quarta-feira, 13 de agosto de 2025

13 de agosto - SANTA DULCE DOS POBRES

 

O anjo bom da Bahia”, Santa Dulce dos Pobres (1914–1992), nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, foi uma religiosa brasileira conhecida por sua dedicação incansável aos mais pobres e doentes. 

Fundadora das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), é a primeira mulher nascida no Brasil canonizada pela Igreja Católica, em 13 de outubro de 2019.

Breve biografia:
• Nascimento: 26 de maio de 1914, em Salvador (BA)
• Entrada na vida religiosa: 1933, tornando-se a Irmã Dulce
• Missão: acolher, cuidar e amar os mais necessitados, mesmo em condições precárias
• Obras: fundou um dos maiores complexos de saúde gratuitos do país
• Falecimento: 13 de março de 1992
• Canonização: pelo Papa Francisco, após reconhecimento de dois milagres
• Festa litúrgica: 13 de agosto, data em que foi recebida na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Mensagem da vida de Santa Dulce:
Santa Dulce viveu a caridade de forma concreta, silenciosa e firme. Ensinou que amar a Deus passa por amar o próximo, especialmente os mais pobres, abandonados e doentes.

O importante é fazer a caridade, não falar de caridade.”
(Santa Dulce dos Pobres)

ORAÇÃO A SANTA DULCE DOS POBRES
Senhor nosso Deus, que concedestes a Santa Dulce dos Pobres um coração cheio de caridade e ternura, especialmente pelos mais sofredores, fazei que, a seu exemplo, saibamos amar e servir com alegria.
Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que com fé vos pedimos: (faça aqui seu pedido) Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós!

Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 - Santa Dulce Lopes Pontes, virgem, Memória

 

ORAÇÃO COLETA
“Ó Deus, que conduzistes Santa Dulce dos Pobres pelo caminho da caridade e da dedicação aos pobres e doentes, concedei-nos, por sua intercessão, servir aos necessitados com o mesmo amor.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

terça-feira, 12 de agosto de 2025

12 de agosto - NOSSA SENHORA DA CABEÇA

 

Nossa Senhora da Cabeça é uma das invocações marianas de grande devoção popular, especialmente na Espanha e também presente em diversas regiões do Brasil. Ela é invocada, principalmente, como protetora das pessoas que sofrem com dores ou doenças na cabeça e problemas mentais ou neurológicos.

A devoção teve origem no Monte Cabezo, na região de Andújar, na Andaluzia (Espanha), onde, segundo a tradição, a Virgem Maria teria aparecido a um pastor no século XIII. A imagem de Nossa Senhora foi encontrada no alto do monte, o que deu origem ao nome Nossa Senhora da Cabeça (em espanhol, Nuestra Señora de la Cabeza). 

No Brasil, a devoção se espalhou principalmente por comunidades rurais e interioranas, onde os fiéis pedem sua intercessão em casos de dores de cabeça, enxaquecas, distúrbios mentais e depressão.

Mensagem da devoção:
Nossa Senhora da Cabeça é consolo para os que sofrem. Ela nos recorda que, mesmo nas dores mais íntimas e invisíveis, Maria está presente como mãe amorosa e intercessora junto a seu Filho, Jesus.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CABEÇA
Ó Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora da Cabeça, Mãe compassiva e intercessora fiel, a Vós recorremos com confiança, pedindo alívio para nossas dores da mente, nossas angústias, tristezas e inquietações.
Cobri-nos com Vosso manto de amor, protegei nossa mente e nosso coração, e alcançai-nos a cura, a paz e a serenidade.
Por Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Senhor. Amém.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

11 de agosto - SANTA CLARA DE ASSIS, fundadora das Irmãs Clarissas

 

Santa Clara de Assis (1193–1253) foi uma jovem nobre italiana que, inspirada por São Francisco de Assis, renunciou a todas as riquezas e abraçou uma vida de pobreza, oração e serviço. 

Ela fundou a Ordem das Clarissas, uma ramificação feminina da Ordem Franciscana, dedicada à vida contemplativa e à confiança radical na providência de Deus.

Breve resumo da vida de Santa Clara:
• Nasceu em Assis, Itália, em uma família nobre.
• Aos 18 anos, deixou secretamente sua casa para seguir São Francisco e consagrar-se a Deus.
• Fundou o Mosteiro de São Damião, onde viveu com suas companheiras em extrema simplicidade e pobreza.
• Escreveu a Regra das Clarissas — a primeira regra religiosa escrita por uma mulher.
• Faleceu em 11 de agosto de 1253 e foi canonizada dois anos depois, em 1255, pelo Papa Alexandre IV.

Mensagem de sua vida:
Santa Clara nos ensina que a verdadeira riqueza está em Deus, e que a alegria pode ser vivida plenamente na simplicidade, na oração e no amor fraterno.

ORAÇÃO A SANTA CLARA
“Santa Clara, mulher de fé e coragem, que seguiu Cristo na pobreza e na oração, ajuda-nos a viver com generosidade e confiança no amor de Deus. Intercede por nós, para que encontremos a paz e a alegria no seguimento de Jesus. Amém.”

Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 - Santa Clara, virgem, Memória

 

ORAÇÃO COLETA
“Senhor nosso Deus, que inspirastes misericordiosamente a santa Clara um profundo amor à pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo a Cristo na pobreza espiritual, mereçamos contemplar-Vos no reino celeste.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

domingo, 10 de agosto de 2025

10 de agosto - Neste segundo domingo do mês vocacional vamos rezar de modo particular pela VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA (DIA DOS PAIS).

 

"O matrimônio é uma vocação, sendo uma resposta à chamada específica para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a Igreja. Por isso, a decisão de se casar e formar uma família deve ser fruto dum discernimento vocacional.” (Papa Francisco)

“Não se nasce pai, torna-se tal... E não se torna pai, apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele. Sempre que alguém assume a responsabilidade pela vida de outrem, em certo sentido exercita a paternidade a seu respeito.” (Papa Francisco)

“Deus confiou à família o projeto de tornar o mundo mais humano.” (Amoris Laetitia, 321)

ORAÇÃO PELA VOCAÇÃO À VIDA FAMILIAR
Senhor, nosso Deus e Pai, Criador da vida e fonte de toda vocação, agradecemos pela dádiva da família, santuário do amor, berço da fé e escola de valores.
Abençoa todas as famílias, para que, fortalecidas pela Tua graça, sejam fiéis ao chamado de viver o amor, o diálogo, o perdão e o serviço.
Suscita, Senhor, nas famílias, o ardente desejo de seguir Teu Filho Jesus, na escuta da Tua Palavra e no testemunho do Evangelho, acolhendo a vida e promovendo a dignidade de todos.
Que cada lar seja um verdadeiro lar cristão, onde floresçam as vocações ao matrimônio, à vida consagrada, ao ministério ordenado e ao serviço no mundo com alegria e esperança.
Maria, Mãe da Sagrada Família, intercede por nós, para que sejamos fiéis à nossa vocação familiar, e sinal do Teu amor no mundo. Amém.

