terça-feira, 28 de outubro de 2025

28 de outubro - SÃO SIMÃO, Apóstolo

 

São Simão, também chamado de Simão, o Zelota ou Simão, o Cananeu, foi um dos Doze Apóstolos escolhidos por Jesus. 

O título “Zelota” provavelmente indica que ele pertencia ao grupo dos zelotes, um movimento religioso e político de resistência ao domínio romano, ou simplesmente que era zeloso da Lei de Deus. 

Depois de Pentecostes, a tradição afirma que pregou o Evangelho em diversas regiões, possivelmente no Egito, na Mesopotâmia e na Pérsia, onde teria sofrido o martírio, muitas vezes narrado junto com São Judas Tadeu. 

Embora pouco se saiba historicamente sobre sua vida, a Igreja o venera como fiel testemunha de Cristo, lembrando seu exemplo de zelo, coragem e fidelidade. 

A Tradição aponta a Pérsia, local de seu martírio, junto com São Judas Tadeu.

ORAÇÃO A SÃO SIMÃO
Glorioso São Simão, Apóstolo de Cristo e fiel servidor do Evangelho, que vivestes com zelo a missão de anunciar a Boa-Nova, obtende-nos a graça de sermos perseverantes na fé, corajosos no testemunho e ardorosos no amor a Deus.
São Simão, rogai por nós! Amém.



28 de outubro - SÃO JUDAS TADEU, Apóstolo

 

São Judas Tadeu, da Galileia, foi um dos Doze Apóstolos de Jesus. 

Nos Evangelhos é chamado também de Tadeu ou Judas de Tiago, para distingui-lo de Judas Iscariotes. 

 Pregou o Evangelho em várias regiões, sendo associado especialmente à Síria, Mesopotâmia e Pérsia. 

É atribuído a ele a Carta de Judas, no Novo Testamento, que exorta à fidelidade à fé recebida e à perseverança diante dos falsos mestres. 

A tradição o apresenta como mártir, morto provavelmente na Pérsia. 

Ao longo dos séculos, tornou-se muito popular como intercessor em causas difíceis e desesperadas.

ORAÇÃO A SÃO JUDAS TADEU
São Judas Tadeu, apóstolo fiel e amigo de Jesus, vós que sois intercessor em situações difíceis e desesperadas, acolhei nossas súplicas e fortalecei nossa fé.
Ajudai-nos a permanecer firmes na esperança e confiantes no amor de Deus.
São Judas Tadeu, rogai por nós! Amém.



28 de outubro - SANTOS JUDAS TADEU e SIMÃO, Apóstolos

 

Festa dos santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos. 

Dois Santos e dois Apóstolos de Cristo: São Simão e São Judas Tadeu. 

Segundo a tradição, ambos foram mártires do Evangelho, na Mesopotâmia. 

A história dos dois discípulos, unidos pelo amor de Cristo e pelo seu testemunho corajoso, é recordada em uma única data. 

Simão Cananeu e Judas Tadeu eram irmãos de Tiago, o Menor, e filhos de Maria de Cléofas, que foi casado com Alfeu. 

Estes dois Apóstolos, menos conhecidos que os outros, são dois parentes mais estreitos de Jesus: eram dois de seus primos. 

Judas Tadeu e Simão ao longo dos anos viajaram pela Síria, Armênia e a antiga Pérsia; a pregação dos dois levou dezenas de milhares de babilônios e pessoas de outras cidades a receber o batismo.

ORAÇÃO AOS SANTOS JUDAS TADEU e SIMÃO
"Senhor nosso Deus, que nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso nome, por meio dos santos apóstolos, concedei-nos, por intercessão dos santos Simão e Judas, que a vossa Igreja cresça continuamente com o aumento dos povos que creem em Vós.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



Terça-feira, 28 de outubro de 2025 - Santos Simão e Judas, Apóstolos, Festa, Ano C

 

ORAÇÃO COLETA
“Senhor nosso Deus, que nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso nome, por meio dos santos apóstolos, concedei-nos, por intercessão dos santos Simão e Judas, que a vossa Igreja cresça continuamente com o aumento dos povos que creem em Vós.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



domingo, 26 de outubro de 2025

último domingo de outubro - NOSSA SENHORA DA PENHA, do Rio de Janeiro

 

A principal celebração de Nossa Senhora da Penha no Rio de Janeiro em 2025, a Festa da Penha, ocorre em outubro, com a programação focada em "Com Maria, somos Peregrinos da Esperança", o tema do ano jubilar do Vaticano. 

A festa de Nossa Senhora da Penha, celebrada na Basílica da Penha, em outubro, inclui missas, manifestações de fé popular, a tradicional procissão, a romaria com a subida dos fiéis pela escadaria do Santuário e a coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha no dia 26 de outubro. 

Também há eventos em outros fins de semana de outubro, como o "Terço dos Homens e das Mulheres" e show de cultura popular. 

A devoção a Nossa Senhora da Penha no Brasil tem raízes portuguesas. 

O título refere-se a aparições e milagres atribuídos a Maria em locais elevados, como penhascos (“penha” significa rochedo). 

No Rio de Janeiro, a devoção começou em 1635, quando um religioso eremita construiu uma capela no alto de um penhasco, em homenagem à Virgem. 

Com o tempo, a pequena capela tornou-se o Santuário de Nossa Senhora da Penha, um dos maiores centros de peregrinação do estado. 

