quinta-feira, 29 de junho de 2023

29 de junho é dia de SÃO PEDRO e SÃO PAULO, Apóstolos

Pedro foi apóstolo de Cristo.

É tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma. É considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa.

Seu nome era Simão e foi Jesus quem o chamou Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. O Mestre o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André; com Tiago e João. Juntos, testemunharam alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.

Pedro foi o primeiro, entre os discípulos, a professar a fé em Jesus Cristo e a dar testemunho da sua pregação, morte e ressurreição; ele foi chamado a reunir e guiar a comunidade apostólica. O martírio deste primeiro Bispo de Roma é recordado em 29 de junho, junto com São Paulo. Recebeu de Jesus o encargo de governar a Igreja.

ORAÇÃO

“Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Amém.”

São Pedro, intercedei por nós!

Paulo é considerado o Apóstolo dos Gentios, o maior missionário da história, o primeiro teólogo cristão.

 Era fariseu, convertido a Cristo, e consagrado, sem reservas, ao anúncio da encarnação, morte e ressurreição de Jesus. Seu martírio é recordado no dia 29 de junho, junto com São Pedro.

Saulo, judeu de Tarso, na atual Turquia, era um cidadão romano, não conhecia Jesus e, por isso, foi um dos primeiros a perseguir os cristãos. Foi mencionado nas Escrituras, pela primeira vez, na narração da lapidação de Estêvão – primeiro mártir cristão – em Jerusalém.

Depois de sua experiência em Damasco, Paulo foi batizado, entrou em contato com a pequena comunidade cristã local, apresentou-se na Sinagoga e deu testemunho do que lhe havia acontecido. Assim, começou seu apostolado: agregou-se aos discípulos de Damasco e iniciou a pregar com entusiasmo.

ORAÇÃO

“Ó São Paulo, vós que cumprindo a vontade de Deus, manifestada por vozes de anjos, de espada em punho, vos lançastes a luta por Deus e pelo povo Hebreu e Gentio, ajudai-me a perceber no meu íntimo, as aspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e a minha pátria. São Paulo, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Que nem opressões, nem ameaças e nem processos me obriguem a recuar, quando estou com a razão e a verdade. São Paulo, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém.”

São Paulo, intercedei por nós!

ORAÇÃO

“Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, por ser a pedra sobre qual Deus edificou a Sua Igreja; ao Bem-Aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da Verdade em todo o mundo. Alcança-nos, vos pedimos, uma viva Fé, firme Esperança e ardente Caridade; um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração, sincera intenção no trabalho, diligência no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos, conformidade com a vontade de Deus e perseverança na divina graça até a morte, e perseverança na divina graça até a morte, a fim de que por vossa intercessão e teus gloriosos méritos, superadas as tentações do mundo, do demônio e da carne, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo, para gozar e amar eternamente a Ele que, com o Pai e o Espírito Santo, e reina pelos séculos dos séculos. Amém.”

Santos Apóstolos Pedro e Paulo, intercedei por nós.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.