|
Padroeira da passagem serena para a vida eterna A devoção a Nossa Senhora da Boa Morte é uma expressão profunda de fé na intercessão da Virgem Maria na hora da morte. Essa invocação celebra a morte tranquila de Maria, em paz e graça, como modelo e esperança para os cristãos. É especialmente cultuada por quem deseja uma boa e santa morte, isto é, uma passagem para Deus em estado de graça, cercado de fé e reconciliação.
A expressão “Boa Morte” não se refere à ausência de sofrimento, mas à certeza de que, com Maria, a morte não é o fim, e sim a passagem para a vida eterna. Ao invocá-la como Nossa Senhora da Boa Morte, pedimos que interceda por nós na hora de nossa morte, como rezamos na Ave-Maria.
“Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”
A festa é celebrada tradicionalmente no dia 15 de agosto, unindo-se à Assunção de Nossa Senhora, pois acredita-se que Maria tenha vivido sua “boa morte” antes de ser elevada ao céu em corpo e alma.
No Brasil, a mais conhecida manifestação dessa devoção acontece na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, com a Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras e descendentes de escravizados. É uma celebração que une fé católica, tradição afro-brasileira e luta por dignidade e liberdade. A festa é símbolo de resistência, fé e esperança.
|
| ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA BOA MORTE |
|
Virgem Maria, Mãe Santíssima, vós que fostes consolada por Deus na hora da vossa morte e conduzida à glória eterna, acolhei nossas preces com ternura. Rogai por nós agora e na hora de nossa morte. Alcançai-nos uma passagem serena e confiante, amparada pelos sacramentos, pelo perdão e pela esperança cristã. Nossa Senhora da Boa Morte, rogai por nós! Amém. |

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.