terça-feira, 19 de março de 2024

19 de março - SÃO JOSÉ, ESPOSO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

19 de março é dia da Solenidade de SÃO JOSÉ, Esposo da Santíssima Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal, pai adotivo de Jesus. 

São José, protetor das famílias e dos trabalhadores, é festejado duas vezes por ano: dia 19 de março, com o nome de Esposo de Maria, e dia 1° de maio, com o nome de São José Operário. 

São José, homem justo, da descendência de David, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, o qual quis ser chamado filho de José e lhe foi submisso como um filho a seu pai.

A Igreja venera com especial honra como seu patrono aquele que o Senhor constituiu chefe da sua família.

José amou Jesus com toda a ternura que um pai tem por seu filho: tudo o que José fez foi proteger e educar o Menino, obediente e sábio, que lhe fora confiado. 

José não aparece, em nenhum dos quatro Evangelhos, durante a vida pública de Jesus, nem no Calvário ou no momento da Ressurreição. Por isso, deduz-se que tenha morrido antes que Jesus iniciasse a sua pregação. 

O Papa Pio IX, em 1870, declarou São José padroeiro da Igreja Católica.

Por sua vez, João XXIII, em 1962, inseriu seu nome no Cânon Romano da Santa Missa.

Enfim, o Papa Francisco aprovou sete novas invocações na Ladainha de São José: Guardião do Redentor, Servo de Cristo, Ministro da salvação, Amparo nas dificuldades, Patrono dos exilados, Patrono dos aflitos, Patrono dos pobres.


ORAÇÃO DO DIA
“Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”


segunda-feira, 18 de março de 2024

18 de março - SÃO CIRILO DE JERUSALÉM

Dia da memória litúrgica de SÃO CIRILO DE JERUSALÉM, bispo e doutor

No III Concílio de Constantinopla, no ano 382, São Cirilo foi chamado por alguns bispos de "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades de nossa religião". 

São Cirilo soube como ninguém viver a fé cristã na prática.

 

Num tempo de grande dificuldade, ele não teve dúvidas e vendeu preciosos vasos litúrgicos e outros valiosos objetos eclesiásticos, com o nobre objetivo de matar a fome dos pobres. 

A catequese de São Cirilo, em virtude dos três elementos: doutrinal, moral e mistagógico, converte-se em uma catequese integral que implica o corpo, a alma e o espírito e continua sendo emblemática para a formação catequética dos cristãos de hoje.

18 de março é dia das IRMÃS CLARISSAS – OSC (ORDEM DE SANTA CLARA)

 


A Ordem de Santa Clara é uma Família Religiosa fundada por São Francisco e Santa Clara de Assis.

Dentro da grande Família Franciscana as Irmãs Clarissas têm a vocação orante, contemplativa. Sua consagração a Deus está voltada para o silêncio, para a busca da intimidade com Deus! É o seu modo de servir à Igreja e aos irmãos.

Após a morte de Santa Clara, o Papa Urbano IV quis unificar as denominações e determinou que todos os Mosteiros se chamassem da Ordem de Santa Clara – OSC. Passaram a ser chamadas popularmente de Irmãs Clarissas, nome que atualmente ainda perdura e as identifica.



domingo, 17 de março de 2024

17 de março - SÃO PATRÍCIO


Bispo, Apóstolo da Irlanda ou Saint Patrick’s Day (ou ainda St. Paddy’s), é uma grande festa para os Irlandeses que vivem ao redor do mundo.

As comemorações envolvem desfiles, cultura, comida, bebida, arte, religião e tudo o que o povo da Irlanda gosta.

No dia de sua festa os irlandeses fixam à roupa um trevo, cuja folha se divide em três, numa homenagem ao venerado São Patrício que o usava para exemplificar melhor o sentido do mistério da Santíssima Trindade: "um só Deus em três pessoas".

Os irlandeses sempre sentiram um enorme orgulho de sua pátria, tanto, por ela ter nascido na chamada Ilha dos Santos, quanto, por ter sido convertida pelo venerado bispo.

Só na Irlanda existem duzentos santuários erguidos em honra a São Patrício, seu padroeiro.

17 de março - 5º DOMINGO DA QUARESMA, ANO B


ORAÇÃO
“Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”