sábado, 30 de novembro de 2024

30 de novembro - Santo André, Apóstolo, Festa, Ano B

 

ORAÇÃO
“Humildemente suplicamos a vossa majestade, Senhor, que, assim como o apóstolo santo André foi pregador e pastor da vossa Igreja, seja também, junto de Vós, perpétuo intercessor.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

30 de novembro - SANTO ANDRÉ, Apóstolo


Festa de Santo André, Apóstolo, natural de Betsaida, irmão de Simão Pedro e pescador como ele.

Foi o primeiro dos discípulos de João Batista a ser chamado pelo Senhor junto ao Jordão e que O seguiu, apresentando-Lhe também seu irmão. 

Juntamente com Filipe, introduziu à presença de Jesus uns gentios que O queriam ver e foi ele também que indicou o rapaz que tinha os peixes e o pão.

Segundo a tradição, depois de Pentecostes, pregou o Evangelho na região da Acaia, na Grécia, e foi crucificado em Patras. 

Entre todos os Santos, distingue-se por ter sido martirizado sobre uma cruz decussada (em forma de X), segundo seu desejo, como se quisesse evocar a letra inicial grega do nome de Cristo. 

Antes de expirar, segundo a Lenda Dourada, ele teria pronunciado as seguintes palavras: “Cruz, santificada pelo corpo de Cristo. Santa Cruz, por tanto tempo desejada e amada, sempre quis abraçar-te. Acolhe-me e leva-me até meu Mestre”.

A Igreja de Constantinopla venera-o como seu mais insigne Patrono.

 

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

29 de novembro - SANTO PATRIARCA NOÉ

 

Noé foi salvo do Dilúvio e toda a sua história se encontra no livro de Gênesis, da Bíblia. Noé é mencionado pela primeira vez em Gênesis 5,29 e a sua morte é relatada em Gênesis 9,29.

A comemoração do Patriarca Noé tem um alcance eclesial: não apenas o dilúvio e a arca são imagens do Batismo (1Pd 3,18-22), como a arca é uma imagem recorrente da Igreja no ensinamento dos Padres.

Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca.

Noé é lembrado e homenageado por sua obediência, crendo que Deus faria o que disse que faria.

Quando Noé certificou que estavam seguros, e Deus confirmou isso, ele e sua família e todos os animais desembarcaram. 

Depois Noé construiu um altar e ofereceu um sacrifício de ação de graças a Deus por ter salvado sua família da destruição. 

Um arco-íris no céu foi declarado por Deus para ser um sinal de sua promessa de que nunca mais um dilúvio semelhante destruiria a terra inteira (Gênesis 8,20-22;9,8-17).


quinta-feira, 28 de novembro de 2024

28 de novembro - SANTA CATARINA LABOURÉ, vidente da Medalha Milagrosa

Santa Catarina Labouré, virgem das Filhas da Caridade venerou de modo singular a Imaculada Mãe de Deus e resplandeceu pela sua simplicidade, caridade e paciência.

A jaculatória: "Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós", foi ditada pela Bem-Aventurada Virgem, a Santa Catarina Labouré.

"Vês os raios que saem das minhas mãos?", perguntou-lhe a Virgem; "são as graças que não me são pedidas". 

E a convidou a fazer com que aquela invocação fosse reproduzida em uma medalhinha e depois difundida entre os fiéis.

Esta é, em poucas palavras, a história da "medalha milagrosa", a qual teve e tem ainda ampla repercussão entre os devotos de Maria.

Santa Catarina Labouré foi canonizada pelo papa Pio XII, na Basílica de São Pedro em Roma.

Chamada a Santa do Silêncio, Irmã Catarina faleceu em 31 dezembro de 1876 e foi enterrada no mesmo lugar das aparições de Nossa Senhora em uma cripta preparado para esta finalidade.


 

28 de novembro - DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

O Dia Mundial de Ação de Graças ou Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês), é uma das datas mais importantes dos Estados Unidos, sendo comemorado como se fosse o Natal no Brasil, mas em novembro. 

O Dia de Ação de Graças é comemorado todos os anos na quarta quinta-feira de novembro, e é feriado nos EUA.

Ação de graças significa agradecer.

