte do Magistério da Igreja: 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas.

Morreu em Roma, no 2 de abril de 2005, às vésperas do domingo da Divina Misericórdia, por ele instituído.


 

domingo, 20 de outubro de 2024

20 de outubro - 29º Domingo do Tempo Comum, Ano B

ORAÇÃO
“Deus eterno e todo-poderoso, tornai-nos dispostos a obedecer sempre à vossa vontade e a vos servir de coração sincero.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

20 de outubro - SÃO CORNÉLIO, centurião

 

Comemoração de SÃO CORNÉLIO, centurião, que, em Cesareia da Palestina, foi batizado por São Pedro, como primícias da Igreja dos gentios.

Se no capítulo 2 dos Atos temos a efusão do Espírito Santo em Jerusalém e a conversão dos judeus, no capítulo 10 acontece a efusão do Espírito em Cesareia, na casa de um centurião romano, Cornélio, com o consequente Batismo da sua família pelo Apóstolo Pedro, abrindo assim a Igreja aos gentios.

São Cornélio é venerado como mártir. Algumas tradições o identificam também como tendo sido Bispo de Cesareia.



sábado, 19 de outubro de 2024

19 de outubro - SANTO PROFETA JOEL

Comemoração de SÃO JOEL, profeta, que viveu no Século VI a. C. e anunciou o grande “Dia do Senhor” e o mistério da efusão do seu Espírito sobre todo o povo, que a majestade divina realizou admiravelmente em Cristo no dia de Pentecostes. 

A profecia de Joel divide-se em duas partes: uma “Liturgia penitencial”, exortando à conversão, e a resposta de Deus com a promessa da efusão do Espírito Santo, e “o Dia do Senhor” que está para vir e é o ensinamento central de seu livro. O dia em que o Senhor se manifestará pessoalmente na destruição dos seus inimigos e na exaltação dos seus amigos. 

A atitude do coração e da vida do homem diante do Senhor será o fator que determinará sua reação no "Dia do Senhor". Será um dia de terror para o pecador e um dia de bênçãos para os santos.

 




sexta-feira, 18 de outubro de 2024

18 de outubro - MÃE, RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL

A devoção a NOSSA SENHORA DE SCHÖENSTATT surgiu em 1914, quando, em 18 de outubro daquele ano, o padre José Kentenich, ao fazer uma palestra aos alunos do Seminário em Schöenstatt (que significa Belo Lugar), na Alemanha, inspirado por Deus, fez um convite para rezarem, se consagrarem a Maria e oferecerem-lhe sacrifícios, especialmente pela autoeducação, para que a capelinha da Congregação, então consagrada a São Miguel, se tornasse um Santuário de graças, núcleo de um movimento de renovação que se espalhasse por todo o mundo.

Na capelinha de São Miguel, que virou um santuário mariano, a imagem de Maria é uma cópia do quadro original que foi pintado pelo pintor italiano Crosio, do século XIX. 

Em 1915, ela recebeu o nome de “Mãe Três Vezes Admirável”. 

No decorrer da história, o título se ampliou para “MÃE, RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHÖENSTATT”, mais conhecida no Brasil como “Mãe e Rainha”.