sábado, 30 de setembro de 2023

30 de setembro é celebrada a Memória de SÃO JERÔNIMO, presbítero e doutor da Igreja

 

Jerônimo, um dos Padres da Igreja Ocidental, dedicou toda a sua vida ao estudo das Escrituras, colocando em prática a Palavra de Deus.

Conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja, prestava serviço ao Papa São Dâmaso, que o incumbiu de traduzir a Bíblia, os Evangelhos do grego e o Antigo Testamento do hebraico, para o latim.

Nesse trabalho, dedicou quase toda a sua vida. 

O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

A preparação literária e a vasta erudição permitiram a Jerônimo a revisão e a tradução de muitos textos bíblicos: um belíssimo trabalho para a Igreja e para a cultura ocidental.

São Jerônimo diz: «Ignorar as escrituras é ignorar Cristo».

A Igreja o declarou padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia”, no mês do seu aniversário de morte.

ORAÇÃO:

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos; ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras. Amém.”


sexta-feira, 29 de setembro de 2023

29 de setembro é celebrada a Festa dos Santos ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL, Arcanjos, servidores e mensageiros de Deus

 




O Arcanjo Rafael é um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus.

A história do Arcanjo Rafael é narrada no Livro de Tobias, no Antigo Testamento, na época da revolta dos Macabeus, enviado por Deus para curar e guiar pai e filho.

São Rafael é aquele que cura, que expulsa os demônios, é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.

Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.


O nome do Arcanjo Miguel possui como significado em hebraico: "Quem é como Deus".

Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja.

Segundo a tradição, o Arcanjo Miguel é o Príncipe que luta contra o mal, de cujos assaltos defende perenemente a fé e a Igreja.

Nas Escrituras Sagradas o Arcanjo Miguel é mencionado como o «Príncipe dos espíritos celestiais», ele aparece como um grande lutador contra o diabo e toda a iniquidade entre os homens, daí o seu nome na Igreja de «Príncipe dos espíritos celestiais»

O nome do Arcanjo Gabriel significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção".

É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro de Deus, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico, o anúncio da encarnação do Filho de Deus: o anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: “Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus”...









domingo, 24 de setembro de 2023

24 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DAS MERCÊS (ou da MISERICÓRDIA), Padroeira do Peru

 

Considerada, no início, padroeira oficial das Forças Armadas, Nossa Senhora das Mercês é cultuada no Peru desde o século XVI.

Era invocada como padroeira especial de Lima, a capital do país, mas logo seus colonizadores a proclamaram padroeira de toda a nação peruana. 

Este título relembra a aparição à São Pedro Nolasco, no início do século XII, solicitando a criação de uma Ordem destinada ao resgate de cristãos feito cativos pelos muçulmanos.

Essa devoção foi trazida à América, em especial ao Peru, pelos padres mercedários, cuja ordem foi fundada por São Pedro Nolasco, com o nome de “Ordem Real e Militar de Nossa Senhora das Mercês para o Resgate dos Cativos” aconselhado por Nossa Senhora, para resgatar os cativos infiéis.

ORAÇÃO:

“Virgem Maria, Mãe das Mercês, com humildade acorremos a Vós, certos de que não nos abandonais por causa de nossas limitações e faltas. Animados pelo vosso amor de Mãe, oferecemo-vos nosso corpo para que o purifiqueis, nossa alma para que a santifiqueis, o que somos e o que temos, consagrando tudo a Vós. Amparai, protegei, bendizei e guardai sob vossa maternal bondade a todos e a cada um dos membros desta família que se vos consagra totalmente a Vós. O Maria, Mãe e Senhora nossa das Mercês, apresentai-nos ao vosso Filho Jesus, para que, por vosso intermédio alcancemos, na terra, a sua Graça e depois a vida eterna. Amém!”

Nossa Senhora das Mercês, intercedei por nós!


24 de setembro é dia de NOSSA SENHORA CONQUISTADORA, a primeira invocação da Virgem Maria a chegar ao Rio Grande do Sul.

 

Papa Pio XII declarou Nossa Senhora Conquistadora como Padroeira da Diocese de Uruguaiana, juntamente com São Miguel Arcanjo.

Por volta de 1626, o Padre Roque Gonzáles, das Missões Jesuíticas atravessou o Rio Grande do Sul levando um quadro da Virgem Maria, batizando-a de Conquistadora, pois “conquistava e convertia os indígenas”.

Foi a primeira imagem de Nossa Senhora, a entrar no estado.

