domingo, 30 de junho de 2024

30 de junho, dia da SOLENIDADE de SÃO PEDRO e SÃO PAULO, Apóstolos

No Brasil, quando o dia 29 de junho não cai no domingo a Solenidade de São Pedro e São Paulo é celebrada no primeiro domingo depois do dia 29.

Simão, filho de Jonas e irmão de André, foi o primeiro entre os discípulos a confessar que Jesus era Cristo, Filho de Deus vivo, por quem foi chamado Pedro.

Pedro, segundo a tradição, foi crucificado de cabeça para baixo e sepultado no Vaticano, junto à Via Triunfal.

Jesus deu a Pedro a missão de confirmar os irmãos na verdadeira fé, esperança e caridade.

Paulo, o apóstolo dos gentios, pregou Cristo crucificado aos judeus e aos gregos.

Paulo morreu ao fio da espada e foi sepultado junto à Via Ostiense.

Paulo, após a sua conversão, se dedicou inteiramente à missão de tornar Cristo conhecido, acolhido e amado. Paulo representa a Igreja missionária, que não mede esforços para anunciar o Evangelho e para organizar as comunidades cristãs no testemunho da fé e da vida cristã.

Paulo, chamado de maneira extraordinária depois da ressurreição de Jesus, recebeu a missão de levar o Evangelho aos povos pagãos e de lhes abrir as portas da fé em Cristo.

O triunfo dos dois apóstolos Pedro e Pedro é celebrado neste dia, com igual honra e veneração, em todo o orbe da terra, conhecidos desde os inícios da Igreja como “os principais entre os apóstolos”.

Ambos, na fé e no amor de Jesus Cristo, anunciaram o Evangelho na cidade de Roma e morreram mártires no tempo do imperador Nero.

Jesus quis a sua Igreja: unida na fé e na caridade, sob o pastoreio do apóstolo Pedro; missionária e evangelizadora entre todos os povos, inspirada no exemplo do apóstolo Paulo.

As duas dimensões da Igreja são necessárias e se completam.


30 de junho - PRIMEIROS MÁRTIRES DO CRISTIANISMO (PROTOMÁRTIRES DA SANTA IGREJA ROMANA)

Logo após a celebração da memória de São Pedro e São Paulo, o calendário recorda os Primeiros mártires da Igreja de Roma, que foram falsamente acusados por Nero de incendiar a Cidade em 19 de julho de 64 e, por isso, condenados à morte depois de muitas torturas.

Os santos protomártires da Santa Igreja Romana foram cruelmente mortos no ano 64, com vários suplícios: uns foram expostos aos cães cobertos com peles de animais e por eles devorados; outros crucificados e outros lançados ao fogo, para que, ao declinar o dia, servissem de lâmpadas noturnas.

Todos eles eram discípulos dos Apóstolos e foram os primeiros mártires da santa Igreja romana, antes da morte dos apóstolos. 

A perseguição continuou até o ano 67 com a decapitação de São Paulo.

Este fato é atestado pelo escritor pagão Tácito (Annales 15, 44) e por são Clemente, bispo de Roma.




30 de junho - DIA DO ÓBOLO DE SÃO PEDRO

A coleta do Óbolo de São Pedro acontece todos os anos no domingo da celebração da solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

A coleta para o Óbolo de São Pedro, é destinada para as obras sociais, iniciativas humanitárias e de promoção social do Papa Francisco.

Com estes recursos o Papa pode oferecer ajuda às Dioceses, aos institutos religiosos e aos fiéis em sérias dificuldades.

A arrecadação na coleta de todas as missas deste dia é encaminhada integralmente à cúria de cada arquidiocese ou diocese, que por sua vez envia à Nunciatura Apostólica, que é a representação do Vaticano no Brasil. 

Este gesto de caridade se define como uma ajuda financeira que os fiéis de todo mundo oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

Nasceu com o próprio cristianismo a prática de sustentar materialmente aqueles que têm a missão de anunciar o Evangelho, a fim de poderem entregar-se inteiramente ao seu ministério, tomando cuidado também dos mais necessitados (cf. Atos dos Apóstolos 4,34;11,29).

30 de junho - DIA DO PAPA

Hoje é o Dia do Papa.

Ele tem a difícil missão de confirmar a Igreja nos caminhos do Evangelho em nossos dias. 