Maria, sob o título da Penha, é invocada como protetora do povo simples, amparo das famílias e da cidade do Rio de Janeiro.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA PENHA
Ó Maria Santíssima, Nossa Senhora da Penha, que do alto do vosso santuário olhais com amor para os vossos filhos, guardai-nos sob o vosso manto protetor.
Ajudai-nos a viver na fé, na esperança e na caridade, sustentando-nos nas dificuldades e conduzindo-nos sempre a Jesus, vosso Filho amado.
Nossa Senhora da Penha, rogai por nós! Amém.


Domingo, 26 de outubro de 2025 - 30º Domingo do Tempo Comum, Ano C

 

ORAÇÃO COLETA
“Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que ordenais.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



sábado, 25 de outubro de 2025

25 de outubro - SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANNA GALVÃO

 

Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em 1739, em Guaratinguetá (SP). 

Entrou na Companhia de Jesus como noviço, mas depois se tornou frade franciscano. 

Foi ordenado sacerdote em 1762 e destacou-se por sua vida de oração, penitência e caridade.

Foi confessor e diretor espiritual de inúmeras pessoas, orientando-as com mansidão e sabedoria. 

É fundador do Mosteiro da Luz, em São Paulo, hoje patrimônio da humanidade, e grande propagador da devoção à Imaculada Conceição. 

É conhecido também pelas pílulas de Frei Galvão, pequenos bilhetes com trechos de oração, que se tornaram sinal de bênção e cura para os fiéis. 

Faleceu em 23 de dezembro de 1822, com fama de santidade. 

Foi canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI, tornando-se o primeiro santo nascido no Brasil.

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANNA GALVÃO
Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, homem da paz e da caridade, que tanto amastes a Eucaristia e a Imaculada Virgem Maria, alcançai-nos a graça de viver na pureza do coração e na confiança plena em Deus.
Intercedei por nossas famílias, pelos doentes e por todos os que recorrem a vós com fé. Amém.



Sábado, 25 de outubro de 2025 - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, religioso, Memória

 

ORAÇÃO COLETA
“Ó Deus, que fizestes do Santo Antônio de Sant’Ana Galvão um admirável mensageiro da paz e da caridade, concedei-nos, por sua intercessão, viver a mansidão do Evangelho, para participar também nós de sua glória.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



sexta-feira, 24 de outubro de 2025

24 de outubro - SÃO LUÍS GUANELLA

 

Luís Guanella nasceu em Fraciscio, Itália, em 1842. 

Ordenado sacerdote em 1866, dedicou-se desde cedo ao cuidado dos pobres, dos doentes, dos órfãos e dos idosos abandonados. 

Fundou duas congregações: a Congregação dos Servos da Caridade e o Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência, ambas com forte carisma de caridade ativa e confiança na Divina Providência. 

Era grande devoto do Sagrado Coração de Jesus e de Maria Santíssima. 

Trabalhou incansavelmente em favor da dignidade humana, especialmente dos mais necessitados e no cuidado dos pobres e doentes. 

Faleceu em 24 de outubro de 1915, deixando um legado de misericórdia, confiança na Providência e esperança. 

Foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 2011.

ORAÇÃO A SÃO LUÍS GUANELLA
São Luís Guanella, amigo dos pobres e pai dos que sofrem, que ensinastes a confiar sempre na Providência divina, alcançai-nos a graça de viver a fé com generosidade e de servir aos irmãos com amor ardente. Intercedei por nossas famílias e comunidades, para que jamais falte a caridade. Amém.


24 de outubro - SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

 

Antônio Maria Claret nasceu em Sallent, na Espanha, em 1807. 

Desde jovem sentiu forte chamado à vida missionária. 

Foi ordenado sacerdote em 1835 e destacou-se pela pregação popular e pelo zelo apostólico.

Fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), com forte impulso evangelizador. 

Em 1849 foi nomeado arcebispo de Santiago de Cuba, onde reformou a diocese, defendeu os pobres, lutou contra injustiças sociais e promoveu a devoção mariana. 

Sofreu perseguições e atentados contra a vida. 

Mais tarde, voltou à Espanha, tornando-se confessor da rainha Isabel II, mas sempre com coração de missionário. 

Faleceu em 24 de outubro de 1870, na França, deixando vasta obra escrita e um ardente testemunho de amor à Igreja e à Palavra de Deus. 

Foi canonizado em 1950 pelo Papa Pio XII.

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
Ó Santo Antônio Maria Claret, apóstolo incansável e missionário ardente, que pregastes a Palavra com coragem e amor, alcançai-nos a graça de sermos fiéis discípulos de Cristo, comprometidos com a justiça e com a caridade.
Dai-nos zelo missionário e confiança no Coração Imaculado de Maria. Amém.



quarta-feira, 22 de outubro de 2025

22 de outubro - SÃO JOÃO PAULO II, Papa

 

Karol Józef Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. 

Ordenado sacerdote em 1946, foi bispo auxiliar e depois arcebispo de Cracóvia. 

Participou ativamente do Concílio Vaticano II. 

Em 1978, foi eleito Papa, tomando o nome de João Paulo II, tornando-se o primeiro papa não italiano em mais de 400 anos. 

Seu pontificado, um dos mais longos da história (1978–2005), destacou-se pela defesa da dignidade humana, da vida e da família, pela promoção da paz e pela coragem contra o comunismo e qualquer forma de opressão e “Papa da Juventude”. 

Foi chamado de “Papa Peregrino” por suas numerosas viagens missionárias. 

Faleceu em 2 de abril de 2005 e foi canonizado em 27 de abril de 2014, junto com João XXIII, pelo Papa Francisco.

