domingo, 9 de abril de 2023

09 de abril - DOMINGO DE PÁSCOA - PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR


O Domingo de Páscoa comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado e ali permaneceu até a ressurreição.


A ausência de Jesus e a procura pelo seu corpo na morada dos mortos, o túmulo, reflete uma realidade de trevas na comunidade. Essa situação de ausência de vida e de esperança não se deve à falta da luz física, mas significa que a vida não está triunfando na comunidade, ou seja, a morte está prevalecendo. Sem a experiência do Ressuscitado, a situação da comunidade é caótica, pois essa fica sem rumo, sem saber o que fazer. A remoção da pedra e a ausência do corpo de Jesus causaram, inicialmente, preocupação e espanto, ao invés de alegria e esperança. 


A ressurreição de Jesus não é um retorno à vida anterior para voltar a morrer de forma definitiva. Não se trata de uma simples revitalização de seu cadáver, como poderia ser o caso de Lázaro. Jesus não volta a esta vida, mas entra na Vida definitiva de Deus. Por esta razão, os primeiros pregadores dizem que Jesus foi "exaltado" por Deus (Atos 2,33), e os relatos dos Evangelhos apresentam Jesus já vivendo uma vida que não é a nossa. Os cristãos nunca entenderam a ressurreição de Jesus como uma sobrevivência misteriosa de sua alma imortal. O Jesus ressuscitado não é "uma alma imortal" ou um fantasma. Ele é um homem completo, vivo e concreto que foi libertado da morte com tudo o que constitui sua personalidade. Para os primeiros crentes, não pode faltar corpo a este Jesus ressuscitado, que agora alcançou toda a plenitude de vida. (José A. Pagola - Dabar 1988/25)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.