quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

11 de fevereiro - NOSSA SENHORA DE LOURDES

 

Dia Mundial do Enfermo

Nossa Senhora de Lourdes recorda as aparições de Maria a Santa Bernadette Soubirous, em 1858, na gruta de Massabielle, em Lourdes, na França. Ali, Maria se apresentou como a Imaculada Conceição, convidando à oração, à penitência e à confiança em Deus.

Confiou na presença amorosa da Senhora que se apresentava diante dela, vestida de branco, com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da mesma cor do rosário que carregava. 

No terceiro encontro, a Virgem Maria, que viria a ficar conhecida como Nossa Senhora de Lourdes após o reconhecimento de suas aparições, perguntou a Santa Bernadette se ela queria voltar à gruta durante 15 dias e pediu a Bernadette que dissesse aos sacerdotes que construíssem uma capela naquele local. 

Para que as pessoas acreditassem nas visões relatadas, Nossa Senhora orientou que a jovem começasse a cavar o chão com suas próprias mãos. Bernadete obedeceu e, no local onde cavou, começou a brotar água que nunca mais parou.

Lourdes tornou-se um lugar de fé, esperança e cura, onde multidões de doentes e peregrinos buscam consolo espiritual e, segundo a vontade de Deus, também a cura do corpo. Mais do que os milagres, Lourdes anuncia a misericórdia divina e a proximidade de Deus com os que sofrem.

Ao venerarmos Nossa Senhora de Lourdes, somos chamados a olhar para Maria como Mãe compassiva, que acolhe as dores da humanidade e nos conduz a Jesus, médico das almas e dos corpos. Sua mensagem permanece atual: rezar, converter o coração e confiar plenamente no amor de Deus.

Frase-síntese catequética
Fazei tudo o que Ele vos disser.” (cf. Jo 2,5)

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE LOURDES
Nossa Senhora de Lourdes, Mãe cheia de ternura e compaixão, volta teu olhar para os doentes e para todos os que sofrem.

Sustenta os enfermos na esperança, fortalece os que cuidam e consola os que se sentem desanimados.

Intercede por nós junto a teu Filho, para que, segundo a vontade de Deus, alcancemos a cura do corpo e a paz do coração.

Ensina-nos a confiar no Senhor mesmo em meio à dor, certos de que Ele nunca nos abandona. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.