10 a 16 de agosto – SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

 

A Semana Nacional da Família 2025 no Brasil será celebrada de 10 a 16 de agosto, iniciando no Dia dos Pais. 

O tema deste ano está alinhado ao Ano Jubilar e é: 

• Tema: “É tempo de Júbilo em nossa vida” 

• Lema: “Ora, a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5,5)”

A Semana, celebrada na segunda semana de agosto, faz parte do Mês Vocacional.

O evento é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) da CNBB, com o objetivo de valorizar e fortificar os vínculos familiares e engajar todas as gerações e vocações.

ORAÇÃO PARA A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
“Deus e Pai de todos nós, em Jesus, vosso Filho e Senhor Nosso, vós nos fizestes filhos e filhas na família da Igreja. Que a vossa graça e amor ajudem nossas famílias em todos os lugares do mundo a permanecerem unidas na fidelidade ao Evangelho. Que o exemplo da Sagrada Família, com o auxílio de vosso Santo Espírito, guie todas as famílias, especialmente as mais atribuladas, para que sejam lares de comunhão e oração e sempre busquem vossa verdade e vivam em vosso amor. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém. Jesus, Maria e José, rogai por nós!”

10 de agosto - SÃO LOURENÇO, diácono e mártir

 

São Lourenço, um dos mártires mais venerados da Igreja, diácono de Roma, fiel servidor dos pobres e testemunha corajosa da fé em Cristo.

São Lourenço viveu no século III e foi um dos sete diáconos da Igreja de Roma, responsável pela administração dos bens da Igreja e pelo cuidado dos pobres. Servia diretamente ao Papa São Sisto II e era muito amado pelo povo por sua humildade, generosidade e coragem.

Durante a perseguição do imperador Valeriano (ano 258), o Papa Sisto II foi martirizado, e Lourenço, ao ser preso, foi ordenado a entregar as riquezas da Igreja. Ele, com sabedoria e ousadia, apresentou os pobres, doentes e marginalizados, dizendo: "Estes são os verdadeiros tesouros da Igreja."

Por causa disso, foi cruelmente martirizado: foi queimado vivo sobre uma grelha, oferecendo sua vida com alegria e fé. Conta a tradição que ele ainda disse aos seus algozes: "Podem me virar, já estou assado deste lado."

Símbolos e significados 

• Grelha de ferro – instrumento de seu martírio 

• Palma – símbolo do martírio 

• Coração ardente – representa sua fé inabalável e amor a Deus 

• Alegria no sofrimento – modelo de coragem cristã

Virtudes de São Lourenço 

• Caridade com os pobres 

• Coragem no testemunho da fé 

• Amor à Igreja e aos seus irmãos 

• Humildade e senso de humor até no sofrimento

ORAÇÃO A SÃO LOURENÇO
“São Lourenço, fiel diácono da Igreja de Cristo, que serviste com amor os pobres e necessitados, intercede por nós junto ao Senhor.
Dá-nos coragem para testemunhar nossa fé, amor para servir os irmãos, e fidelidade até o fim.
Tu que não temeste a morte e ofereceste tua vida com alegria, ensina-nos a sermos firmes diante das provações.
Ajudai os diáconos, servidores do altar e da caridade, a viverem com santidade sua missão. São Lourenço, rogai por nós! Amém.”

Domingo, 10 de agosto de 2025 - 19º Domingo do Tempo Comum, Ano C - VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA: Dia dos Pais

 


ORAÇÃO COLETA
“Deus eterno e todo-poderoso, a quem, inspirados pelo Espírito Santo, ousamos chamar de Pai, fazei crescer em nossos corações o espírito de adoção filial, para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


sábado, 9 de agosto de 2025

09 de agosto - SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ (Edith Stein)

 

Santa Teresa Benedita da Cruz, também conhecida como Edith Stein, uma mulher de fé profunda, filósofa brilhante, mártir do nazismo e santa da Igreja.

Nasceu em 12 de outubro de 1891 na Breslávia (Alemanha/Polônia). Faleceu como Mártir em 9 de agosto de 1942 em Auschwitz (Polônia).

Padroeira da Europa, Edith Stein nasceu em uma família judia praticante. Era uma intelectual brilhante, doutora em filosofia e discípula de Edmund Husserl. Durante sua juventude, tornou-se ateia, mas ao aprofundar-se na busca pela verdade, encontrou Cristo através da leitura da autobiografia de Santa Teresa d’Ávila.

Em 1922, converteu-se ao catolicismo, sendo batizada com fé firme e consciente. Anos depois, sentiu-se chamada à vida religiosa e ingressou no Carmelo, recebendo o nome de Teresa Benedita da Cruz. Viveu intensamente a vida de oração, sacrifício e comunhão com os sofrimentos do mundo.

Por ser judia, mesmo como católica, foi perseguida pelos nazistas. Em 1942, foi presa e deportada para o campo de concentração de Auschwitz, onde morreu na câmara de gás, oferecendo sua vida como sacrifício de amor e reparação.

Frases marcantes de Edith Stein 

"Quem busca a verdade, busca a Deus, consciente ou inconscientemente." 

"Aceito, desde já, a morte que Deus me preparou, em total submissão à sua santa vontade."

Virtudes e Legado 

• Fé inabalável mesmo em meio à perseguição e sofrimento 

• Intelectualidade a serviço da verdade e da fé 

• Amor profundo à cruz de Cristo 

• Símbolo da reconciliação entre judeus e cristãos 

• Modelo de santidade moderna e padroeira da Europa.

ORAÇÃO A SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ
“Santa Teresa Benedita da Cruz, tu que buscaste a verdade com todo teu ser, e encontraste em Cristo o sentido pleno da vida, intercede por nós.
Ajuda-nos a viver com coragem a fé, a amar a cruz como sinal de salvação, e a oferecer nossa vida em sacrifício de amor pelos irmãos.
Tu que não recuaste diante do ódio e da morte, ensina-nos a permanecer firmes na esperança e a sermos luz no meio das trevas deste mundo.
Santa Teresa Benedita da Cruz, filha de Israel, mártir de Cristo, rogai por nós e por toda a humanidade. Amém.”

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

08 de agosto - DOM PEDRO CASALDÁLIGA

 

Dom Pedro Casaldáliga, uma das figuras mais proféticas da Igreja na América Latina, exemplo de compromisso com os pobres, com a justiça e com o Evangelho vivido até as últimas consequências. 

Nascimento: 16 de fevereiro de 1928, na Espanha. Falecimento: 8 de agosto de 2020, no Brasil. Título: Bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT).

Frase-síntese: “A fé não se vive de joelhos apenas, mas de pé, em marcha.”

Dom Pedro Casaldáliga foi um bispo, poeta, missionário e profeta, conhecido em todo o mundo por sua dedicação radical aos pobres, indígenas, trabalhadores rurais e à causa da justiça social.

Natural da Catalunha (Espanha), chegou ao Brasil como missionário claretiano em 1968. Em 1971 foi nomeado primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso), no coração do Brasil, onde viveu por mais de 50 anos.

Enfrentou a ditadura militar, os latifundiários e a violência contra camponeses e indígenas. Viveu sem posses, com simplicidade extrema, em uma casa de madeira aberta ao povo.

Suas causas: a libertação dos pobres, a reforma agrária, a dignidade indígena, a Igreja dos pobres, os Direitos Humanos, e a Teologia da Libertação. Foi perseguido, ameaçado de morte, mas nunca se calou.

ORAÇÃO A DOM PEDRO CASALDÁLIGA
“Deus da vida e da justiça, nós te louvamos pela vida de Dom Pedro Casaldáliga, missionário do teu Evangelho, profeta do teu Reino, companheiro dos pobres e sem voz.
Dá-nos, como ele, coragem para denunciar o pecado da injustiça, firmeza para seguir teu Filho até a cruz, e ternura para amar os pequenos e excluídos.
Que sua memória nos desafie, sua poesia nos desperte, e seu exemplo nos impulsione a caminhar com os pés no chão e o coração no céu.
Dom Pedro, irmão do povo, rogai por nós, para que sejamos fiéis ao Reino e vivamos a fé com os olhos abertos e as mãos estendidas. Amém.”

08 de agosto - SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

 

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos), grande amante da Palavra e da verdade, e homem de profunda fé e caridade.

São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, na Espanha, por volta de 1170. Desde jovem, destacava-se por sua inteligência e vida de oração. Tornou-se sacerdote e cônego. Ao viajar com seu bispo pela Europa, Domingos se deparou com heresias e ignorância religiosa que levavam muitos a se afastarem da fé.

Sentiu-se chamado por Deus a evangelizar pela pregação fiel à doutrina e pelo testemunho de vida pobre e santa. Assim nasceu a Ordem dos Pregadores (Ordem Dominicana), aprovada em 1216, com o lema: “Contemplar e transmitir aos outros o que foi contemplado.”

Domingos e seus seguidores percorriam cidades e vilarejos a pé, pregando, estudando e vivendo em fraternidade, sempre unidos à Igreja. Ele também foi um grande devoto de Nossa Senhora e é considerado impulsionador do Rosário. Faleceu em 6 de agosto de 1221, em Bolonha (Itália), e foi canonizado em 1234.

Virtudes de São Domingos 

• Amor profundo à verdade e à Sagrada Escritura 

• Vida de oração e penitência 

• Espírito missionário e educador da fé 

• Fundador de uma família religiosa que serviu à Igreja com sabedoria e humildade.

ORAÇÃO A SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“São Domingos, fiel servidor de Cristo e pregador da Verdade, intercede por nós, para que, como tu, sejamos iluminados pela Palavra de Deus e a anunciemos com coragem e amor.
Ensina-nos a unir o estudo com a oração, a caridade com a verdade, e o zelo apostólico com a humildade do coração.
Tu que viveste na pobreza e na confiança total em Deus, ajuda-nos a caminhar com fé, servindo à Igreja com alegria e entrega.
São Domingos de Gusmão, rogai por nós, para que sejamos fiéis discípulos e missionários do Evangelho. Amém.”

Sexta-feira, 8 de agosto de 2025 - São Domingos, presbítero, Memória

 


ORAÇÃO COLETA
“Venha, Senhor, em auxílio da vossa Igreja são Domingos, ilustre pregador da verdade, para que sejamos sempre iluminados pela sua doutrina e protegidos pela sua intercessão.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


quarta-feira, 6 de agosto de 2025

06 de agosto - BOM JESUS DOS PASSOS

 

A devoção ao Bom Jesus dos Passos é profundamente ligada à Paixão de Cristo e muito presente na religiosidade popular, especialmente no Brasil, em lugares como Salvador (BA), Florianópolis (SC), São João del-Rei (MG), entre outros.

O Bom Jesus dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo durante sua caminhada dolorosa até o Calvário, carregando a cruz. A expressão “dos Passos” refere-se aos “passos da Paixão”, ou seja, às etapas que Jesus percorreu em sua entrega total por amor à humanidade.

A imagem do Bom Jesus dos Passos costuma representar: 

• Jesus com a cruz nos ombros, 

• com expressão de dor, mas também de compaixão, 

• coroado de espinhos e ferido, mas digno e cheio de amor.

ORAÇÃO AO BOM JESUS DOS PASSOS
“Ó Bom Jesus dos Passos, que aceitaste com amor carregar a cruz por nossos pecados, olhai para nós com misericórdia e compaixão.
Dá-nos força para suportar os sofrimentos da vida, coragem para carregar nossas cruzes e fé para caminhar contigo, mesmo nas noites mais escuras.
Ensina-nos a amar como Tu amaste, a perdoar como Tu perdoaste, e a confiar no Pai, mesmo quando tudo parece desabar.
Bom Jesus dos Passos, caminha conosco em cada passo da vida. Que tua cruz nos lembre do amor que salva e tua entrega nos inspire a seguir-te com fidelidade. Amém.”

06 de agosto - TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

 

A Transfiguração do Senhor foi um momento em que Jesus revelou a glória divina que estava escondida sob sua humanidade, conforme evangelhos de Mateus 17,1-9, Marcos 9,2-10 e Lucas 9,28-36. 

Ele subiu a um monte (tradicionalmente o Monte Tabor) com Pedro, Tiago e João, e diante deles, seu rosto brilhou como o sol e suas roupas tornaram-se brancas como a luz. Apareceram com Ele Moisés e Elias, representando a Lei e os Profetas, e uma voz do céu disse: “Este é o meu Filho amado, escutai-o!” (Mt 17,5) Foi um momento de revelação, para fortalecer os discípulos antes da paixão e cruz que viriam.

Significado espiritual 

• Revela a glória divina de Cristo, antecipando sua ressurreição; 

• Confirma que Jesus é o Filho de Deus e o centro da fé cristã; 

• Mostra que o caminho da cruz conduz à luz e à vitória; 

• É convite a “subir ao monte” com Jesus, na oração e na contemplação.

