quinta-feira, 29 de junho de 2023

29 de junho é dia de SÃO PEDRO e SÃO PAULO, Apóstolos

Pedro foi apóstolo de Cristo.

É tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma. É considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa.

Seu nome era Simão e foi Jesus quem o chamou Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. O Mestre o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André; com Tiago e João. Juntos, testemunharam alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.

Pedro foi o primeiro, entre os discípulos, a professar a fé em Jesus Cristo e a dar testemunho da sua pregação, morte e ressurreição; ele foi chamado a reunir e guiar a comunidade apostólica. O martírio deste primeiro Bispo de Roma é recordado em 29 de junho, junto com São Paulo. Recebeu de Jesus o encargo de governar a Igreja.

ORAÇÃO

“Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Amém.”

São Pedro, intercedei por nós!

Paulo é considerado o Apóstolo dos Gentios, o maior missionário da história, o primeiro teólogo cristão.

 Era fariseu, convertido a Cristo, e consagrado, sem reservas, ao anúncio da encarnação, morte e ressurreição de Jesus. Seu martírio é recordado no dia 29 de junho, junto com São Pedro.

Saulo, judeu de Tarso, na atual Turquia, era um cidadão romano, não conhecia Jesus e, por isso, foi um dos primeiros a perseguir os cristãos. Foi mencionado nas Escrituras, pela primeira vez, na narração da lapidação de Estêvão – primeiro mártir cristão – em Jerusalém.

Depois de sua experiência em Damasco, Paulo foi batizado, entrou em contato com a pequena comunidade cristã local, apresentou-se na Sinagoga e deu testemunho do que lhe havia acontecido. Assim, começou seu apostolado: agregou-se aos discípulos de Damasco e iniciou a pregar com entusiasmo.

ORAÇÃO

“Ó São Paulo, vós que cumprindo a vontade de Deus, manifestada por vozes de anjos, de espada em punho, vos lançastes a luta por Deus e pelo povo Hebreu e Gentio, ajudai-me a perceber no meu íntimo, as aspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e a minha pátria. São Paulo, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Que nem opressões, nem ameaças e nem processos me obriguem a recuar, quando estou com a razão e a verdade. São Paulo, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém.”

São Paulo, intercedei por nós!

ORAÇÃO

“Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, por ser a pedra sobre qual Deus edificou a Sua Igreja; ao Bem-Aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da Verdade em todo o mundo. Alcança-nos, vos pedimos, uma viva Fé, firme Esperança e ardente Caridade; um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração, sincera intenção no trabalho, diligência no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos, conformidade com a vontade de Deus e perseverança na divina graça até a morte, e perseverança na divina graça até a morte, a fim de que por vossa intercessão e teus gloriosos méritos, superadas as tentações do mundo, do demônio e da carne, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo, para gozar e amar eternamente a Ele que, com o Pai e o Espírito Santo, e reina pelos séculos dos séculos. Amém.”

Santos Apóstolos Pedro e Paulo, intercedei por nós.


 

terça-feira, 27 de junho de 2023

27 de junho é dia de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ou NOSSA SENHORA DA PAIXÃO

Hoje é celebrada a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira dos Padres Redentoristas.

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870, e espalhou-se por todo o mundo.

Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino.

Em 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas e fez esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção.”

Fizeram então muitas cópias do ícone e a difundiram por todas as partes do mundo.

Atualmente, o quadro original encontra-se na Igreja de Santo Afonso, em Roma.

De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz, no braço esquerdo, o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial. O centro da pintura não é Nossa Senhora, mas sim Jesus. Maria é, assim, “aquela que indica o caminho”, ou como é mais conhecida: “a via de Cristo”.

ORAÇÃO

“Ó Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorre o teu povo. Concede a todos a alegria de caminhar para o futuro numa consciente e ativa solidariedade com os mais pobres, anunciando de modo novo e corajoso o Evangelho de teu Filho, fundamento e cume de toda a convivência humana que aspira a uma paz justa e duradoura. Amém.”

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, intercedei por nós!


 

sábado, 24 de junho de 2023

24 de junho é dia de NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ DE MEDJUGORJE

A pequena cidade de Medjugorje (pronuncia-se Mediugórie), da antiga Iugoslávia, hoje Bósnia-Herzegovina, está situada entre montanhas rochosas. A população é formada por famílias de camponeses humildes de tradição católica, cuja vida social está toda ligada às atividades paroquiais.

O lugar ganhou expressão mundial a partir de 1981, quando começaram as mais intensas e longas aparições da Virgem Maria.

Nossa Senhora de Medjugorje ou Rainha da Paz, é descrita por todos os videntes como uma jovem mulher de estatura mediana, semblante sereno, olhos azuis, pele branca e rosada e cabelos negros cobertos com um véu branco. Seu vestido em geral é cinza claro. Acima da cabeça tem doze estrelas e seus pés estão sobre uma nuvem.