Neste dia recordamos a eleição de São Pedro por Cristo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. O qual humildemente aceitou a missão de ser “a rocha” da Igreja.

O Papa, como Sucessor de Pedro, é o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade, tanto dos bispos como da multidão de fiéis. É Pastor de toda a Igreja e tem poder pleno, supremo e universal.

Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo) é o 266º Papa da Igreja Católica, e o chefe do Estado do Vaticano desde março de 2013, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou do posto em fevereiro do mesmo ano.




30 junho - Santos Pedro e Paulo Apóstolos, Solenidade, Ano B - Dia do Papa e do Óbolo de São Pedro


ORAÇÃO
“Ó Deus, que hoje nos concedeis a santa alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo, dai à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos que nos deram os fundamentos da fé.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

sábado, 29 de junho de 2024

29 de junho - SÃO PEDRO, 1º Bispo de Roma

Pedro foi apóstolo de Cristo. É tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma. É considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa.

Seu nome era Simão e foi Jesus quem o chamou Pedro.

Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades.

O Mestre o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André; com Tiago e João, testemunharam alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.

Pedro foi o primeiro, entre os discípulos, a professar a fé em Jesus Cristo e a dar testemunho da sua pregação, morte e ressurreição; ele foi chamado a reunir e guiar a comunidade apostólica.

O martírio deste primeiro Bispo de Roma é recordado em 29 de junho, junto com São Paulo.

Recebeu de Jesus o encargo de governar a Igreja.


29 de junho - SÃO PAULO, O Apóstolo dos Gentios

Paulo é considerado o Apóstolo dos Gentios, o maior missionário da história, o primeiro teólogo cristão.

Era fariseu, convertido a Cristo, e consagrado, sem reservas, ao anúncio da encarnação, morte e ressurreição de Jesus.

Seu martírio é recordado no dia 29 de junho, junto com São Pedro.

Saulo, judeu de Tarso, na atual Turquia, era um cidadão romano, não conhecia Jesus e, por isso, foi um dos primeiros a perseguir os cristãos. 

Foi mencionado nas Escrituras, pela primeira vez, na narração da lapidação de Estêvão – primeiro mártir cristão – em Jerusalém.

Depois de sua experiência em Damasco, Paulo foi batizado, entrou em contato com a pequena comunidade cristã local, apresentou-se na Sinagoga e deu testemunho do que lhe havia acontecido. Assim, começou seu apostolado: agregou-se aos discípulos de Damasco e iniciou a pregar com entusiasmo.


sexta-feira, 28 de junho de 2024

28 de junho - SANTO IRINEU DE LYON

Santo Irineu de Lyon, bispo e mártir, nasceu por volta do ano 130 e foi educado em Esmirna.

Foi discípulo de são Policarpo de Esmirna, e guardou fielmente a memória dos tempos apostólicos.

No ano de 175, foi enviado a Roma para, junto do Papa Eleutério, resolver a delicada questão doutrinal dos hereges montanistas, fanáticos, vindos do Oriente, que pregavam o desprezo pelas coisas do mundo, anunciando o breve retorno de Cristo para o juízo final.

No ano 177 era presbítero em Lyon, na França, e, pouco tempo depois, foi eleito bispo da mesma cidade, sucedendo ao bispo são Potino. Segundo a tradição, recebeu como ele a coroa do martírio, por volta do ano 202.

Foi promotor da reconciliação na controvérsia sobre a Páscoa, tutelou a integridade da doutrina cristã, ameaçada pelo gnosticismo, aprofundou em obras de grande valor a compreensão das Escrituras e dos mistérios da fé e tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II.


28 junho - Santo Irineu, bispo e mártir, Memória


ORAÇÃO
"Senhor nosso Deus, que concedestes ao bispo santo Irineu o dom de proclamar com firmeza a verdadeira doutrina e de fortalecer a paz na Igreja, por sua intercessão, renovai-nos na fé e na caridade, para trabalharmos, sem descanso, pela união e concórdia entre os homens.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."

quinta-feira, 27 de junho de 2024

27 de junho - NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ou NOSSA SENHORA DA PAIXÃO

Hoje é celebrada a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira dos Padres Redentoristas.

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870, e espalhou-se por todo o mundo. 

Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino.