ORAÇÃO NA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
“Senhor Jesus, no alto do monte revelaste tua glória aos discípulos, para que, fortalecidos pela luz da Tua presença, pudessem suportar a escuridão da cruz.
Transfigura também nossa vida, nossas dores, nossos medos e nossas esperanças. Dá-nos olhos para ver além das aparências, fé para escutar tua voz e coragem para seguir-te no caminho da cruz e da glória.
Faze-nos testemunhas da tua luz no mundo marcado por sombras. E que, guiados por ti, alcancemos contigo a plenitude da vida. Amém.”

Quarta-feira, 6 de agosto de 2025 - Transfiguração do Senhor, Festa, Ano C

 


ORAÇÃO COLETA
“Senhor nosso Deus, que, na gloriosa Transfiguração do vosso Filho unigênito, confirmastes os mistérios da fé com o testemunho da Lei e dos Profetas, e, de modo admirável, anunciastes a adoção filial perfeita, fazei que, escutando a palavra do vosso amado Filho, mereçamos participar na sua glória.
Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


terça-feira, 5 de agosto de 2025

05 de agosto - NOSSA SENHORA DE COPACABANA (Rio de Janeiro)

 

Nossa Senhora de Copacabana é a padroeira original da cidade de Copacabana na Bolívia, mas o bairro Copacabana no Rio de Janeiro também recebeu esse nome em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana, cuja devoção chegou com os colonizadores espanhóis e portugueses.

Hoje, o bairro é um dos mais conhecidos do mundo, e embora Nossa Senhora de Copacabana não seja oficialmente padroeira do Rio de Janeiro (cuja padroeira é São Sebastião), ela é venerada por muitos fiéis na paróquia que leva seu nome no coração do bairro.

Origem da devoção 

A devoção a Nossa Senhora de Copacabana nasceu no século XVI, às margens do Lago Titicaca, na atual Bolívia. Um pescador indígena chamado Tito Yupanqui esculpiu uma imagem da Virgem Maria que foi reconhecida como milagrosa. Em pouco tempo, tornou-se centro de intensa peregrinação e símbolo de unidade entre culturas indígenas e cristãs. 

Quando a devoção chegou ao Brasil, foi homenageada ao batizar uma pequena capela à beira-mar, no que hoje é o bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Com o tempo, o nome do lugar se expandiu, e a imagem mariana passou a ser referência espiritual para os moradores da região.

Significado espiritual 

Nossa Senhora de Copacabana é a Virgem que caminha com seu povo, que acolhe pescadores, trabalhadores, mães, crianças e todos os que se abrigam sob sua proteção. Ela é lembrada como: 

• Mãe da Esperança, que intercede junto a Jesus por seus filhos; 

• Protetora dos mares e da vida simples do povo; 

• Símbolo de unidade entre culturas e raças, unindo céu e terra em um só amor.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE COPACABANA
“Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tu que apareceste às margens do lago, e escolheste estar junto ao povo simples, acolhe também nossos corações à beira-mar.
Nossa Senhora de Copacabana, tu que intercedes por teus filhos com ternura, protege este bairro, esta cidade, este povo. Guia-nos nas tempestades da vida, e leva-nos sempre ao teu Filho Jesus.
Faz de nós instrumentos da paz, ensinando-nos a viver com humildade, fé, solidariedade e esperança.
Nossa Senhora de Copacabana, rogai por nós! Amém.”

05 de agosto - NOSSA SENHORA DAS NEVES também invocada como SANTA MARIA MAIOR

 

O título "Nossa Senhora das Neves" está ligado a uma antiga e bela tradição do século IV. Segundo a história, um casal nobre e piedoso de Roma, sem filhos e desejoso de consagrar sua herança à Virgem Maria, teve uma visão em sonho em que Nossa Senhora indicava o local onde ela queria uma igreja construída: no monte Esquilino, coberto de neve, em pleno verão romano, no dia 5 de agosto.

O Papa Libério, tendo tido o mesmo sonho, viu a neve milagrosa e mandou construir ali a igreja — que se tornaria a Basílica de Santa Maria Maior, a primeira grande igreja do Ocidente dedicada à Mãe de Deus. Por isso, o título “das Neves” lembra esse milagre e expressa a ternura e a presença de Maria em meio às dificuldades do povo cristão.

Significado espiritual 

• Maria é sinal de esperança em tempos difíceis, como a neve inesperada em pleno verão; 

• É Mãe acolhedora, que deseja fazer de nossos corações e comunidades uma “casa de Deus”; 

• É a Mãe da Igreja, que intercede por nós e nos acompanha em nossa peregrinação da fé.

A devoção a Nossa Senhora das Neves está diretamente ligada à Basílica de Santa Maria Maior, a mais antiga igreja do Ocidente dedicada à Virgem Maria, construída em Roma.

Por isso, a festa do dia 5 de agosto celebra ao mesmo tempo: 

• A dedicação da basílica mariana em Roma; 

• E a devoção a Nossa Senhora das Neves, título que lembra o sinal do céu e a ternura da Mãe de Deus.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS NEVES
“Virgem Santíssima, Nossa Senhora das Neves, tu que manifestaste teu amor e tua presença por meio do milagre da neve em pleno verão, ajuda-nos a reconhecer os sinais de Deus em nossa vida.
Faz de nossos corações morada do Senhor, dá-nos paz nas tempestades, esperança nas provações e fidelidade em todos os caminhos.
Intercede pelas famílias, pelas crianças, pelos que sofrem e pelos que buscam consolo. Que sob teu manto puro como a neve, encontremos refúgio e força para seguir Jesus.
Nossa Senhora das Neves, roga por nós e por toda a Igreja. Amém.”

05 de agosto - DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR, também conhecida como IGREJA DE SANTA MARIA DAS NEVES

 

A Basílica de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore), em Roma, é a primeira e maior igreja do Ocidente dedicada à Virgem Maria. A festa de sua dedicação recorda a importância da presença materna de Maria na vida da Igreja.

Foi construída no século V, após o Concílio de Éfeso (431), que proclamou solenemente Maria como Mãe de Deus (Theotókos). 

Segundo a tradição, a Virgem Maria teria indicado, por meio de uma neve milagrosa em pleno verão, o local exato onde deveria ser erguido o templo. Por isso, essa festa também é chamada de Nossa Senhora das Neves.

A basílica é uma das quatro basílicas papais de Roma e conserva relíquias como o berço do Menino Jesus, além de mosaicos marianos antiquíssimos.

Significado espiritual da festa 

• Celebra a maternidade divina de Maria; 

• Recorda que Maria é modelo e mãe da Igreja; 

• Reforça a importância de lugares santos onde o povo se reúne para louvar a Deus e honrar a Virgem Maria; 

• É ocasião para rezarmos pela Igreja universal, pois Maria é invocada como Rainha e protetora de todos os povos.