ORAÇÃO A SÃO JOÃO PAULO II
São João Paulo II, Pastor da Igreja universal, que abriste teu coração a Cristo e à humanidade, ensinai-nos a não ter medo de entregar-nos ao Senhor. Intercedei por nossas famílias, pelos jovens e pelos doentes, para que encontrem em Cristo a força da esperança.
São João Paulo II, rogai por nós! Amém.



22 de outubro – SANTA MARIA SALOMÉ

 

Santa Maria Salomé, identificada na tradição cristã como esposa de Zebedeu e mãe dos apóstolos Tiago, o Maior, e João, o Evangelista, além de testemunha da Ressurreição do Senhor, é celebrada pela Igreja no dia 22 de outubro. 

Em alguns calendários locais (particularmente na França e na Alemanha), essa memória é mais difundida; no Brasil não consta do calendário litúrgico oficial da CNBB, mas pode ser celebrada de modo facultativo. 

Foi uma das mulheres que seguiu Jesus durante sua missão, servindo-o com seus bens e com o coração aberto à fé. 

Esteve presente no Calvário, permanecendo fiel ao Senhor até a cruz. 

Na manhã de Páscoa, foi ao sepulcro junto com outras mulheres e tornou-se testemunha da Ressurreição. 

É lembrada como exemplo de mãe cristã, discípula fiel que serviu a Jesus, testemunha do Calvário e da Ressurreição e mulher de coragem.

ORAÇÃO A SANTA MARIA SALOMÉ
Ó fiel discípula Maria Salomé, que seguiste Jesus até a cruz e foste testemunha da alegria da Ressurreição, ajuda-nos a permanecer firmes na fé, mesmo diante das provações da vida. Intercede junto a Cristo Ressuscitado por nossas famílias e comunidades.
Santa Maria Salomé, rogai por nós! Amém.



segunda-feira, 20 de outubro de 2025

20 de outubro - SÃO CORNÉLIO, centurião

 

Centurião Cornélio não possui memória obrigatória no calendário romano geral, mas no martirológio é lembrado em 20 de outubro. 

Cornélio era centurião romano, comandante em Cesareia, descrito nos Atos dos Apóstolos como “homem piedoso e temente a Deus, que fazia muitas esmolas e orava continuamente” (At 10,2). 

Foi escolhido por Deus para ser o primeiro pagão a receber oficialmente a fé em Cristo, símbolo da universalidade da fé. 

Após uma visão, chamou Pedro à sua casa; ali, o Espírito Santo desceu sobre todos os presentes antes mesmo do batismo, confirmando que a salvação é universal. 

Cornélio representa a abertura da Igreja a todos os povos. A tradição o venera como santo e mártir, como símbolo da universalidade da salvação.

ORAÇÃO A SÃO CORNÉLIO
Deus de bondade, que chamastes Cornélio, centurião romano, para ser o primeiro dos gentios a receber o dom da fé em vosso Filho Jesus, fazei-nos dóceis à ação do Espírito Santo, para que sejamos também testemunhas vivas da vossa misericórdia.
São Cornélio, intercedei por nós e por todos os que buscam sinceramente a verdade. Amém.



domingo, 19 de outubro de 2025

3º domingo de outubro - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

 

O Dia Mundial das Missões instituído pelo Papa Pio XI em 1926, é celebrado na Igreja Católica, no Brasil, no terceiro domingo de outubro. 

É o dia em que os fiéis rezam, apoiam e colaboram materialmente com a missão universal da Igreja, especialmente nas regiões mais necessitadas, através da Obra Pontifícia da Propagação da Fé. 

Seus símbolos são a Cruz, o Terço e a Bandeira Missionária. 

O lema e a mensagem anual são propostos pelo Papa, recordando a responsabilidade missionária de todos os batizados. 

A Obra Pontifícia da Infância Missionária foi fundada em 1843, na França, pelo bispo Dom Carlos de Forbin-Janson. Ela incentiva crianças a rezar e a ajudar outras crianças, difundindo o lema: “Criança ajuda e evangeliza criança; criança reza por criança.” 

No Brasil, ficou popularmente conhecida como Santa Infância. 

Assim, o mês de outubro é chamado de Mês Missionário em toda a Igreja.

ORAÇÃO MISSIONÁRIA
Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque chamais todas as crianças do mundo para ser vossas missionárias.
Abençoai-nos para que, rezando, ajudando e anunciando, possamos levar o vosso amor a todas as pessoas.
Ajudai-nos a viver sempre como filhos do Pai do Céu, irmãos de todos e amigos da paz. Amém.



19 de outubro - SANTO PROFETA JOEL

 

O profeta Joel viveu provavelmente entre os séculos V e IV a.C., no Reino de Judá, após o exílio da Babilônia. 

Seu livro, breve mas intenso, faz parte dos doze profetas menores. 

Joel interpreta uma praga de gafanhotos como sinal do juízo de Deus, mas também como apelo à conversão. 

Ele anuncia o “Dia do Senhor” e proclama a promessa do derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne (Jl 3,1), profecia que se cumpre em Pentecostes (At 2,16-21). 

Sua mensagem une o chamado à penitência com a esperança da salvação, mostrando que Deus é misericordioso e sempre pronto a perdoar. 

 Temas específicos da profecia de Joel 

• O Dia do Senhor: central na mensagem, como tempo de juízo, mas também de salvação para os que se convertem.
• A praga dos gafanhotos: interpretada como castigo divino e convite à penitência.
• Chamado à conversão: jejum, oração e retorno sincero a Deus.
• Misericórdia de Deus: “rasgai o coração e não as vestes” (Jl 2,13).
• Promessa messiânica: derramamento universal do Espírito Santo sobre homens, mulheres, jovens e idosos (Jl 3,1), cumprida em Pentecostes.
• Esperança escatológica: restauração de Jerusalém e vitória de Deus sobre os inimigos. 

Conteúdo geral da profecia de Joel 

Joel usa imagens fortes para interpretar acontecimentos históricos (como a praga de gafanhotos e a seca) como sinais do juízo divino. Porém, insiste que não se trata de condenação sem saída: Deus é fiel e cheio de misericórdia. 

O profeta exorta o povo a buscar a conversão sincera, acompanhada de oração e jejum comunitário. Ao mesmo tempo, anuncia um futuro de abundância, restauração e, sobretudo, o dom do Espírito Santo, que será dado a todos. 

Assim, Joel une penitência e esperança, mostrando que o Senhor transforma o mal em caminho de vida nova. 

Divisão do livro de Joel 

Tradicionalmente, o livro pode ser dividido em três grandes partes: 

1. Cap. 1,1–2,17 → Praga dos gafanhotos e chamado à conversão o Descrição da calamidade (insetos, seca). o Convocação a jejuns, assembleia sagrada e arrependimento. 

2. Cap. 2,18–3,5 → Resposta de Deus e promessa do Espírito o Restauração da fertilidade da terra. o Deus promete estar no meio do seu povo. o Profecia do derramamento do Espírito sobre todos. 

3. Cap. 4,1-21 → Juízo e esperança final o Reunião das nações no “vale de Josafá” para o julgamento. o Salvação de Jerusalém e triunfo definitivo de Deus.

ORAÇÃO AO SANTO PROFETA JOEL
Senhor Deus, que pelo profeta Joel anunciastes o derramamento do vosso Espírito sobre todos os povos, concedei-nos viver sempre abertos à vossa graça e perseverar na conversão, para que sejamos testemunhas do vosso amor no mundo.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



Domingo, 19 de outubro de 2025 - 29º Domingo do Tempo Comum, Ano C - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

 

ORAÇÃO COLETA
“Deus eterno e todo-poderoso, tornai-nos dispostos a obedecer sempre à vossa vontade e a vos servir de coração sincero.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



sábado, 18 de outubro de 2025

18 de outubro - SÃO LUCAS, Evangelista

 

São Lucas nasceu provavelmente em Antioquia (atual Turquia) e era médico (cf. Cl 4,14). 

Não foi um dos Doze Apóstolos, mas converteu-se ao cristianismo e tornou-se discípulo de São Paulo, acompanhando-o em suas viagens missionárias. 

É o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, destacando a misericórdia de Deus, a dignidade dos pobres e dos excluídos, e a centralidade do Espírito Santo na vida da Igreja. 

A tradição também o apresenta como pintor da Virgem Maria, por isso é considerado padroeiro dos artistas, dos pintores, dos profissionais da saúde e dos médicos. 

Viveu com fidelidade até o fim e, segundo a tradição, morreu mártir na Acaia.

ORAÇÃO A SÃO LUCAS
Ó glorioso São Lucas, fiel discípulo de Cristo e evangelista inspirado, vós que narrastes com tanto amor a vida, a misericórdia e a compaixão do Senhor, ajudai-nos a ser testemunhas vivas da Palavra e anunciadores do Evangelho.
Intercedei por todos os médicos e profissionais da saúde, para que sirvam à vida com dedicação e caridade.
São Lucas, rogai por nós! Amém.



18 de outubro - MÃE, RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL

 

A devoção à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt nasceu em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha, com o Pe. José Kentenich e um grupo de jovens seminaristas. 

No Pequeno Santuário de Schoenstatt, eles fizeram uma "Aliança de Amor com Maria", consagrando-se a ela e pedindo que ela os educasse na fé e santidade. 

O título “Três Vezes Admirável” vem de São Pedro Canísio (séc. XVI), que chamava Maria de:
1. Mãe Admirável de Deus,
2. Mãe Admirável do Filho,
3. Mãe Admirável do Espírito Santo. 

O movimento de Schoenstatt se espalhou pelo mundo e tem como missão espiritual a renovação espiritual das famílias e da sociedade pela educação mariana e a santificação da vida diária. 

Hoje existem milhares de santuários de Schoenstatt em diversos países, todos como réplicas do original na Alemanha. Todos os meses, no dia 18, os fiéis recordam a "Aliança de Amor com Maria".

ORAÇÃO A MÃE, RAINHA E VENCEDORA
TRÊS VEZES ADMIRÁVEL
Ó Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, acolhei-nos em vossa escola de amor.
Educai-nos como filhos fiéis, fazei de nossos corações um santuário vivo para vosso Filho Jesus, e ajudai-nos a transformar o mundo com a força do Evangelho.
Consagramos a vós nossas famílias, nossa pátria e nossa vida. Amém.



Sábado, 18 de outubro de 2025 - São Lucas, Evangelista, Festa, Ano C

 

ORAÇÃO COLETA
“Senhor nosso Deus, que escolhestes são Lucas para revelar com a sua palavra e os seus escritos o mistério do vosso amor pelos pobres, fazei que sejam um só coração e uma só alma aqueles que já se gloriam no vosso nome e todos os povos mereçam ver a vossa salvação.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



sexta-feira, 17 de outubro de 2025

17 de outubro - SANTO PROFETA OSEIAS

 

O profeta Oseias viveu no reino de Israel (Norte) no século VIII a.C., durante um tempo de infidelidade religiosa e crise política. 

Foi chamado por Deus a anunciar Sua misericórdia e fidelidade, apesar das infidelidades do povo. 

A própria vida de Oseias, especialmente seu matrimônio difícil com Gômer, tornou-se sinal da relação de Deus com Israel: um amor fiel que perdoa e busca sempre reconduzir os que se afastaram. 

Seu livro, um dos doze profetas menores, destaca-se pela ternura com que Deus se apresenta como Esposo e Pai. 

É venerado pela Igreja como Santo Profeta, testemunha da misericórdia divina. 

Mensagem principal - Amor fiel de Deus diante da infidelidade do povo 

Virtudes - Fidelidade a Deus, testemunho profético, esperança 

 Temas específicos da profecia de Oséias 

• Aliança esponsal: Deus é apresentado como Esposo fiel, e Israel como esposa infiel.
• Infidelidade de Israel: idolatria e alianças políticas são comparadas a adultério espiritual.
• Amor misericordioso de Deus: apesar da infidelidade, Deus busca reconquistar seu povo.
• Conhecimento de Deus: não apenas intelectual, mas uma relação íntima de amor e fidelidade.
• Justiça e misericórdia: denúncia das injustiças sociais e religiosas, unida ao apelo à conversão.
• Restauração futura: promessa de reconciliação e renovação da aliança. 

 Conteúdo geral da profecia de Oséias 

A vida de Oséias tornou-se um sinal profético: seu casamento com Gômer, uma mulher infiel, simboliza a relação de Israel com Deus. Assim como Gômer abandona o esposo, Israel abandona o Senhor para seguir ídolos e alianças humanas. Apesar disso, Deus revela através de Oséias seu amor incondicional e paciente, pronto a perdoar e restaurar.
A mensagem de Oséias alterna entre anúncios de juízo (castigo pelas infidelidades) e promessas de esperança (restauração do povo e renovação da aliança). 

O livro de Oséias é dividido em 

Tradicionalmente, o livro pode ser organizado em duas grandes partes: 

1. Capítulos 1–3 → Vida e matrimônio de Oséias como sinal profético
o Casamento com Gômer.
o Nomes simbólicos dos filhos (Lo-Ruhama, Lo-Ammi).
o Esperança de reconciliação e restauração. 

2. Capítulos 4–14 → Oráculos de acusação, juízo e esperança
o Denúncias da idolatria, corrupção e alianças políticas.
o Advertências de castigos (queda de Israel).
o Promessas de misericórdia e nova aliança.

ORAÇÃO AO SANTO PROFETA OSEIAS
Deus de misericórdia, que revelastes por meio do profeta Oseias vosso amor fiel e paciente, ajudai-nos a corresponder com coração sincero à vossa aliança e a viver sempre na fidelidade a Cristo.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



17 de outubro - SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

 

Santo Inácio de Antioquia (†107) foi o terceiro bispo de Antioquia, sucessor de São Pedro e de Evódio. 

Conhecido como um dos Padres Apostólicos, conviveu com os Apóstolos e recebeu diretamente deles a fé. 

Durante a perseguição do imperador Trajano, foi preso e enviado a Roma, onde sofreu o martírio, por volta de 107, sendo devorado pelas feras no Coliseu. 

No caminho para Roma escreveu sete cartas às comunidades cristãs, que se tornaram preciosos testemunhos da vida da Igreja nascente. Nelas, defendeu a unidade da Igreja em torno do bispo, a centralidade da Eucaristia e o amor e fidelidade a Cristo até o martírio. 

É lembrado como modelo de fidelidade, coragem e amor à Igreja.

ORAÇÃO A SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
Deus eterno e todo-poderoso, que concedestes a Santo Inácio de Antioquia a graça de dar a vida por vosso nome, fazei que, sustentados pela sua intercessão, possamos perseverar firmes na fé e na unidade da vossa Igreja.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 - Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir, Memória

 

ORAÇÃO COLETA
“Deus todo-poderoso e eterno, que honrais o sagrado corpo da vossa Igreja, com o testemunho dos santos mártires, concedei que o glorioso martírio, que hoje celebramos, assim como mereceu a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, seja também para nós um auxílio permanente.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



quinta-feira, 16 de outubro de 2025

16 de outubro - SÃO GERALDO MAJELLA

 

São Geraldo Majella (1726–1755), nascido em Muro Lucano, na Itália, foi um humilde alfaiate antes de entrar na Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) como irmão religioso.

Destacou-se pela vida de oração, penitência, caridade e serviço, sendo muito procurado pelo povo por seus conselhos espirituais e pela fama de milagres ainda em vida. 

Viveu apenas 29 anos, marcado por grande amor à Eucaristia, obediência, humildade e caridade. 

Após sua morte, numerosos prodígios foram atribuídos à sua intercessão. 

É padroeiro das mães, especialmente das gestantes, por ter protegido uma jovem grávida de falsas acusações e por sua intercessão em partos difíceis. 

Foi canonizado em 1904 pelo Papa São Pio X.

ORAÇÃO A SÃO GERALDO MAJELLA
Ó Deus, que atraístes São Geraldo Majella para vos servir na humildade, na oração e na caridade, concedei-nos, por sua intercessão, confiar em Vossa Providência e buscar em tudo a Vossa vontade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.





16 de outubro - SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

 

Santa Margarida Maria Alacoque (1647–1690), nasceu na Borgonha, França, foi religiosa da Ordem da Visitação, na França. 

Desde jovem, viveu experiências místicas intensas, mas também enfermidades e incompreensões. 

No convento de Paray-le-Monial recebeu as revelações do Sagrado Coração de Jesus, entre 1673 e 1675, nas quais Cristo pediu a propagação da devoção ao Seu Coração cheio de amor pela humanidade, especialmente através da Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras, da Hora Santa e da festa litúrgica do Sagrado Coração. 

Apesar das dificuldades e resistências, perseverou com humildade, tornando-se a grande apóstola dessa devoção. 

Foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV.

ORAÇÃO A SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
Senhor Jesus Cristo, que revelastes a Santa Margarida Maria as riquezas insondáveis do vosso Coração cheio de amor, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de sermos inflamados na caridade e fiéis na reparação ao vosso Sagrado Coração.
Vós que viveis e reinais para sempre. Amém.



16 de outubro - SANTA EDWIGES

 

Santa Edwiges (1174–1243), duquesa da Silésia (atual Polônia), foi esposa do duque Henrique I e mãe de sete filhos. 

Nasceu na Baviera (Alemanha), mas viveu na Polônia com profunda fé e espírito de caridade, dedicando-se aos pobres, doentes e endividados. 

Após a morte do marido, retirou-se para o convento das Cistercienses em Trebnitz, onde viveu em oração e austeridade, embora sem votos formais. 

Ficou conhecida como a santa protetora dos pobres e endividados, intercessora especialmente para aqueles que passam por dificuldades financeiras e materiais. 

Foi canonizada em 1267 pelo Papa Clemente IV.

ORAÇÃO A SANTA EDWIGES
Ó Deus, que em Santa Edwiges destes à Igreja um exemplo de caridade e desapego dos bens terrenos, concedei-nos, por sua intercessão, que busquemos acima de tudo os bens eternos e saibamos viver na confiança em Vossa providência.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



quarta-feira, 15 de outubro de 2025

15 de outubro - SANTA TERESA DE JESUS (SANTA TERESA DE ÁVILA)

 

Santa Teresa de Jesus (1515–1582), conhecida também como Santa Teresa de Ávila, foi uma das maiores santas e místicas da Igreja. Batizada como Teresa de Cepeda y Ahumada (1515-1582), nasceu em Ávila, na Espanha.

Religiosa carmelita, reformou a Ordem do Carmo junto com São João da Cruz, dando origem às Carmelitas Descalças. 

Mulher de profunda vida de oração, recebeu dons místicos e escreveu obras espirituais clássicas como O Livro da Vida, Caminho de Perfeição e Castelo Interior. 

Foi declarada Doutora da Igreja em 1970 pelo Papa São Paulo VI, sendo a primeira mulher a receber este título. 

É modelo de oração contemplativa, amor à Igreja e confiança em Deus. 

Levou uma vida de contemplação unida à ação reformadora e buscou a perfeição pela humildade, desapego e confiança em Cristo, centralizando sua oração na amizade íntima com Deus e amor à Igreja.

ORAÇÃO A SANTA TERESA DE JESUS
(SANTA TERESA DE ÁVILA)
Ó Deus, que pelo vosso Espírito suscitastes em Santa Teresa de Jesus um ardente desejo de perfeita caridade, concedei-nos seguir seus ensinamentos e inflamar-nos com o mesmo amor, para que sempre busquemos a Vossa glória e a salvação das almas.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 - Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja, Memória

 

ORAÇÃO COLETA
“Senhor nosso Deus, que, pelo vosso Espírito, suscitastes santa Teresa de Jesus para manifestar à Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos encontrar alimento na sua doutrina espiritual e inflamai-nos no desejo da verdadeira santidade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



domingo, 12 de outubro de 2025

12 de outubro - NOSSA SENHORA DO PILAR

 

A devoção a Nossa Senhora do Pilar é uma das mais antigas do cristianismo. 

Segundo a tradição, em 2 de janeiro de 40 d.C., o apóstolo São Tiago Maior pregava em Zaragoza, na Espanha, e desanimado pela pouca conversão dos povos, recebeu a visita da Virgem Maria, ainda viva em Jerusalém, em um fenômeno chamado de “bilocação”. 

Maria apareceu sobre um pilar (coluna de jaspe), trazendo-lhe consolo e prometendo que ali muitos se converteriam. 

Ela pediu a construção de uma capela, que com o tempo deu origem ao seu santuário principal, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Zaragoza, na Espanha. 

É considerada a primeira aparição mariana da história reconhecida na história da Igreja e tem grande importância para a Espanha e para os povos de língua espanhola e latino-americanos.

Nossa Senhora do Pilar é padroeira da Hispanidade, da Espanha, da cidade de Zaragoza e do Corpo da Guarda Civil Espanhola.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PILAR
Ó Virgem do Pilar, Mãe de Deus e nossa Mãe, sustentai nossa fé sobre a rocha firme que é Cristo.
Vós que aparecestes para fortalecer o apóstolo Tiago, fortalecei também nossas vidas, protegei nossas famílias e ajudai-nos a ser testemunhas do Evangelho no mundo.
Nossa Senhora do Pilar, rogai por nós! Amém.



12 de outubro - NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, a Rainha da Amazônia

 

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem origem em Portugal desde o século XII e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores. 

Em Belém do Pará, no Brasil, no século XVIII, ocorreu um milagre que deu início a uma das maiores festas religiosas do mundo: o Círio de Nazaré. 

Segundo a tradição, em 1700, o caboclo Plácido encontrou no mato a pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 

Ele levou a imagem para casa, mas no dia seguinte ela desaparecia e sempre voltava ao mesmo lugar onde havia sido encontrada. 

Reconhecendo o sinal, construiu-se ali uma ermida, que mais tarde deu origem à atual Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém (PA), seu santuário principal. 

