domingo, 26 de maio de 2013

A PORTA DA FÉ

    A PORTA DA FÉ que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós.
    Bento XVI encontrou em Atos dos Apóstolos uma linda expressão: “A porta da fé”. Ele compara a fé a uma porta de entrada para uma realidade maravilhosa. Quem não tem fé, está fora dessa realidade. Quem recebe o dom da fé, passa por essa porta e entra nas sublimes realidades reveladas pela fé, conhece e crê nessas verdades de fé.
    Imaginemos visitar uma família, numa noite. Nunca havíamos estado nessa casa. Fomos recebidos na porta da casa e fomos levados para a sala, que estava escura. Ao chegar à sala,  a dona da casa acendeu as luzes. Num instante, a luz iluminou toda a sala e nós pudemos ver e admirar tudo o que nela havia: as poltronas, as cadeiras, os lustres, os tapetes, os móveis, os quadros na parede, enfim tudo.
    Assim é a porta da fé. Aliás, a fé é sempre representada pela luz, descrita como uma luz que ilumina o coração da pessoa. Quando alguém não tem fé, está às escuras, não consegue ver as maravilhas espirituais. Quando recebe a fé, todas as verdades de fé, ouvidas, lidas, aprendidas e acolhidas se tornam perfeitamente visíveis. E porque são visíveis, são acreditadas, o coração as aceita, as assume e nelas se alegra e agradece.
    O Papa escreveu: “A porta da fé que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós”. A porta da fé: 1º nos introduz na vida de comunhão com Deus,  2º permite a entrada na Igreja. 3º essa porta está sempre aberta para nós.
    A luz da fé ilumina Deus. Isto é, ilumina e mostra que Deus existe, que Ele é Trindade, que Ele é único e verdadeiro, que Ele nos criou e ama como a filhos muito amados. A fé nos mostra todas as perfeições divinas. Mas o importante é que “pela porta da fé entramos em “comunhão” com esse Deus”, diz o Papa. Essa Comunhão de amor com Deus tem consequências maravilhosas para a nossa vida. Essa comunhão é uma convivência com o próprio Deus. Nessa convivência, Deus pode realizar plenamente sua obra de amor em nós, e pode nos conduzir pelos caminhos da vida para a salvação. Que de mais belo e maravilhoso do que podermos estar “em comunhão” com Deus e vivermos nossa vida no seu amor?
    Essa porta está sempre aberta para nós. Sim, é Deus quem quer essa comunhão conosco. É Ele que tomou e toma as iniciativas para que haja essa comunhão. Nessa comunhão, Ele quer a nossa felicidade e a nossa salvação eterna, para que estejamos com Ele por toda a eternidade. Essa porta está aberta para todos os que buscam a Deus e uma vida com Deus. Deus quer a salvação de todos os seres humanos. E a quer em tão grande desejo que nos enviou o seu próprio Filho para ser o nosso Salvador.
    Felizes somos nós que já passamos por essa porta que nos levou à comunhão com Deus e a uma vida com a Igreja.
Padre Alírio Pedrini,scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.