sexta-feira, 15 de agosto de 2025

15 de agosto - NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

 

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Mãe de Deus, elevada ao Céu em corpo e alma. 

A Assunção de Nossa Senhora é uma das principais solenidades marianas da Igreja Católica. Celebra-se que, ao final de sua vida terrena, Maria foi elevada ao Céu em corpo e alma, por graça divina, para estar junto de seu Filho, Jesus Cristo.

A Assunção não foi uma decisão humana, mas um dom de Deus a Maria, reconhecendo sua santidade única como Mãe do Salvador.
Essa verdade foi proclamada como dogma de fé pelo Papa Pio XII, em 1950, na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.

A Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada à glória celeste em corpo e alma.” — Dogma da Assunção

Por que celebramos em 15 de agosto? Essa data é celebrada desde os primeiros séculos da Igreja no Oriente. É uma das festas marianas mais antigas e solenes, tanto no Ocidente quanto nas Igrejas orientais (onde é chamada de “Dormição de Maria”).

A Assunção de Maria é sinal de esperança para todos os cristãos. Ela nos mostra que o destino final de quem vive unido a Cristo é a glória eterna com Deus. Maria vai à frente como modelo da Igreja e mãe intercessora.

 Maria foi assunta ao Céu; alegra-se o exército dos anjos!
(Antífona litúrgica)

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, na vossa Assunção gloriosa ao Céu, fostes elevada em corpo e alma à glória celeste, como sinal de esperança para todos nós, peregrinos na Terra.
Intercedei por nós, para que, buscando as coisas do Alto, sejamos dignos das promessas de Cristo.
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.