O Dia de Ação de Graças é uma data comemorada em família, por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus familiares, e se caracteriza por mesas fartas e famílias reunidas para fazer orações.

Atualmente, o Dia de Ação de Graças é um dia de agradecimento e de reconhecimento por tudo o que as pessoas conquistam ao longo do ano, por isso, há muitas demonstrações de carinho nessa ocasião.


 

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

27 de novembro - MEDALHA MILAGROSA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

 

NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA
é a mesma
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, humilde freira da Congregação das Filhas da Caridade, na Rua De Lubac, no centro de Paris, na atual Capela da Medalha Milagrosa.

A Virgem Santíssima – disse Santa Catarina Labouré – baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: "Este globo que vês representa o mundo inteiro (…) e cada pessoa em particular… Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem".

Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. 

Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras, que cercavam a mesma Senhora: "Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS".

Ouvi, então, uma voz que me dizia:

Faça cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança”.

Então o quadro se virou, e no verso apareceu a letra M, monograma de Maria, com uma cruz em cima, tendo um terço na base; por baixo do M, os dois Corações, de Jesus e de Maria; o de Jesus, com uma coroa de espinhos e o de Maria atravessado por uma espada; contornava o quadro uma coroa de doze estrelas.

A mesma visão se repetiu várias vezes, sobre o sacrário do altar-mor; ali aparecia Nossa Senhora, sempre com as mãos cheias de graças, estendidas para a terra, e a invocação já referida a envolvê-la.


terça-feira, 26 de novembro de 2024

26 de novembro - BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

 

Fundador da Família Paulina, Tiago Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano, norte da Itália, de uma família de camponeses simples e laboriosos. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1907, com vinte e três anos de idade.

Impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos para juntos, anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com os meios da comunicação social. 

Padres e irmãos Paulinos em 1914; Irmãs Paulinas em 1915; Discípulas do Divino Mestre em 1924; Irmãs Pastorinhas em 1938; e Irmãs Apostolinas em 1957. 

Fundou, também, os institutos seculares de Nossa Senhora da Anunciação e São Gabriel Arcanjo em 1958; os institutos Jesus Sacerdote e Sagrada Família em 1959; além da Associação dos Cooperadores Leigos em 1917.

Padre Tiago Alberione, jamais esmoreceu, continuou firme na sua fé, acreditando que a obra que realizava era querida e abençoada por Deus. Com humildade e coragem, o fundador da Família Paulina, o profeta e o apóstolo de uma evangelização moderna, chegou ao fim de seus dias em 26 de novembro de 1971, aos oitenta e sete anos.

Tiago Alberione foi no dia 27 de abril de 2003, proclamado “bem-aventurado” num reconhecimento oficial da Igreja ao homem que foi um santo, um profeta e o pioneiro na evangelização eletrônica.


domingo, 24 de novembro de 2024

24 de novembro - SANTO ANDRÉ DUNG-LAC e companheiros

 

Memória dos santos André Dung Lac e Pedro Truong Van Thi, presbíteros, e 117 companheiros, mártires.

Numa celebração comum se veneram os 117 missionários que sofreram o martírio no Tonquim, Anam e Cochinchina, regiões da Ásia, do atual Vietnam.

Nas regiões do Extremo Oriente, antigamente chamadas Tonquim, Annam e Cochinchina, regiões da Ásia, no atual Vietnam, o Evangelho foi anunciado desde o século XVI, por intermédio de numerosos missionários, que ali fizeram florescer uma fervorosa cristandade.

Entre os séculos XVII e XIX, os cristãos sofreram frequentes perseguições, das quais resultou uma incalculável multidão de mártires.

Fiéis de ambos os sexos e de todas as condições e idades, que aceitaram o desterro, os cárceres, os tormentos e enfim os mais cruéis suplícios, por recusarem a ordem de calcar a cruz e abjurar da fé cristã consumaram pela degolação o seu glorioso combate.

Entre eles contam-se os santos André Dung-Lac e companheiros: trinta e sete presbíteros e cinquenta e nove leigos mártires, entre os anos 1625 e 1886.


