|
Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787) foi um bispo, teólogo, escritor e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). É um dos santos mais influentes da Igreja Católica, especialmente nas áreas da moral cristã e da espiritualidade. Nasceu em 27 de setembro de 1696, em Nápoles, Itália e morreu em 1º de agosto de 1787, em Pagani, Itália. Foi canonizado em 1839, pelo Papa Gregório XVI e declarado Doutor da Igreja em 1871, pelo Papa Pio IX.
Santo Afonso nasceu em uma família nobre e estudou Direito, tornando-se advogado aos 16 anos. No entanto, após perder uma causa por corrupção e perceber a vaidade do mundo, abandonou tudo e ingressou no seminário. Foi ordenado padre aos 30 anos e logo dedicou-se à pregação para os pobres e marginalizados, especialmente nas áreas rurais de Nápoles. Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) em 1732, com o objetivo de evangelizar os mais esquecidos e pobres. Como bispo de Santa Ágata dos Godos, combateu abusos, promoveu a vida sacramental e a catequese. Enfrentou problemas de saúde e perseguições, mas manteve-se fiel à missão.
Santo Afonso foi um grande teólogo moral e defensor da misericórdia de Deus, sempre equilibrando a verdade com a compaixão. Ele se opôs tanto ao rigorismo quanto ao laxismo moral. Escreveu mais de 100 obras, entre elas: Teologia Moral, Glórias de Maria, Preparação para a Morte e Visitas ao Santíssimo Sacramento
Suas obras foram traduzidas para dezenas de línguas e continuam influentes até hoje. A espiritualidade de Santo Afonso era centrada em Jesus no Santíssimo Sacramento, na Devoção à Virgem Maria, na Oração constante e confiante e na missão entre os mais pobres. Ele dizia:
“Quem reza, se salva. Quem não reza, se condena.” |
| ORAÇÃO A SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO |
|
"Ó glorioso Santo Afonso, cheio de amor a Jesus Cristo e Maria Santíssima, exemplo de humildade, zelo e santidade, vós que dedicastes vossa vida à salvação das almas e à pregação da misericórdia divina, intercedei por nós junto ao trono do Senhor. Alcançai-nos, por vossa poderosa intercessão, a graça de viver segundo a vontade de Deus, perseverar na fé, amar a oração, buscar os sacramentos e servir com alegria aos irmãos. Ó doutor da Igreja e patrono dos confessores, ajudai-nos a formar uma consciência reta, a fugir do pecado e a confiar sempre na bondade infinita de nosso Deus. Santo Afonso Maria de Ligório, ensinai-nos a amar a Jesus com o coração puro, a ser devotos da Santíssima Virgem e a viver na esperança da vida eterna. Amém." |

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.