ORAÇÃO NA DEDICAÇÃO DA
BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR
“Ó Deus, que quisestes habitar entre nós no seio puríssimo da Virgem Maria, nós vos agradecemos por este sinal de amor celebrado na dedicação da Basílica de Santa Maria Maior.
Que, sob o olhar materno de Maria Santíssima, a Igreja cresça em unidade e santidade, seja casa de oração e acolhimento, e sinal visível do vosso Reino entre nós.
Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, guiai nossos passos, protegei nossas famílias, e ajudai-nos a construir uma Igreja fiel, humilde e missionária.
Santa Maria Maior, rogai por nós! Amém.”

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

04 de agosto - SÃO JOÃO MARIA BATISTA VIANNEY, Cura de Ars, Padroeiro do Clero

 

São João Maria Batista Vianney nasceu em 1786, em Dardilly, na França. Viveu em tempos difíceis para a Igreja, durante e após a Revolução Francesa. De inteligência simples, enfrentou muitas dificuldades para ser ordenado padre, mas nunca desistiu.

Foi enviado à pequena aldeia de Ars, onde viveu com profunda vida de oração, penitência e caridade. Ficou conhecido como o Cura d’Ars. Passava até 16 horas por dia no confessionário, acolhendo milhares de peregrinos que vinham ouvir sua palavra sábia e buscar reconciliação com Deus.

Era humilde, pobre, e tinha o coração totalmente voltado para Deus e para o povo. Morreu em 1859 e foi canonizado em 1925. É um modelo de sacerdote zeloso, santo e pastor segundo o Coração de Cristo.

Frases de São João Maria Vianney 

• “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus.” 

• “A oração é a elevação da alma a Deus.”

• “Se compreendêssemos o que é a Missa, morreríamos de amor.”

ORAÇÃO A SÃO JOÃO MARIA BATISTA VIANNEY
“Deus de misericórdia, que concedestes a São João Maria Vianney um coração ardente de amor por Ti e pelos irmãos, fazei que, por sua intercessão, nasçam e perseverem santos sacerdotes em tua Igreja.
Dá-nos também, Senhor, um coração simples, capaz de acolher, perdoar, servir e rezar, como ele fez ao longo de toda a sua vida.
São João Maria Vianney, padroeiro dos padres, intercede por todos os ministros ordenados, para que sejam pastores humildes, fiéis, e apaixonados pelo Reino de Deus.
Ajuda-nos a amar a Eucaristia, a confiar no sacramento da reconciliação e a viver com alegria nossa vocação batismal. Amém.”

Segunda-feira, 4 de agosto de 2025 - São João Maria Vianney, presbítero, Memória

 


ORAÇÃO COLETA
“Deus onipotente e misericordioso, que fizestes de são João Maria Vianney um sacerdote admirável no zelo pastoral, concedei-nos que, imitando o seu exemplo, ganhemos para Vós, no amor de Cristo, os nossos irmãos e, com eles, alcancemos a glória eterna.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


04 de agosto - SÃO ARISTARCO DE TESSALÔNICA

 

Aristarco de Tessalônica foi um discípulo e companheiro de missão de São Paulo. Ele aparece várias vezes no Novo Testamento como colaborador fiel e sofredor nas tribulações pelo Evangelho.

Era natural de Tessalônica, uma cidade da Macedônia (atual Grécia).

Foi companheiro de Paulo durante sua terceira viagem missionária.

Esteve ao lado de Paulo na revolta em Éfeso (At 19,29), onde foi agredido por causa da fé.

Viajou com Paulo à Macedônia e Ásia Menor (At 20,4) e o acompanhou até Roma, como “companheiro de prisão” (Cl 4,10). 

É citado por São Paulo com grande estima e fidelidade (cf. Fl 1,24).

A tradição cristã o venera como mártir da fé, alguém que compartilhou os sofrimentos de Cristo e participou ativamente da expansão da Igreja nascente.

ORAÇÃO A SÃO ARISTARCO DE TESSALÔNICA
“Deus de bondade e fidelidade, que escolhestes São Aristarco para ser fiel companheiro de São Paulo missão e nas tribulações, concedei-nos, por sua intercessão, perseverança na fé, coragem nas dificuldades e amor ardente ao Evangelho.
São Aristarco, discípulo fiel, ensina-nos a caminhar com Cristo, mesmo quando isso exige renúncia e sacrifício. Ajudai-nos a ser firmes no testemunho cristão, servindo com humildade e generosidade.
Que, assim como tu, sejamos também missionários da esperança e da verdade, em todos os lugares onde o Senhor nos enviar. Amém.”

domingo, 3 de agosto de 2025

03 de agosto - Neste primeiro domingo do mês vocacional vamos rezar de modo particular pela Vocação para o Ministério Ordenado (Diáconos, Padres e Bispos).

 

O Ministério Ordenado é uma vocação especial que nasce do chamado de Deus e se concretiza na ordenação sacramental, conferida pela Igreja. É composto por três graus:

Diaconato (ou diaconado) – o diácono é chamado a servir na liturgia, na Palavra e na caridade. 

Presbiterado – o padre age em nome de Cristo, presidindo os sacramentos e cuidando do povo de Deus. 

Episcopado – o bispo é sucessor dos apóstolos e tem a plenitude do sacerdócio, com missão de ensinar, governar e santificar.

Ser ministro ordenado é: 

  • Ser testemunha da presença de Cristo entre o povo; 
  • Dedicar a vida totalmente a Deus e à Igreja; 
  • Servir com amor, humildade e fidelidade; 
  • Guiar, santificar e ensinar em nome de Cristo.

A vocação ao Ministério Ordenado é dom de Deus e missão na Igreja. É preciso escutar o chamado, discernir com ajuda espiritual e estar disposto a responder com generosidade e entrega total.

Trata-se de ser presença de Cristo Pastor no meio do rebanho. É uma vida de serviço, celibato, oração e dedicação à comunidade.

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
“Jesus mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.
Daí coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis, como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.” (Paulo VI)

Domingo, 3 de agosto de 2025 - 18º Domingo do Tempo Comum, Ano C - VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO: Diáconos, Padres e Bispos

 


ORAÇÃO COLETA
“Assisti, Senhor, os vossos fiéis e cumulai com vossa inesgotável bondade, aqueles que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

03 de agosto - SANTA LÍDIA

 

Santa Lídia de Tiatira foi uma mulher de fé mencionada no Novo Testamento (Atos dos Apóstolos 16,11-15). Comerciante de púrpura (um tecido de luxo), era uma mulher independente e influente. Tornou-se a primeira pessoa na Europa a se converter ao cristianismo, após ouvir a pregação de São Paulo na cidade de Filipos (Macedônia).

