terça-feira, 23 de maio de 2023

23 de maio é o dia de NOSSA SENHORA DO CENÁCULO

A devoção à Santíssima Virgem do Cenáculo está fundamentada nas Sagradas Escrituras (Cf. At 1,12-14), que falam da presença de Maria no Cenáculo (significa, etimologicamente, lugar de nutrição), junto aos apóstolos e alguns outros discípulos, depois da Ascenção do Senhor, na espera do Espírito Santo. É provável que Maria estivesse também presente quando o Senhor Ressuscitado apareceu aos apóstolos nesse mesmo cenáculo, depois de ter aparecido a Ela em primeiro lugar, de acordo com uma antiga tradição, recolhida por São João Paulo II nas suas Catequeses marianas. O Cenáculo era uma sala grande, situado na cidade de Jerusalém, cedida por um amigo de Jesus. Tal sala conserva-se até hoje em Jerusalém, na chamada “Cidade Velha”, perto do monte Sião. Trata-se de um local importante para a fé cristã, pois ali aconteceu a última ceia, onde Jesus instituiu a Eucaristia, a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes e vários outros fatos marcantes.

ORAÇÃO:

“Santa Maria do Cenáculo, intercedei por nós, para que recebamos do vosso Filho, como os apóstolos em Pentecostes, o Santo Espírito Consolador. Que ele nos faça homens e mulheres novos, que sare as novas feridas e transforme os nossos corações. Intercedei por nós, querida Mãe, para que assim como os apóstolos, nesse mesmo Cenáculo, receberam o Corpo do vosso Filho, na Santa Ceia, nós também o recebamos na Missa, com corações puros e reconciliados, como se fosse a primeira vez. Intercedei para que não falte o alimento aos vossos filhos, nem o vinho da alegria, como fizestes em Caná da Galileia. e apresentai-nos cada dia o vosso Filho, o Pão da Vida, verdadeiro alimento para a vida eterna, Amém.”

Nossa Senhora do Cenáculo, intercedei por nós!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.