Mais de três décadas depois, a Virgem continua aparecendo diariamente, ratificando a urgência da conversão, para que reine a paz no planeta.

ORAÇÃO

"Mãe de Deus e Mãe nossa, Maria, Rainha da Paz! Viestes até aqui para conduzir-nos a Deus. Alcançai-nos dEle a graça de podermos não apenas dizer: "Faça-se em mim segundo a Vossa palavra!", mas também poder vivê-la como Vós o fizestes. Em vossas mãos colocamos as nossas para que, em meio a todas as dificuldades e misérias, possais conduzir-nos a Jesus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!"

Nossa Senhora Rainha da Paz de Medjugorje, intercedei por nós!

 

terça-feira, 20 de junho de 2023

20 de junho é dia de NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO (Nossa Senhora Consolata: Mãe dos Aflitos)

Segundo uma antiga tradição, o quadro de Nossa Senhora Consolata foi trazido da Palestina na metade do século V por Santo Eusébio, que o doou a São Máximo, Bispo de Turim. Este, no ano 440, o expôs à veneração num altarzinho da igreja do Apóstolo Santo André, na cidade de Turim.

Maria começou a distribuir muitas graças e o povo começou a invocá-la com os títulos de “Mãe das Consolações”, “Consoladora dos Aflitos” e “Consolata” (forma popular de “Consoladora”).

ORAÇÃO

“Oprimido pelas tribulações, e reconhecendo minhas falhas e negligências, a vós recorro, Virgem Maria. Vós sois no céu Rainha dos Anjos e dos Santos, mas aqui na terra és a Mãe das Consolações. Vós sois a Consolata e eu vossa filha. Quero ser semelhante a vós, quero ser consolada. Não peço honras, prazeres ou riquezas, só vos peço consolação. Mãe dulcíssima, vós sabeis o modo; conheceis o caminho para ouvir-me, por isso confio plenamente em vós! Dizei uma palavra a Jesus que, com tanto amor e carinho, trazeis em vossos braços, e provarei a alegria do conforto. Consolada por vós e pelo vosso filho, saberei sofrer em paz as minhas penas; ser-me-á mais suave a dor e mais serena a morte. E quando chegar junto aos vosso trono, cantarei, eternamente, as vossas misericórdias. Assim seja.”

Rogai por nós, Virgem Consoladora!

ORAÇÃO

“Vós sois no céu a Rainha dos Anjos e dos Santos, mas aqui na terra é a Mãe das consolações. Vós sois a Consolação e eu, vosso (a) filho (a), vos peço, portanto, consolação e a graça... (pedir a graça). Mãe querida, vós sabeis o modo, conheceis o caminho para ouvir-me, por isso confio em vós! Dizei uma palavra a Jesus que trazeis em vossos braços com tanto amor e carinho, e será o suficiente para que eu prove a alegria do conforto. Consolado(a) por vós e pelo vosso Filho, serei capaz de consolar os meus irmãos que mais sofrem. Saberei também enfrentar com serenidade as dificuldades, encontrando em vós auxílio e proteção. Amém”.

Nossa Senhora da Consolação, intercedei por nós!




 

domingo, 18 de junho de 2023

18 de junho é dia de NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA

O título está associado à igreja de Murat, uma pequena cidade situada no sul da França, no departamento de Cantal.

A igreja de Murat foi atingida por um raio no ano de 1493, que causou um incêndio, ao qual somente sobreviveu uma imagem de madeira de Nossa Senhora da Oliveira. Desde aquele acontecimento milagroso a cidadezinha passou a ser chamada Nossa Senhora da Oliveira.

Nossa Senhora da Oliveira é conhecida por ajudar especialmente as mulheres durante o parto e por proteger do impacto dos raios.

Há numerosas igrejas e santuários dedicados à Nossa Senhora da Oliveira na França, Itália e Espanha.

ORAÇÃO

“De joelhos aos vossos pés, recorremos a Vós, Virgem Maria, pois graças à vossa intercessão, nascerá uma nova geração que unirá todos os corações e as almas numa só fé e numa só caridade. Nós vos imploramos, “Divina Oliveira da Paz”, que rogueis a Deus para que a harmonia reine entre todos os povos, que as heresias e as más doutrinas condenadas pelo Papa desapareçam. Rezamos para que todos os tesouros do Divino Coração sejam derramados sobre todos os homens e para que sejamos preservados de todo dano. Rogai por nós, ajudai-nos e salvai-nos. Amém.”

Nossa Senhora da Oliveira, intercedei por nós!


 

sábado, 17 de junho de 2023

17 de junho é dia do IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA


Nas Sagradas Escrituras encontramos referências ao Imaculado Coração de Maria, no Evangelho segundo São Lucas, o “pintor” da Santíssima Virgem:

“Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19).

“Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51).

ORAÇÃO

“Senhor, nosso Deus, que fizestes do Coração Imaculado de Maria digna morada para vosso Filho e santuário do Espírito Santo: dai-nos um coração limpo e dócil, para que, submissos sempre à vossa vontade, vos amemos sobre todas as coisas e ajudemos os irmãos em suas necessidades. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.”


Imaculado Coração de Maria, intercedei por nós!


ORAÇÃO

"Ó Imaculado Coração de Maria transbordante de bondade, mostra-nos o Teu amor por nós. Que a chama do Teu Coração, ó Maria, desça sobre todos os povos. Nós Te amamos imensamente. Imprime em nossos corações um verdadeiro amor. Que nosso coração suspire por Ti. Ó Maria, doce e humilde de coração, lembra-Te de nós quando pecamos. Tu sabes que nós, os homens, somos pecadores. Pelo Teu Santíssimo e Maternal Coração, cura-nos de toda a doença espiritual. Torna-nos capazes de contemplar a bondade do Teu Coração Maternal, e que nos convertamos à chama de Teu Coração. Amém."


 

sexta-feira, 16 de junho de 2023

16 de junho é dia do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes - é celebrada na sexta-feira após a Solenidade do Corpus Christi, visto que a Eucaristia/Corpus Christi é o próprio Coração de Jesus, um "Coração” que “cuida" de nós. 

Em uma quarta visão, Cristo pediu a Santa Margarida Maria Alacoque que fosse instituída uma festa em honra do seu Sagrado Coração e orações em reparação das ofensas por Ele recebidas.

Esta festa passou a ser obrigatória em toda a Igreja, a partir de 1856, por ordem de Pio IX.

Neste mesmo dia, em 1995, São João Paulo II instituiu o “Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero”, para que o sacerdócio fosse protegido pelas mãos de Jesus, ou melhor, pelo seu Coração, para ser aberto a todos.

ORAÇÃO

“Sagrado Coração de Jesus ofereço-vos, através do Coração Imaculado de Maria, mãe da Igreja, em união com o Sacrifício Eucarístico, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação das nossas ofensas e pela salvação de todos os homens, com a graça do Espírito Santo, para a glória do Pai Divino. Amém.” 


 ORAÇÃO

"Ó Jesus, sabemos que fostes manso e oferecestes por nós o Vosso Coração. Coração coroado de espinhos de nossos pecados. Sabemos que, também hoje, rezais por nossa salvação. Jesus, lembrai-Vos de nós, quando cairmos em pecado. Fazei que, por meio de Vosso Santíssimo Coração, todos nós, seres humanos, nos amemos. Que desapareça o ódio do seio da humanidade. Mostrai-nos o Vosso Amor. Todos nós Vos amamos e desejamos que Vosso Coração de Pastor nos proteja de todo pecado. Entrai em nossos corações, ó Jesus! Batei, batei à porta de nosso coração. Sede paciente e perseverante. Continuamos ainda fechados porque não compreendemos a Vossa Vontade. Batei continuamente. Fazei, ó Bom Jesus, que saibamos abrir para Vós nossos corações, pelo menos quando nos lembrarmos da Vossa Paixão que sofrestes por nós. Amém."


quinta-feira, 8 de junho de 2023

08 de junho é dia SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (CORPUS CHRISTI)


A fé em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo (Trindade), não é uma experiência distante e inatingível, porque Ele está próximo de nós com um perene “partir” do pão: "Este é o meu Corpo! Este é o meu Sangue"!


Entender e viver a Eucaristia leva-nos a fazer desta experiência de amor um estilo de vida. A Eucaristia é uma experiência onde a "Comunidade" se encontra, é um "encontro comunitário", uma lição de fraternidade. Por isso, o cristão não pode contentar-se da oração pessoal, porque há um momento em que a Comunidade, os amigos de Jesus, se reúnem para rezar: eis o significado de Eucaristia.


Neste encontro, ouvimos a Palavra e nos nutrimos da Eucaristia. Deus, que se apresenta como Uno e Trino, está tão perto de nós, como Pão partido, Corpus Christi: Pão dos Anjos (Panis angelicus) e caminho para o Céu.


ORAÇÃO

"Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!"

domingo, 4 de junho de 2023

04 de junho é dia da SANTÍSSIMA TRINDADE

“Pai criador, 
Filho salvador, 
Espírito Santificador, 
Honra e louvor a vós. 
Amém!”


Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Este Deus, que se apresenta como Uno e Trino, não está distante, como parece, mas tão perto de nós, como Pão partido, Corpus Christi, que celebraremos na próxima quinta-feira. Pão dos Anjos e caminho para o Céu. Trata-se de um dom que custodia e revela o Sagrado Coração de Jesus, solenidade que celebraremos depois de Corpus Christi. Estas três celebrações litúrgicas representam o mistério da nossa fé, revelado nestes meses: do Natal à morte e ressurreição de Jesus, à Ascensão ao Céu e Pentecostes.