O quadro original foi destruído por um cacique indígena em 1628.

Índios cristãos juntaram alguns pedaços e levaram para Corrientes, onde a Mártir Excelsa, em migalhas, foi recebida com grandes homenagens. 

Após alguns séculos de ausência a Virgem Campeira chegou novamente a Bagé em 1972, retornando ao seu antigo local de glórias e abençoando o povo que a tomou por Madrinha.

É admirável naquele recanto gaúcho o entusiasmo pela construção de seu Santuário e a expansão da Obra da Conquistadora. 

A procissão de Nossa Senhora Conquistadora é realizado no último domingo do mês de setembro.

No Santuário, em Bagé, há atualmente duas imagens, em quadro, uma reprodução da antiga obra e uma pintura da artista plástica Marly Meira.

O Santuário surgiu por obra do Padre Pedro Luís Bottari, em 1976.

Em 2000 o templo foi transformado em Santuário Diocesano, recebendo nova imagem da Conquistadora, uma estátua de mogno.

ORAÇÃO:

“Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, por terdes acompanhado a primeira evangelização em nossas terras recebestes o título de Nossa Senhora Conquistadora, aceitai nosso louvor e nossa prece. Pedimos, por vossa poderosa intercessão junto a Jesus, que sejamos sempre protegidos de todos os males e perigos e que nossas comunidades de Igreja permaneçam fiéis na fé, zelosas na caridade e alegres na esperança. Intercedei por nós as graças de que precisamos para a saúde de nosso corpo e principalmente de nossa alma. Amém!”

Nossa Senhora Conquistadora, intercedei por nós!


sexta-feira, 22 de setembro de 2023

22 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DA PRIMAVERA

“Nossa Senhora da Primavera” é um título novo e que ainda não existe na Igreja.

No dia 22 de setembro do ano de 2013 fizeram a primeira grande Celebração em honra a Nossa Senhora, reunindo quase 10 mil pessoas, no Centro de Evangelização na Comunidade Renascidos em Pentecostes.

No mesmo ano de 2013, várias pessoas testemunharam as graças que receberam através da intercessão de Nossa Senhora. 

Na noite de 22 para o dia 23 de setembro, você vai preparar um pequeno altar em sua casa com uma imagem de Nossa Senhora, rezar um Terço Mariano, aspergir a casa com água benta e dormir tranquilamente, porque ela visitará a sua casa e a sua família.
Faça isso e você verá a graça acontecer! (Padre Moacir Anastácio)

ORAÇÃO:

“Nossa Senhora da Primavera, venha com teus anjos entrar na minha casa e na minha vida. Rainha Nossa, eu permito que entre hoje na minha família. Eu permito que entre em meu coração. Eu permito que entre na minha família. Rainha da Primavera me traga o teu perfume e a tua graça e o teu aconchego. Rainha da Primavera me traga paz e a esperança do teu Filho Jesus. Que essa casa e essa família receba todas as graças de uma nova Primavera. Mãe amada que na escuridão do meu coração, nas dificuldades da minha casa, nas tribulações do dia a dia, nos traga a tua luz e o teu Filho. Nossa Senhora da Primavera que a partir dessa primavera que eu possa viver na libertação e na Ressurreição de Jesus Cristo. Que o teu perfume, que o teu cuidado, e a tua libertação estejam em minha casa. Senhora da Primavera, Senhora da Esperança, Mãe do meu Senhor Redentor e Salvador, que essa casa e essa família conheçam o teu cuidado, a tua alegria, e o poder da tua intercessão e do teu amor. Nossa Senhora da Primavera rogai por nós!”

Nossa Senhora da Primavera, intercedei por nós!


 

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

21 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DO PANTANAL, Padroeira do Pantanal

Dom Milton Santos, Bispo Diocesano, em documento datado de 21 de setembro de 2001, em comemoração aos 223 anos da cidade de Corumbá, no Estado do Mato Grosso do Sul, reconheceu a Santa como mãe de Jesus e mãe de todos nós, Virgem Maria.

A santa feita pela artesã Ida Santos, da Casa de Massa Barro, tornou-se a Santa protetora do Pantanal.