24 de novembro - Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, Solenidade, Ano B

 


ORAÇÃO
“Deus eterno e todo-poderoso, que quisestes restaurar todas as coisas em vosso amado Filho, Rei do universo, concedei benigno que todas as criaturas, libertas da escravidão, sirvam à vossa majestade e vos glorifiquem sem cessar.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

24 de novembro - NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

 

Celebramos neste Domingo, a SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, também conhecida como "festa de Cristo Rei" ou "Domingo de Cristo Rei", encerrando o ano litúrgico. 

Nesta solenidade, a Igreja celebra a realeza de Jesus como o ungido do Pai que ofereceu sua vida no altar da cruz para redimir todos os povos. 

Para o cristão, ele é o único Rei do universo, porque aceitou a missão que o Pai lhe confiou de construir um Reino de paz, justiça e amor.

Foi o Papa Pio XI quem instituiu a festa em 1925 através da encíclica Quas Primas.  Sua primeira celebração aconteceu em 1926. 

O papa Paulo VI deu à festa seu atual título completo "Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo" e transferiu para o último domingo do ano litúrgico.



sexta-feira, 22 de novembro de 2024

22 de novembro - SÃO FILEMON DE COLOSSOS e sua esposa, SANTA ÁPIA

 

Comemoração de São Filemon de Colossos, cujo amor a Jesus Cristo foi causa de alegria para São Paulo; juntamente com ele é venerada sua esposa, Santa Ápia.

A casa de Filemon era o centro do cristianismo em Colossos; lá os cristãos se reuniram para orar.

Escrevendo a Filemon, o apóstolo Paulo chama-a de “a igreja que está em tua casa” (cf. Filemon v. 2). 

Durante as suas duas primeiras viagens apostólicas, São Paulo conheceu e converteu uma família exemplar, que vivia em Colossos.

O marido e pai se chamava Filemon.

A mulher era uma senhora maravilhosa. Chamava-se Ápia.

O marido tornou-se um dos cristãos mais zelosos e beneficentes desta cidade.

Não se sabe muito mais sobre este casal. Somente que a perseguição de Nero os levou ao martírio no século I. 

Quando Paulo partiu, ele mesmo pregou e organizou a igreja primitiva da cidade, reunindo toda a sua família.

Eles tinham escravos ao seu serviço. Um deles era ladrão e preguiçoso no trabalho. Após um assalto, ele fugiu de casa.

O escravo, porém, ficou cativado pela pregação de Paulo e ao encontrá-lo em Roma, fez-se batizar e converter-se ao cristianismo.

Paulo escreveu uma carta a Filemon dizendo-lhe para perdoar o escravo e ser paciente com ele.

A carta é uma obra-prima de tratamento, delicadeza e carinho para com os escravos.

Ambos perdoaram o pecado de Onésimo. 


22 de novembro - Santa Cecília, virgem e mártir, Memória

 


ORAÇÃO
“Senhor nosso Deus, que todos os anos nos alegrais com a celebração de santa Cecília, concedei que os testemunhos, piedosamente recebidos da vossa serva, nos sirvam de exemplo a imitar e proclamem as maravilhas Cristo, vosso Filho, nos seus servos.
Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

22 de novembro - SANTA CECÍLIA

 

O culto de Santa Cecília deu o nome a uma basílica no Transtêvere, em Roma, no século V. 

A partir da narração do seu martírio, em que ela é exaltada como exemplo de mulher cristã, que abraçou a virgindade e sofreu o martírio por amor de Cristo no cemitério de Calisto, junto à Via Ápia, o seu culto difundiu se amplamente por toda a Igreja. 

A interpretação do seu papel de inspiradora e Padroeira da música e do canto sacro é mais tardia.


quinta-feira, 21 de novembro de 2024

21 de novembro - SÃO RUFO

 

Comemoração de São Rufo, a quem o apóstolo São Paulo, na sua Epístola aos Romanos, chama “eleito do Senhor”.

Ele é o discípulo que São Paulo saúda em Rm 16,13.

Alguns o identificam com o filho de Simão, “o Cirineu”, citado em Mc 15,21; e uma tradição posterior diz que ele foi bispo na cidade de Tebas, na Grécia.

Embora não possamos afirmar com exatidão que o Rufo de Marcos 15,21 seja o mesmo de Romanos 16,13, também não há prova contrária de que não possa ser.