O texto bíblico diz que “o Senhor abriu o coração dela para aderir às palavras de Paulo” (At 16,14). Após seu batismo, ela acolheu os missionários em sua casa, que passou a ser ponto de encontro da comunidade cristã nascente.

Santa Lídia é exemplo de acolhimento generoso, abertura ao Espírito Santo, liderança feminina na Igreja primitiva e coragem para viver a fé em um contexto pagão.

ORAÇÃO À SANTA LÍDIA
“Santa Lídia, mulher de fé e coração aberto, tu ouviste a Palavra de Deus e acolheste a Boa-Nova com alegria. Ajuda-nos a escutar com atenção a voz do Senhor e a responder com generosidade ao Seu chamado.
Tu abriste tua casa à Igreja nascente, ensina-nos a fazer de nossos lares lugares de paz, oração e acolhimento fraterno.
Intercede por todas as mulheres, especialmente as que vivem sua vocação no trabalho, na família, na missão e na comunidade.
Santa Lídia, que foste fiel discípula de Cristo, rogai por nós, para que sejamos firmes na fé, solícitos no serviço e corajosos no testemunho do Evangelho. Amém.”

sábado, 2 de agosto de 2025

02 de agosto - NOSSA SENHORA DOS ANJOS

 

Nossa Senhora dos Anjos é um dos títulos mais antigos da Virgem Maria. Esse título expressa sua realeza espiritual sobre os anjos de Deus, reconhecendo-a como Rainha Celeste e medianeira entre o céu e a terra.

A festa de Nossa Senhora dos Anjos, celebrada em 2 de agosto, tem uma ligação especial com São Francisco de Assis, que tinha profunda devoção à pequena capela chamada Porciúncula, dedicada a ela. Foi lá que nasceu a Ordem Franciscana, e onde São Francisco recebeu a indulgência da Porciúncula, um grande dom espiritual de perdão e misericórdia.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DOS ANJOS
"Virgem puríssima, Rainha dos Anjos e Mãe de misericórdia, a vós elevamos nosso coração suplicante.
Cobri-nos com vosso manto de luz, protegei-nos de todo mal e guiai-nos no caminho da salvação. Como Mãe dos Anjos, intercedei por nós junto ao vosso Filho Jesus, para que sejamos fortalecidos na fé e sustentados na esperança.
Nossa Senhora dos Anjos, guardai nossas famílias, nossas vocações, e ajudai-nos a ser instrumentos da paz e do bem.
Por vossa intercessão, possamos um dia louvar a Deus no céu, junto aos anjos e santos, para sempre. Amém. "

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

01 de agosto - SETE IRMÃOS MÁRTIRES MACABEUS E SANTO ELEAZAR

 

Os Sete Irmãos Macabeus, junto com sua mãe corajosa e o velho mestre Eleazar, viveram no século II a.C., durante a perseguição religiosa do rei Antíoco IV Epifânio, que tentou obrigar os judeus a abandonar sua fé e costumes.

Santo Eleazar, ancião e sábio escriba, recusou-se a comer carne proibida pela Lei de Deus. Preferiu morrer a dar um mau exemplo. Os sete irmãos, inspirados pela mãe, também preferiram a morte com tortura a desobedecer a Deus.

A mãe dos sete irmãos testemunhou o martírio dos filhos e os encorajou até o fim, oferecendo-os a Deus com heroísmo.

Eles são exemplo de fé inquebrantável, coragem diante da perseguição e esperança na ressurreição.

ORAÇÃO AOS SETE IRMÃOS MÁRTIRES MACABEUS E SANTO ELEAZAR
Deus eterno e todo-poderoso, que destes aos sete irmãos Macabeus e ao sábio Eleazar a graça de preferirem a morte a violar vossa Lei, concedei também a nós, por sua intercessão, uma fé firme, coragem nas provações e fidelidade inabalável aos vossos mandamentos.
Santo Eleazar, ancião justo, mestre da sabedoria e da fidelidade, intercedei por nós, para que sejamos firmes diante das tentações e não temamos os desafios da verdade.
Sete irmãos mártires, com vossa mãe corajosa, sois testemunhas do amor a Deus acima de tudo.
Alcançai-nos a graça de viver com retidão, defendendo a fé com coragem, mesmo diante das perseguições.
Senhor, que o sangue destes vossos servos não tenha sido derramado em vão, mas frutifique em nós, fortalecendo nossa fé e esperança. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


01 de agosto - SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

 

Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787) foi um bispo, teólogo, escritor e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). É um dos santos mais influentes da Igreja Católica, especialmente nas áreas da moral cristã e da espiritualidade.

Nasceu em 27 de setembro de 1696, em Nápoles, Itália e morreu em 1º de agosto de 1787, em Pagani, Itália. Foi canonizado em 1839, pelo Papa Gregório XVI e declarado Doutor da Igreja em 1871, pelo Papa Pio IX. Santo Afonso nasceu em uma família nobre e estudou Direito, tornando-se advogado aos 16 anos. No entanto, após perder uma causa por corrupção e perceber a vaidade do mundo, abandonou tudo e ingressou no seminário.

Foi ordenado padre aos 30 anos e logo dedicou-se à pregação para os pobres e marginalizados, especialmente nas áreas rurais de Nápoles. Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) em 1732, com o objetivo de evangelizar os mais esquecidos e pobres.

Como bispo de Santa Ágata dos Godos, combateu abusos, promoveu a vida sacramental e a catequese. Enfrentou problemas de saúde e perseguições, mas manteve-se fiel à missão. Santo Afonso foi um grande teólogo moral e defensor da misericórdia de Deus, sempre equilibrando a verdade com a compaixão. Ele se opôs tanto ao rigorismo quanto ao laxismo moral.

Escreveu mais de 100 obras, entre elas: Teologia Moral, Glórias de Maria, Preparação para a Morte e Visitas ao Santíssimo Sacramento Suas obras foram traduzidas para dezenas de línguas e continuam influentes até hoje.

A espiritualidade de Santo Afonso era centrada em Jesus no Santíssimo Sacramento, na Devoção à Virgem Maria, na Oração constante e confiante e na missão entre os mais pobres.

Ele dizia: “Quem reza, se salva. Quem não reza, se condena.”