 ORAÇÃO:

“Ó Virgem Maria Imaculada, Nossa Senhora do Pantanal, que aparecestes à margem do Rio Paraguai na arte do Massabarro através das mãos de pequenos artesãos – Crianças e Jovens –, Modelai em nós Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Irmão, para que na docilidade ao Espírito Santo realizemos no novo milênio a vontade de Deus que é o seu Plano de Amor: Senhora do Pantanal, Protegei o Vosso povo Pantaneiro e o Brasil que vos elegem como Mãe e Protetora. Senhora do Pantanal, nossa fauna, nossa flora e o minério: – dons da Mãe – Natureza em nossas mãos – Para fazermos de tudo "um hino de louvor da criação". Nossa Senhora do Pantanal, Em vosso zelo de Mãe atendei as nossas preces apresentando nossos pedidos junto a Deus-Trindade-Amor. Nossa Senhora do Pantanal, Mãe de Deus, Rogai por nós, agora e sempre. Amém!”
Oração com Aprovação Eclesiástica de Dom Milton Santos (Arcebispo Metropolitano de Cuiabá)

Nossa Senhora do Pantanal, intercedei por nós!


terça-feira, 19 de setembro de 2023

19 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DA SALETTE ou NOTRE DAME DE LA SALETTE


A devoção a Nossa Senhora da Salette foi herdada da França, no século XIX. 

Conta a tradição que na pequena vila de La Salette, situada nos Alpes franceses, dois pastorinhos, Melânia e Maximino, vislumbraram a figura da Virgem Maria, envolvida por uma bola de fogo que mais parecia o sol caído na terra. 

A senhora de fisionomia muito triste e preocupada passou a dirigir-lhes mensagens recomendando ao povo submissão à vontade de Deus, respeito aos preceitos de sua lei, mais religiosidade, mais dedicação à oração e à espiritualidade pessoal.

ORAÇÃO:

“Lembrai-vos, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los. Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho. Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos. Amém”

Nossa Senhora da Salete, intercedei por nós!


 


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

18 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DA DEFESA

Nossa Senhora começou a ser venerada com esse título na Itália, em 572.

O atual Santuário, em Cortina d’Ampezzo, uma cidade de Belluno, no nordeste da Itália, o mais antigo dessa devoção, foi construído em 1750.

Na fachada, acima da porta principal do templo, foi pintado um quadro com a imagem de Nossa Senhora da Defesa, que a representa como surgiu no primeiro milagre.

E no nicho do altar-mor se encontra sua estátua, também a mais antiga, venerada desde o século XIV, ricamente vestida e coroada.

Depois a devoção se espalhou pelo mundo. 

O culto à Nossa Senhora da Defesa chegou ao Brasil através de uma catequista, que trouxe da Itália um quadro dessa imagem de Maria para São Paulo.

Em setembro de 2003, os devotos paulistanos inauguraram a primeira igreja sob essa devoção.

Uma grande estátua da Virgem da Defesa foi entronizada no altar principal para a veneração dos fiéis que a ela recorrem pedindo proteção, contra a violência existente nas grandes cidades, para suas famílias e à comunidade.


 ORAÇÃO:

“Oh! Nossa Senhora da Defesa, virgem poderosa, recorro a Vossa proteção contra todos os assaltos do inimigo, pois Vós sois o terror das forças malignas. Eu seguro no Vosso manto santo e me refúgio debaixo dele para estar guardado, seguro e protegido de todo mal. Mãe Santíssima, Refúgio dos pecadores, Vós recebestes de Deus o poder para esmagar a cabeça da serpente infernal e com a espada levantada afugentar os demônios que querem acorrentar os filhos de Deus. Curvado sobre o peso dos meus pecados venho pedir a Vossa proteção hoje e em cada dia da minha vida, para que vivendo na luz do vosso filho, Nosso Senhor Jesus Cristo eu possa depois desta caminhada terrena, entrar na pátria celeste. Amém!”

Nossa Senhora da Defesa, intercedei por nós!

domingo, 17 de setembro de 2023

17 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DE PENTECOSTES, Padroeira da Fraternidade Jesus Salvador – Salvistas

O ícone original se encontra na Capela Maior do Seminário Nossa Senhora de Pentecostes, na zona sul da cidade de São Paulo.

A sua celebração ocorre no dia 17 de setembro, dia da Fundação da Fraternidade Jesus Salvador, como queria o Fundador e aquele a quem Deus concedeu a inspiração desta devoção, Pe. Gilberto Maria Defina.

Eu nunca encontrei escrito em algum lugar onde Nossa Senhora fosse invocada como Nossa Senhora de Pentecostes. Foi um momento em que minha alma exultou de alegria por essa inspiração (…) tudo seria através de Maria, por meio de Maria, Nossa Senhora de Pentecostes nos traria na evocação de seu espírito a graça do Espírito Santo”. (Pe. Gilberto Mª Defina, sjs - Autobiografia, p. 134).

Papa Bento XVI, na oração do Regina Coeli na Solenidade de Pentecostes do ano de 2010, disse:

"Não existe Igreja sem Pentecostes e não existe Pentecostes sem a Virgem Maria”.


ORAÇÃO:

“Ó Maria, Filha predileta do Pai, Mãe Santíssima do Nosso Senhor Jesus Salvador, Esposa mística do Espírito Santo, Nossa Senhora de Pentecostes. Nós nos consagramos ao vosso maternal amor e vos tomamos como modelo perfeito de louvor a Deus, de santidade, de espírito missionário e evangelizador. Vós que no dia Pentecostes, junto com os apóstolos, ficastes repleta do inefável dom do Espírito Santo, ajudai-nos, na efusão do mesmo Espírito que recebemos no dia do Batismo, sermos constantemente fiéis ao Senhor. Amém.”

Nossa Senhora de Pentecostes, intercedei por nós!

 

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

15 de setembro é dia da BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DAS DORES

A devoção à “Mater Dolorosa”, muito difundida, sobretudo nos países do Mediterrâneo, desenvolveu-se a partir do final do século XI.

Em 1814, o Papa Pio VII a incluiu no calendário litúrgico romano, fixando-a em 15 de setembro, no dia seguinte à festa da Exaltação da Santa Cruz.

Esta devoção foi comprovada pelo “Stabat Mater”, atribuído ao Frei Jacopone de Todi (1230-1306), no qual compôs as "Laudes".

No século XV, encontramos as primeiras celebrações litúrgicas sobre Nossa Senhora das Dores, "em pé" junto à Cruz de Jesus.

Pio X (†1914) determinou que a celebração fosse celebrada em 15 de setembro, um dia após a festa da Exaltação da Santa Cruz, mas não com o título de "Sete Dores de Maria", mas como "Nossa Senhora das Dores".


 

15 de setembro é celebrada a Memória de NOSSA SENHORA DAS DORES

Nossa Senhora das Dores, também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, Beata Maria Virgo Perdolens ou Mater Dolorosa.



O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou-se no ano 1221 no Mosteiro de Schönau, na então Germânia, hoje, Alemanha.

A festa de Nossa Senhora das Dores como hoje a conhecemos, celebrada em 15 de setembro, teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239 através da Ordem dos Servos de Maria, uma ordem profundamente mariana.

A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.

Foi aos pés da Cruz, que Maria viveu a sua dor mais crucial, e onde ela recebeu do Filho a missão de ser a Mãe de todos os homens, Mãe da Igreja (Corpo Místico), Mãe de todos os fiéis.

Foi naquele momento de dor que Jesus disse a ela: Mãe, eis aí o teu filho (este filho está simbolizando a todos os fiéis).

Foi nesse mesmo momento que Jesus disse a São João, que ali representava a todos nós: Filho, eis aí tua mãe.


ORAÇÃO:

"Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a 'Mãe das Dores', para que possamos participar de vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade, de um dia nos alegramos convosco no céu. Amém!"

Nossa Senhora das Dores, intercedei por nós!


 

15 de setembro é dia da memória litúrgica de NOSSA SENHORA DAS ANGÚSTIAS

Certo dia, dois rapazes entraram na ermida da cidade de Granada conduzidos por uma senhora coberta com um manto preto.

Ficaram rezando por algum tempo e depois saíram, deixando a senhora lá.

Os guardiões da ermida, estranhando o fato da senhora continuar em oração, quando o dia já escurecia e era hora de fechar a ermida, foram falar com ela, dando-se conta de que eles tinham tomado por um ser humano uma perfeita escultura. 

Tinham em sua presença a mais exata representação das angústias da Santíssima Virgem ao presenciar e sentir os martírios da paixão e morte de seu Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo!

ORAÇÃO:

“Ó Virgem Maria, Mãe dolorosa, mais afligida que todas as mulheres do mundo, prostrado aos Vossos pés, suplico, por Vossas dores e as de Vosso Amado Filho Crucificado, que me alcanceis o perdão dos meus pecados, a graça de não mais cometê-los e o favor que ora Vos peço, o qual não me negareis, ó Mãe Angustiadíssima (fazer o pedido). E, para melhor comover o Vosso coração, invoco o Vosso amparo com as palavras que se valeu o Vosso Filho, ao encomendar-nos a Vossa maternal piedade, dizendo-Vos: “Mãe, aqui está o Vosso filho”. Atendei-me, ó Nossa Senhora das Angústias, por Vossas sete dores, cobrindo a minha aflição com o Vosso manto de clemência. Assim seja!”