Em 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas e fez esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção.”

Fizeram então muitas cópias do ícone e a difundiram por todas as partes do mundo. 

Atualmente, o quadro original encontra-se na Igreja de Santo Afonso em Roma.

De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz, no braço esquerdo, o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz.

Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.

O centro da pintura não é Nossa Senhora, mas sim Jesus.

Maria é, assim, “aquela que indica o caminho”, ou como é mais conhecida: “a via de Cristo”.


quarta-feira, 26 de junho de 2024

26 de junho - SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ Y BALAGUER

São Josemaria Escrivá y Balaguer (nasceu em Barbastro (Huesca, Espanha), em 9 de janeiro de 1902 - †1975, em Roma), presbítero, fundador do Opus Dei (“Obra de Deus”) em 1928 e da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

“Uma obra que permitisse a qualquer um se tornar santo”: foi o ideal que estimulou o jovem Josemaria Escrivá.


A sua história é a de um sacerdote “apaixonado por Deus”, que repetia sempre: “De cem almas, nos interessam as cem”.

Ao organizar suas anotações, - propósitos, inspirações, ideias – como por uma fulguração, Josemaria “viu” a Obra que Deus lhe pedia: “Pessoas de todas as nações e raças, de todas as idades e culturas buscavam a Deus e o encontravam na vida de cada dia; santificavam seu trabalho, humilde ou prestigioso que fosse; cristianizavam seus ambientes, como por contágio”.

No dia 17 de maio de 1992, João Paulo II beatifica Josemaria Escrivá. Proclama-o santo dez anos depois, em 6 de outubro de 2002, na Praça de São Pedro, em Roma, diante de uma grande multidão. «Seguindo as suas pegadas», disse o Papa nessa ocasião na sua homilia, «difundam na sociedade, sem distinção de raça, classe, cultura ou idade, a consciência de que todos estamos chamados à santidade».


segunda-feira, 24 de junho de 2024

24 de junho - NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ DE MEDJUGORJE

A pequena cidade de Medjugorje (pronuncia-se Mediugórie), da antiga Iugoslávia, hoje Bósnia-Herzegovina, está situada entre montanhas rochosas. A população é formada por famílias de camponeses humildes de tradição católica, cuja vida social está toda ligada às atividades paroquiais.

O lugar ganhou expressão mundial a partir de 1981, quando começaram as mais intensas e longas aparições da Virgem Maria. 

Nossa Senhora de Medjugorje ou Rainha da Paz, descrita por todos os videntes como uma jovem mulher de estatura mediana, semblante sereno, olhos azuis, pele branca e rosada, cabelos negros cobertos com um véu branco. Seu vestido em geral é cinza claro. Acima da cabeça tem doze estrelas e seus pés estão sobre uma nuvem.

Mais de três décadas depois, a Virgem continua aparecendo diariamente, ratificando a urgência da conversão, para que reine a paz no planeta.


24 de junho - NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista é um dos santos mais venerados no mundo e o único do qual a Igreja celebra o dia de nascimento terreno, em 24 de junho, além do seu martírio celebrado em 29 de agosto.

Hoje, a Igreja celebra a solenidade do Nascimento de são João Batista, o Precursor do Senhor, que já no seio materno, por virtude do Espírito Santo, exultou de alegria com a vinda da salvação humana, profetizando, com o próprio nascimento, o Senhor Jesus Cristo.

O próprio Jesus disse: “Em verdade vos digo que entre os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João Batista” (Mt 11,11): o último dos grandes Profetas de Israel, o primeiro a dar testemunho de Jesus e a iniciar o batismo para o perdão dos pecados; neste contexto, ele batizou Jesus; e foi mártir em defesa da lei Judaica.

Isabel, sua mãe, era estéril e idosa. O Arcanjo Gabriel anunciou ao seu esposo Zacarias, o nascimento de um filho: “Não temas Zacarias – disse-lhe – a tua oração foi ouvida e tua mulher, Isabel, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor”.


24 junho - Natividade de São João Batista, Solenidade, Ano B


ORAÇÃO
"Senhor nosso Deus, conduzi a vossa família pelo caminho da salvação, para que, fiel aos ensinamentos do Precursor são João Batista, possa ir confiadamente ao encontro de Cristo, por ele anunciado.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém."