domingo, 12 de outubro de 2025

(2º domingo de outubro) - CÍRIO DE NAZARÉ em devoção a NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

 

Com o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, a festa de 2025 reforça a mensagem de fé e devoção que caracteriza o Círio de Nazaré, considerado a maior manifestação religiosa do Brasil. 

O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. 

Realizado há mais de 200 anos em Belém/PA foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. 

A história do Círio começa em 1700 com o achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido, às margens de um riacho localizado próximo de onde hoje se ergue a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. 

A devoção à Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à Padroeira dos paraenses. Desde então, o Círio acontece anualmente, reunindo sempre um número maior de fiéis. 

O Círio de Nazaré 2025, edição de número 233, será celebrado no domingo, 12 de outubro, ou seja, o segundo domingo de outubro.
FONTE: https://www.ciriodenazare.com.br/cirio/o-que-e-o-cirio

ORAÇÃO
Senhor, nosso Pai, estamos unidos em nome de Jesus, vosso Filho, conduzidos pelo Espírito Santo de Amor.
Nós vos agradecemos pelo dom da fé cristã que nos reúne e pela Igreja que nos conduz pelos caminhos da vida felizes, nesta terra e para a eternidade.
Pai eterno, Vós nos destes de presente a Virgem de Nazaré, Mãe de Jesus Cristo, Mãe da Igreja e nossa Mãe. Unidos a Maria, pedimos com confiança: envolve-nos com laços de amizade e com cordas de amor, trazei-nos para perto de vós, de Jesus Cristo e do Espírito Santo.
Acendei, ó Pai, em nossos corações, o Círio da Fé, da Esperança e da Caridade. Enchei nossos corações com a alegria do Evangelho.
Que o povo de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha e Padroeira da Amazônia, seja testemunha fiel do Evangelho Vivente – Jesus Cristo, para o crescimento de vosso Reino de paz e justiça, Reino de vida e verdade, Reino do amor e da graça. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.