O Círio de Nazaré é celebrado no segundo domingo de outubro em Belém e reúne milhões de fiéis em procissão, sendo a maior procissão católica do Brasil. 

Nossa Senhora de Nazaré é invocada como Rainha da Amazônia e Padroeira do Pará.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Ó Virgem de Nazaré, Mãe Santíssima, que sempre estais atenta às necessidades de vossos filhos, olhai com bondade para o povo da Amazônia e para todos nós que recorremos à vossa proteção.
Ajudai-nos a viver na fé, na esperança e na caridade, e conduzi-nos sempre ao vosso Filho Jesus.
Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós! Amém.



12 de outubro - NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, Padroeira e protetora do Brasil.

 

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. 

Em 1717, três pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul (São Paulo) e, após muitas tentativas sem sucesso, retiraram primeiro o corpo de uma imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição e depois a cabeça. 

Após remontarem a imagem, as redes se encheram de peixes em abundância. O milagre deu início a uma grande devoção popular. 

A pequena imagem de barro preto foi chamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida (por “aparecer” nas águas). 

Com o tempo, o culto se espalhou e tornou-se um dos maiores do mundo, recebendo coroação pontifícia, como Rainha do Brasil em 1904 e sendo proclamada Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. 

A imagem original (manto azul estrelado, coroa de ouro, imagem pequena e negra) encontra-se na Basílica Nacional de Aparecida (SP), o maior santuário mariano do mundo. 

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus e nossa Mãe, recorremos à vossa proteção.
Cobri-nos com o vosso manto de amor, guardai-nos do pecado, dai-nos força nas provações e fazei-nos sempre fiéis discípulos de Jesus.
Ó Mãe querida, olhai pelo nosso povo e pelo Brasil, vosso país consagrado.
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós! Amém.



(2º domingo de outubro) - CÍRIO DE NAZARÉ em devoção a NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

 

Com o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, a festa de 2025 reforça a mensagem de fé e devoção que caracteriza o Círio de Nazaré, considerado a maior manifestação religiosa do Brasil. 

O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. 

Realizado há mais de 200 anos em Belém/PA foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. 

A história do Círio começa em 1700 com o achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido, às margens de um riacho localizado próximo de onde hoje se ergue a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. 

A devoção à Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à Padroeira dos paraenses. Desde então, o Círio acontece anualmente, reunindo sempre um número maior de fiéis. 

O Círio de Nazaré 2025, edição de número 233, será celebrado no domingo, 12 de outubro, ou seja, o segundo domingo de outubro.
FONTE: https://www.ciriodenazare.com.br/cirio/o-que-e-o-cirio

ORAÇÃO
Senhor, nosso Pai, estamos unidos em nome de Jesus, vosso Filho, conduzidos pelo Espírito Santo de Amor.
Nós vos agradecemos pelo dom da fé cristã que nos reúne e pela Igreja que nos conduz pelos caminhos da vida felizes, nesta terra e para a eternidade.
Pai eterno, Vós nos destes de presente a Virgem de Nazaré, Mãe de Jesus Cristo, Mãe da Igreja e nossa Mãe. Unidos a Maria, pedimos com confiança: envolve-nos com laços de amizade e com cordas de amor, trazei-nos para perto de vós, de Jesus Cristo e do Espírito Santo.
Acendei, ó Pai, em nossos corações, o Círio da Fé, da Esperança e da Caridade. Enchei nossos corações com a alegria do Evangelho.
Que o povo de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha e Padroeira da Amazônia, seja testemunha fiel do Evangelho Vivente – Jesus Cristo, para o crescimento de vosso Reino de paz e justiça, Reino de vida e verdade, Reino do amor e da graça. Amém.



Domingo, 12 de outubro de 2025 - Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, Solenidade, Ano C

 

ORAÇÃO COLETA
“Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.”



sábado, 11 de outubro de 2025

11 de outubro - SÃO JOÃO XXIII, Papa

 

São João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli, 1881–1963) foi eleito Papa em 1958. 

Chamado de o “Papa Bom”, destacou-se pela simplicidade, humildade, bondade e espírito pastoral. 

Durante seu pontificado (1958–1963), promoveu importantes iniciativas de diálogo e paz e, sobretudo, convocou o Concílio Vaticano II, que renovou a vida da Igreja e abriu caminhos de aproximação com o mundo contemporâneo, promovendo a paz e o diálogo. 

Faleceu em 3 de junho de 1963, em Roma, deixando o testemunho de um pastor humilde, próximo ao povo e aberto à ação do Espírito. 

Foi canonizado pelo Papa Francisco em 2014.

ORAÇÃO A SÃO JOÃO XXIII
Ó Deus, que concedestes a São João XXIII a graça de ser, como Papa, sinal de bondade e instrumento de renovação da vossa Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, fidelidade ao Evangelho e espírito de paz.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



11 de outubro de 2025 – Hoje, completa-se 63 anos da abertura do Concílio Vaticano II

 

11 de outubro de 2025 – Hoje, completa-se 63 anos da abertura do Concílio Vaticano II, o grande evento mundial e eclesial convocado por são João XXIII para buscar o “aggiornamento”, ou seja, a atualização da Igreja para aproximá-la do mundo atual.
  

O Concílio Vaticano II foi aberto em 11 de outubro de 1962, pelo Papa São João XXIII, na Basílica de São Pedro, em Roma. 

Reuniu bispos do mundo inteiro e foi o maior concílio da história da Igreja, com quatro sessões entre 1962 e 1965, concluídas sob o Papa São Paulo VI. 