ORAÇÃO

“Pai criador, vós que me sonhastes e me desejastes, antes mesmo de ser gerado no seio da minha mãe, a vós, Pai bondoso, gratidão e louvor!

Filho salvador, vós que, ao me amar primeiro, vos tornastes Homem, a ponto de dar vossa vida, por mim pecador, a vós, Irmão e Amigo, gratidão e louvor!

Espírito Santificador, dom do Pai e do Filho, que me tornais feliz e forte, para ser um fiel crível do Evangelho, a vós, meu Mestre interior, gratidão e louvor!

Honra e louvor a vós, Deus, Amor e Comunhão, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!”



Celebrar a solenidade da Santíssima Trindade significa reconhecer a solicitude de Deus, a sua fidelidade em relação aos homens: Deus se interessou pelas vicissitudes humanas, fazendo de tudo para se aproximar de todos. Animados pelo Espírito Santo, tal solicitude e proximidade são exigidas, agora, de cada um de nós, pela nossa maior perfeição, cultivando os mesmos sentimentos de Jesus e vivendo em paz, como recorda São Paulo em II Cor 13, 11-13. Trata-se de uma festa que não deve ser vivida como espectadores, mas que exige de cada um de nós "Caminhar" com os outros, sendo próximos deles (Cf. Lc 15).



A revelação da Santíssima Trindade, “mistério central da fé e da vida cristã” (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 232-267), nos é dada através da Sagrada Escritura e da Sagrada Tradição.

Esse mistério foi sistematizado no Símbolo dos Apóstolos, a profissão de fé batismal da Igreja romana (séc. III): - “Creio em Deus Pai... Creio em Jesus Cristo, seu único Filho... Creio no Espírito Santo...”; e aprofundado no Símbolo Niceno-Constantinopolitano, fruto dos Concílios de Niceia (325) e Constantinopla (381).


ORAÇÃO

“Deus-Pai, dai-nos saúde, alegria, bondade, Paz, muita Paz, toda a Paz, e colocai sobre nossa cabeça as rosas da Paz! 

Deus-Filho, dai-nos luz, amor, caridade, Paz, muita Paz, toda a Paz, e colocai em nossas mãos os lírios da Paz! 

Deus-Espírito, dai-nos energia, coragem, sabedoria, Paz, muita Paz, toda a Paz, e banhai-nos na fonte da Paz! 

Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito, tomai-nos sob Vossa Proteção, envolvendo-nos em Vosso Divino Manto, repleto de Todo o Poder, de Todo o Encanto! E assim, protegidos, envolvidos, nos sentiremos de verdade pacificados, poderosos, iluminados, por toda a Eternidade. 

Que seja assim, que assim seja, ó Trindade Santíssima! Ó Santíssima Trindade!”


 

04 de junho é dia de NOSSA SENHORA DO DIVINO AMOR - “Salvadora de Roma”


"Nós olhamos para ti, Mãe do Divino Amor, esperando por ti, peia tua materna intercessão, a nossa salvação... Guarda a tua Roma." (Pio XII, 11 de junho de 1944).

O título deriva do Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, situado na periferia da cidade de Roma. As origens deste Santuário podem ser traçadas até o século XIII, quando no local se erguia uma fortaleza, que pertencia à família Savelli-Orsini. Em uma das torres do castelo havia um afresco, que retratava uma imagem da Virgem, entronizada e com o Menino Jesus nos braços. Uma pomba desce sobre Ela, simbolizando o Espírito Santo, que é o Divino Amor. A Mãe do Divino Amor é conhecida também por ser a padroeira dos presbíteros.

ORAÇÃO

"Ó Maria, Mãe Puríssima do Verbo de Deus, Esposa Imaculada do Espírito Santo, Rainha e Senhora do Divino Amor, volvei para nós vosso olhar compassivo! Mãe de Misericórdia, convertei-nos de nossos pecados. Mãe da Divina Graça, obtende-nos de Jesus, Vosso Filho todas as graças que sabeis nos serem necessárias. (Faz-se aqui o pedido)

Protegei a Santa Igreja; dai-lhe uma liberdade segura e completa que a faça triunfar de seus inimigos. Suscitai em nossa Paróquia numerosas e santas vocações sacerdotais. Defendei a inocência das crianças, convertei os pecadores, assisti os enfermos, socorrei aos necessitados, e, pelo Divino Amor de que sois a Soberana Senhora e dadivosa Rainha, levai todos os corações ao Coração de Vosso Divino Filho. Amém."

Nossa Senhora do Divino Amor, intercedei por nós!