Nossa Senhora das Angústias, intercedei por nós!


 

15 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DA PIEDADE, padroeira de Minas Gerais

Esta memória relembra que Jesus, após o descimento da Cruz, foi entregue aos braços de sua Mãe Santíssima. 


Após o Concílio Vaticano II a festa da “Mãe Dolorosa” assumiu o status de memória obrigatória, celebrada no dia 15 de setembro. 

Em 1958, o Papa São João XXIII proclamou Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais por meio das Letras Apostólicas "Haeret animia".

ORAÇÃO:

“Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe da Piedade, Padroeira e Senhora nossa, recorro à vossa proteção e a vós consagro minha vida de discípulo(a) missionário(a). Em vosso coração, Mãe Compassiva, deposito agora, confiante, minhas súplicas e necessidades. (silêncio para fazer pedido de graça). Alcançai-me o que vos peço, guardai-me na paz, livre de perigos e ciladas, comprometido com a justiça, exemplar na solidariedade, para que o mundo creia e se abra ao amor de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!” (Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte)

Nossa Senhora da Piedade, intercedei por nós!


 

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

14 de setembro é dia de NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ (Erechim)

Com o título de Nossa Senhora da Santa Cruz, Maria Santíssima se manifestou à Dorothéa Menegon Farina, a partir de 1944, até o dia 03/05/1988, na região chamado Lageado Paca, município de Erechim, RS.

O Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz existe desde 1944, depois da aparição de Nossa Senhora, testemunhada por uma habitante de Erechim.

Logo após a segunda aparição, no ano de 1944, uma cruz surgiu sobre o jardim de Dorotéia e, como contam moradores e devotos, nunca mais grama ali cresceu, mesmo depois de tentativas de novo plantio no lugar, ou até mesmo da destruição da marca do milagre.

O local se tornou, um espaço de oração e visita de fiéis que começaram reuniões e romarias em honra de Nossa Senhora e lembrança de Dorotéia Menegon. 

Muitas foram as aparições de Nossa Senhora, de 1944 a 1988, mas cinco delas, aconteciam sempre em datas fixas: 6 de janeiro, 11 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, 3 de maio e 14 de setembro. Nas aparições, Nossa senhora chamava à oração, ao sacrifício e à penitência.

A grande romaria ocorre no dia 14 de setembro.


 ORAÇÃO:

“Nossa Senhora da Santa Cruz, preservai a nós, a nossa família e a nossa pátria, dos males atuais. Nossa Senhora da Santa Cruz, atendei minhas súplicas e traga paz aos nossos corações. Amém!”

“Pelo sinal da Santa Cruz, o Senhor preserve a nós, a nossa família e a nossa pátria dos males atuais. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Nossa Senhora da Santa Cruz, intercedei por nós!


14 de setembro é celebrada a Festa da EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Neste dia da Exaltação da Santa Cruz, não se glorifica a crueldade da Cruz, mas o Amor que Deus manifestou aos homens ao aceitar morrer na Cruz: “Mesmo sendo Deus, Cristo humilhou-se, fazendo-se servo. Eis a exaltação da Cruz de Jesus!" (Papa Francisco). 

O Evangelho, que a liturgia nos propõe na festa da Exaltação da Santa Cruz, diz que Deus pretende construir uma relação de amor com cada um de nós; Ele se oferece na pessoa do seu Filho Jesus, pregado na Cruz. 

Em 13 de setembro de 335, foram consagradas, em Jerusalém, duas igrejas: a da Ressurreição e a do Martyrium.

No dia seguinte, com uma cerimônia solene, houve a ostensão da Cruz, que a Imperatriz Helena havia encontrado, em 14 de setembro de 320.

Em 614, Cosroes II, rei dos Persas, travou uma guerra contra os Romanos e, depois de derrotar Jerusalém, levou consigo, entre os diversos tesouros, também a Cruz de Jesus.

Heráclio, imperador romano de Bizâncio, propôs um pacto de paz com Cosroes, que não aceitou. Diante da sua negação, entrou em guerra com ele e venceu, perto de Nínive, e pediu a restituição da Cruz, e a levou de volta a Jerusalém.

ORAÇÃO:

“Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo. Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo.”

Pelo sinal da santa Cruz,livrai-nos Deus Nosso Senhor,dos nossos inimigos.”

“Senhor Jesus por Tuas chagas fomos curados! Por Tua cruz fomos libertados!”