ORAÇÃO A SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
"Ó glorioso Santo Afonso, cheio de amor a Jesus Cristo e Maria Santíssima, exemplo de humildade, zelo e santidade, vós que dedicastes vossa vida à salvação das almas e à pregação da misericórdia divina, intercedei por nós junto ao trono do Senhor.
Alcançai-nos, por vossa poderosa intercessão, a graça de viver segundo a vontade de Deus, perseverar na fé, amar a oração, buscar os sacramentos e servir com alegria aos irmãos.
Ó doutor da Igreja e patrono dos confessores, ajudai-nos a formar uma consciência reta, a fugir do pecado e a confiar sempre na bondade infinita de nosso Deus.
Santo Afonso Maria de Ligório, ensinai-nos a amar a Jesus com o coração puro, a ser devotos da Santíssima Virgem e a viver na esperança da vida eterna. Amém."


01 de agosto - MÊS DAS VOCAÇÕES, na Igreja no Brasil.

 


O Mês Vocacional é celebrado anualmente no mês de agosto pela Igreja Católica, no Brasil.
A cada domingo, a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica:
  • Vocação para o Ministério Ordenado (Diáconos, Padres e Bispos)
  • Vocação para a Vida em Família
  • Vocação para a Vida Consagrada (Religiosos/as e Consagrados/as Seculares)
  • Vocação para os Ministérios e Serviços nas Comunidades
  • E quando há, quinto domingo, celebra-se o dia do catequista
O Mês Vocacional convida a Igreja no Brasil a considerar o chamado que Deus faz a cada um nas diferentes vocações.
ORAÇÃO
"Senhor, que enviaste Teu Filho ao mundo para nos revelar Teu amor e nos chamar à santidade, nós Vos pedimos: despertai em nós, jovens e adultos, o desejo de corresponder ao Vosso chamado.
Que a exemplo de Maria, nossa Mãe, e de tantos santos e santas, possamos ser peregrinos de esperança, anunciando a Boa Nova do Reino.
Concedei-nos a graça de discernir a nossa vocação e de colocar nossos dons e talentos a serviço da Igreja e da humanidade.
Fortalecei em nós o ardor missionário, para que, com alegria e generosidade, possamos testemunhar o Vosso amor no mundo. Amém."

01 de agosto - Iniciamos o MÊS VOCACIONAL na Igreja no Brasil.

 


TEMA: PEREGRINOS PORQUE CHAMADOS
LEMA: “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5)
O tema do mês vocacional “Peregrinos porque chamados” evidencia dois predicados cristãos: peregrinos e chamados. O primeiro deles remete a imagem do caminho, pois toda peregrinação consiste em alcançar uma meta, que precisa ser clara.
No ano de 2025 a Igreja no Brasil celebra a 44ª edição do mês vocacional, desde a instituição da campanha em 1981, fazendo desta iniciativa um grande mutirão de animação vocacional nas comunidades espalhadas por todas as regiões do país. Este ano é marcado pelo jubileu ordinário, ou seja, a Igreja vive um Ano Santo, onde cada um é convidado a fazer um caminho de oração, penitência e de realização autêntica da vocação.
O tema proposto pelo Papa Francisco é a esperança, virtude pela qual se fundamenta toda a vocação e consequentemente toda a missão, por isso o convite para que todos sejam no mundo sinais de esperança.
Peregrinos: representa o caminho e as etapas do discernimento vocacional.
Chamados: reflete a resposta ao convite de Deus, inspirada pela virtude da esperança.
O tema e o lema deste mês vocacional interpelam a descobrir o amor de Deus e a ser homens e mulheres de esperança.
O tema do mês vocacional de 2025 é "chamados", que convida a Igreja a considerar o chamado que Deus faz a cada pessoa nas diferentes vocações.
O Tema, “Peregrinos porque chamados” — destaca a jornada de fé e o chamado de Deus, inspirando as comunidades a redescobrirem o itinerário vocacional (despertar, discernir, acompanhar, cultivar).
O Lema, vem da mensagem do Papa Francisco para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, e nos impulsiona a viver com esperança e missão, sendo “sinais de esperança no mundo”.
ORAÇÃO
Senhor da vida e da história, nós te louvamos por nos chamar a caminhar contigo! Somos teus filhos e filhas, peregrinos neste mundo, seguindo os passos de Jesus, teu Filho amado.
Tu nos chamas, Senhor, por amor. Chamaste Abraão a sair de sua terra, chamaste Maria a acolher teu Filho, chamaste os discípulos a deixarem tudo por ti. Hoje, também nós somos chamados a viver tua missão!
Neste Mês Vocacional, renova em nós o ardor da fé, a alegria do Evangelho e a coragem de responder com generosidade ao teu chamado. Desperta nossas comunidades para acolher, escutar e acompanhar aqueles que buscam seu caminho de vida e missão.
Que cada vocação – laical, matrimonial, consagrada ou ministerial – seja sinal do teu Reino no meio do povo, e que, como peregrinos da esperança, caminhemos juntos, sustentados pela tua graça.
Maria, Mãe das vocações, ensina-nos a dizer "sim" com amor e confiança. Amém.


Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 - Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, Memória

 


ORAÇÃO COLETA
“Senhor nosso Deus, que despertais continuamente na vossa Igreja novos exemplos de virtude, fazei que, imitando santo Afonso Maria de Ligório no seu zelo pela salvação das almas, alcancemos, com ele, a recompensa celeste.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

quinta-feira, 31 de julho de 2025

31 de julho - SANTO INÁCIO DE LOYOLA

 


Santo Inácio de Loyola (1491–1556) foi o fundador da Companhia de Jesus, os Jesuítas, e é um dos grandes santos reformadores da Igreja Católica no século XVI.
Mestre do discernimento espiritual e exemplo de entrega total à vontade de Deus.
Sua vida é marcada por uma profunda conversão espiritual e por um legado duradouro de educação, espiritualidade e missão.
Nascimento: 1491, em Loyola, no País Basco (Espanha).
Juventude: Foi um cavaleiro da corte e teve uma vida voltada à vaidade e glória mundana.
Conversão: Ferido em batalha (1521), teve que se recuperar, e durante a convalescença leu a vida de Jesus e de santos. Essa experiência transformou seu coração.
Vida espiritual: Abandonou a vida militar e passou a buscar a vontade de Deus com intensidade. Retirou-se para oração e penitência em Manresa, onde escreveu os primeiros rascunhos dos Exercícios Espirituais.
Estudos e missão: Estudou teologia em Paris, onde formou um grupo de amigos com quem fundaria a Companhia de Jesus em 1534.
Fundação dos Jesuítas: Aprovada pelo Papa em 1540, a Companhia se dedicou à educação, missões e defesa da fé católica.
Morte: Faleceu em 31 de julho de 1556, em Roma.
Legado Espiritual:
Exercícios Espirituais: Obra-prima de discernimento e aprofundamento na relação com Deus.
Discernimento dos espíritos: Um dos maiores ensinamentos de Inácio é a importância de escutar os movimentos interiores da alma para reconhecer a vontade de Deus.
Formação e educação: Os jesuítas criaram colégios e universidades em todo o mundo, focando na excelência acadêmica e na formação integral do ser humano.
Missão: O lema da Companhia de Jesus é "Ad maiorem Dei gloriam" — Para a maior glória de Deus.

