sexta-feira, 8 de agosto de 2025

08 de agosto - DOM PEDRO CASALDÁLIGA

 

Dom Pedro Casaldáliga, uma das figuras mais proféticas da Igreja na América Latina, exemplo de compromisso com os pobres, com a justiça e com o Evangelho vivido até as últimas consequências. 

Nascimento: 16 de fevereiro de 1928, na Espanha. Falecimento: 8 de agosto de 2020, no Brasil. Título: Bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT).

Frase-síntese: “A fé não se vive de joelhos apenas, mas de pé, em marcha.”

Dom Pedro Casaldáliga foi um bispo, poeta, missionário e profeta, conhecido em todo o mundo por sua dedicação radical aos pobres, indígenas, trabalhadores rurais e à causa da justiça social.

Natural da Catalunha (Espanha), chegou ao Brasil como missionário claretiano em 1968. Em 1971 foi nomeado primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso), no coração do Brasil, onde viveu por mais de 50 anos.

Enfrentou a ditadura militar, os latifundiários e a violência contra camponeses e indígenas. Viveu sem posses, com simplicidade extrema, em uma casa de madeira aberta ao povo.

Suas causas: a libertação dos pobres, a reforma agrária, a dignidade indígena, a Igreja dos pobres, os Direitos Humanos, e a Teologia da Libertação. Foi perseguido, ameaçado de morte, mas nunca se calou.

ORAÇÃO A DOM PEDRO CASALDÁLIGA
“Deus da vida e da justiça, nós te louvamos pela vida de Dom Pedro Casaldáliga, missionário do teu Evangelho, profeta do teu Reino, companheiro dos pobres e sem voz.
Dá-nos, como ele, coragem para denunciar o pecado da injustiça, firmeza para seguir teu Filho até a cruz, e ternura para amar os pequenos e excluídos.
Que sua memória nos desafie, sua poesia nos desperte, e seu exemplo nos impulsione a caminhar com os pés no chão e o coração no céu.
Dom Pedro, irmão do povo, rogai por nós, para que sejamos fiéis ao Reino e vivamos a fé com os olhos abertos e as mãos estendidas. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.