Seu objetivo foi promover o aggiornamento (“atualização”) da Igreja, aproximando-a mais do mundo contemporâneo, sem perder a fidelidade ao Evangelho. 

Do Concílio nasceram documentos fundamentais sobre a Igreja, a liturgia, o diálogo com outras religiões e a presença da Igreja no mundo moderno. 

Quatro Constituições
  • Dei Verbum, 
  • Lumen Gentium, 
  • Sacrosanctum Concilium e 
  • Gaudium et Spes; 
 Três Declarações
  • Gravissimum Educationis, 
  • Nostra Aetate, 
  • Dignitatis Humanae; 
Nove decretos
  • Ad Gentes, 
  • Presbyterorum Ordinis, 
  • Apostolicam Actuositatem, 
  • Optatam Totius, 
  • Perfectae Caritatis, 
  • Christus Dominus, 
  • Unitatis Redintegratio, 
  • Orientalium Ecclesiarum e 
  • Inter Mirifica.

ORAÇÃO
Espírito Santo, que conduzistes a Igreja no Concílio Vaticano II, ajudai-nos a acolher seus frutos de renovação, unidade e fidelidade ao Evangelho. Dai-nos viver com alegria a comunhão e a missão que dele brotam.
Por Cristo, Senhor nosso. Amém.



11 de outubro - SÃO FILIPE, diácono

 

São Filipe, um dos sete primeiros diáconos escolhidos pelos Apóstolos (cf. At 6,1-6), foi cheio do Espírito Santo e de sabedoria. 

Pregou com ardor o Evangelho em Samaria, onde realizou sinais e conversões, inclusive o batismo do mago Simão e evangelizou no caminho de Gaza. 

Depois, guiado por um anjo do Senhor, encontrou o eunuco etíope a quem anunciou Jesus a partir da profecia de Isaías, batizando-o no caminho (At 8,26-40). 

É lembrado como missionário incansável, catequista zeloso e testemunha do Evangelho, exemplo de serviço diaconal e abertura à ação do Espírito.

ORAÇÃO A SÃO FILIPE
Deus eterno e todo-poderoso, que destes a São Filipe, diácono, a graça de anunciar com coragem o vosso Evangelho e conduzir muitos à fé, concedei-nos, por sua intercessão, ardor missionário e fidelidade ao serviço da Igreja.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



quinta-feira, 9 de outubro de 2025

09 de outubro - SANTO PATRIARCA ABRAÃO

 

Viveu por volta do século XIX a.C. na região de Ur dos Caldeus (Mesopotâmia). 

Deus o chamou a deixar sua terra e prometeu fazer dele uma grande nação. 

Pela sua fé, obediência e confiança em Deus, mesmo diante de provas difíceis como o sacrifício de Isaac, Abraão tornou-se modelo de fé para judeus, cristãos e muçulmanos. 

É lembrado como “pai dos crentes”, exemplo de confiança absoluta em Deus e de abertura ao cumprimento de suas promessas.

ORAÇÃO AO SANTO PATRIARCA ABRAÃO
Deus de nossos pais, que escolhestes Abraão como raiz da vossa bênção e guia de todos os que creem, concedei-nos seguir o seu exemplo de fé, escutando vossa voz e caminhando com confiança em vossas promessas.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



terça-feira, 7 de outubro de 2025

07 de outubro - SÃO MARCOS, Papa

 

São Marcos foi Papa por pouco tempo, de janeiro a outubro de 336, no século IV. 

Pouco se sabe de sua vida, mas é lembrado por sua firmeza na fé, seu zelo pastoral e como um pastor fiel em tempos difíceis para a Igreja, logo após a paz de Constantino. 

Teria instituído a prática de conceder o pálio aos bispos metropolitanos e promovido a organização de algumas igrejas de Roma. 

Morreu em 7 de outubro de 336 e foi sepultado na Catacumba de Balbina, em Roma.

ORAÇÃO A SÃO MARCOS
Ó Deus, que ao vosso servo, o Papa São Marcos, destes a graça de guiar com amor a Igreja de Cristo, concedei-nos, pela sua intercessão, permanecer firmes na fé e constantes na caridade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



07 de outubro - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

 

A devoção a Nossa Senhora do Rosário nasceu a partir da prática de rezar o Santo Rosário, difundida especialmente por São Domingos de Gusmão no século XIII, como uma arma espiritual contra as heresias e um caminho de meditação sobre a vida de Cristo e Maria. 

O Rosário foi propagado como oração de contemplação dos mistérios da salvação (gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos). 

A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída após a vitória da Batalha de Lepanto (1571), quando a frota cristã venceu os turcos após a cristandade se unir na oração do Rosário, por iniciativa do Papa São Pio V. 

Maria, Mãe de Deus, honrada sob o título de Rainha do Santíssimo Rosário, é invocada como aquela que conduz os fiéis à contemplação da vida de Cristo, pelos mistérios do Rosário e intercede maternalmente pela Igreja. 

O Rosário como oração contemplativa dos mistérios de Cristo foi difundido por São Domingos de Gusmão no século XIII. 

Nossa Senhora do Rosário é padroeira de várias ordens religiosas e comunidades ligadas ao Rosário que confiam na intercessão materna de Maria.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Ó Santíssima Virgem Maria, Rainha do Santíssimo Rosário e Mãe da Igreja, ajudai-nos a viver os mistérios da vida de vosso Filho que contemplamos no Rosário.
Concedei-nos a graça de imitar as vossas virtudes, crescer na fé, na esperança e na caridade, e alcançar a vida eterna.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós! Amém.