ORAÇÃO A SANTO INÁCIO DE LOYOLA
ORAÇÃO A SANTO INÁCIO DE LOYOLA Ó glorioso Santo Inácio de Loyola, servo fiel de Cristo e mestre da oração, tu que encontraste Deus em todas as coisas e entregaste tua vida ao serviço do Evangelho, ensina-nos a buscar sempre a maior glória de Deus. Alcança-nos a graça do discernimento, para que, em meio às decisões da vida, possamos escutar a voz do Senhor com clareza e segui-Lo com generosidade.
Tu que disseste: “Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade…”, ajuda-nos a confiar plenamente em Deus, a deixar de lado nossos medos e vaidades, e a servir com amor onde Ele quiser nos enviar.
Santo Inácio, pai espiritual de tantos corações, intercede por nós para que sejamos corajosos na fé, humildes na missão e alegres no caminho do Reino. Amém.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!


Quinta-feira, 31 de julho de 2025 - Santo Inácio de Loyola, presbítero, Memória

 


ORAÇÃO COLETA
“Senhor nosso Deus, que suscitastes na vossa Igreja santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, concedei que, à sua imitação e com o seu auxílio, combatendo o bom combate na terra, participemos da sua vitória no céu.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


quarta-feira, 30 de julho de 2025

30 de julho - SÃO PEDRO CRISÓLOGO

 


São Pedro Crisólogo, Doutor da Igreja, conhecido como o “Doutor da Palavra” por seus sermões profundos, breves e cheios de sabedoria. Ele foi bispo de Ravena, na Itália, no século V e é venerado por seu dom de anunciar com clareza os mistérios da fé.
São Pedro Crisólogo conhecido por sua eloquência na pregação e seu nome "Crisólogo" significa "palavra de ouro".
Nascimento: cerca de 380 d.C., em Ímola, Itália. Morte: por volta de 450 d.C.
Ficou conhecido por suas homilias curtas, mas profundas, com linguagem clara e acessível.
Combateu heresias da época, como o monofisismo (doutrina que negava a plena humanidade de Cristo).
Pregava sobre a caridade, a penitência e a união entre fé e boas obras.
Defendia a importância da Eucaristia e da encarnação de Cristo.
“Quem deseja verdadeiramente servir a Deus, deve começar com a humildade, pois ela é a porta do céu.” (São Pedro Crisólogo)

ORAÇÃO A SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ó glorioso São Pedro Crisólogo, pastor fiel e doutor da Igreja, que com tua palavra iluminaste os corações, e com tua vida serviste com humildade o rebanho de Cristo, intercede por nós junto ao Senhor.
Tu que ensinaste com clareza os mistérios da fé, ajuda-nos a amar a verdade do Evangelho e a anunciá-la com coragem e caridade.
Dá-nos, pela tua intercessão, um coração atento à Palavra de Deus, uma mente aberta à sabedoria do Espírito e uma vida marcada pela fé e pelo amor.
Faze que, como tu, sejamos instrumentos de paz, vozes de esperança e testemunhas vivas da misericórdia divina.
São Pedro Crisólogo, “doutor da palavra de ouro”, rogai por nós e por todos os que anunciam o Evangelho. Amém.



terça-feira, 29 de julho de 2025

29 de julho - SANTOS MARTA, MARIA E LÁZARO

 


Santos Marta, Maria e Lázaro, amigos íntimos de Jesus e exemplos de fé, hospitalidade e amor. Eles nos ensinam a servir, contemplar e crer profundamente no Senhor.
Os Santos Marta, Maria e Lázaro são três irmãos que aparecem no Novo Testamento, no Evangelho de João e de Lucas. Eles são conhecidos por sua amizade íntima com Jesus e por viverem na aldeia de Betânia, próxima a Jerusalém.
Santa Marta, conhecida por ser ativa, prática e dedicada ao serviço.
No Evangelho de Lucas (10,38-42), Marta recebe Jesus em sua casa e se ocupa com os afazeres, enquanto Maria escuta Jesus. Jesus elogia Maria, mas sem reprovar Marta, demonstrando a importância tanto do serviço quanto da escuta da Palavra.
É também aquela que professa fé em Jesus como "o Cristo, o Filho de Deus" antes da ressurreição de Lázaro (João 11,27).
Santa Maria de Betânia, tradicionalmente identificada com a mulher que ungiu os pés de Jesus com perfume (João 12,1-3).
Representa o lado contemplativo da fé, pois é descrita como alguém que escutava atentamente a Jesus.
São Lázaro, o irmão que Jesus ressuscita depois de quatro dias no túmulo (João 11).
Este milagre foi um dos sinais que levaram muitos a crer em Jesus.
A tradição diz que, após a ascensão de Jesus, Lázaro se tornou bispo e pregador do Evangelho, especialmente na região de Marselha, na França (segundo algumas tradições).
A memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro é celebrada juntos em 29 de julho, desde 2021, por decisão do Papa Francisco, para destacar o testemunho conjunto dessa família na vida de fé, serviço e amizade com Cristo.
Essa família acolhedora e amiga de Jesus representa os três caminhos da vida cristã: serviço (Marta), contemplação (Maria) e testemunho de fé e esperança na ressurreição (Lázaro).
São exemplos de hospitalidade, fé e amor.

ORAÇÃO AOS SANTOS MARTA, MARIA E LÁZARO
Ó Santos Marta, Maria e Lázaro, amigos queridos de Jesus, vós que acolhestes o Senhor em vossa casa de Betânia, ensinai-nos a reconhecê-Lo em cada pessoa que chega até nós.
Santa Marta, mulher do serviço diligente, ajuda-nos a viver nossa fé no cotidiano, servindo com amor e alegria, mesmo nas tarefas simples da vida.
Santa Maria, mulher da escuta e da contemplação, ensina-nos a escolher, cada dia, a melhor parte: estar aos pés de Jesus e ouvir Sua Palavra com o coração aberto.
São Lázaro, a quem o Senhor chamou do túmulo para a vida, intercede por todos os que sofrem, por aqueles que vivem experiências de morte física, emocional ou espiritual. Que em Cristo, todos experimentem a ressurreição e a esperança.
Santos amigos do Senhor, rogai por nossas famílias, por nossa fé, e por todos os que desejam viver uma amizade verdadeira com Jesus. Amém.
Santos Marta, Maria e Lázaro, rogai por nós!