domingo, 21 de maio de 2023

21 de maio é o dia da SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

A Ascensão do Senhor é uma solenidade litúrgica. O Catecismo da Igreja Católica (#668) afirma: “A ascensão de Cristo ao céu significa a sua participação, em sua humanidade, no poder e autoridade de Deus”. Em Lucas 24,50-53 e Marcos 16,19 temos: Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos. Ascensão significa libertação, cura e transformação. Com a Ascensão ao Céu conclui-se a vida de "Cristo histórico" e se inicia o tempo da Igreja, ou seja, é quando termina a missão terrena de Jesus e inicia a missão da Igreja.

A Ascensão é uma solenidade litúrgica, comum em todas as Igrejas cristãs, que se celebra no quadragésimo dia após a Páscoa da Ressurreição. São João Crisóstomo e Santo Agostinho já se referiam a esta solenidade. Mas, uma influência incisiva na sua difusão deve-se, provavelmente, a São Gregório Nazianzeno. Visto que este dia cai em uma quinta-feira, sua solenidade foi transferida, em muitos países, para o domingo seguinte.

Com a Ascensão ao Céu, conclui-se a vida de "Cristo histórico" e se inicia o tempo da Igreja. A Comunidade de discípulos, que acolhe o "testemunho" da proclamação do Evangelho, é uma Comunidade ferida, por causa da ausência de um companheiro, Judas. Embora imperfeita, é a esta Comunidade, concreta e real, que Jesus confiou a missão de dar testemunho do seu Evangelho, da sua proposta de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.