quinta-feira, 4 de setembro de 2025

04 de setembro – NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

 

Nossa Senhora da Consolação e Correia é uma invocação mariana muito antiga, profundamente ligada à espiritualidade agostiniana. Sua devoção começou no século XIII com os frades eremitas de Santo Agostinho, que a veneravam como mãe consoladora e protetora espiritual. 

A devoção a Nossa Senhora da Consolação e Correia tem origem em Portugal e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores. 

Maria, sob este título, é invocada como Mãe consoladora e protetora, auxiliando os fiéis em momentos de sofrimento, aflição e necessidade espiritual. Ela inspira confiança, fé e coragem para enfrentar as dificuldades da vida, mostrando o cuidado maternal de Deus por cada pessoa.

🔹 O título “Consolação” expressa o papel de Maria como aquela que conforta os aflitos e intercede por seus filhos nas dores da vida.
🔹 A palavra “Correia” (ou cinturão) vem de uma tradição que conta que a Virgem teria dado a Santo Agostinho e a Santa Mônica uma correia (ou cinto) como símbolo de sua proteção e aliança espiritual.
🔹 Os religiosos da Ordem de Santo Agostinho passaram a usar esse cinto como sinal de consagração a Maria.

Essa devoção se espalhou por várias partes do mundo, inclusive no Brasil, onde há paróquias e festas dedicadas à Senhora da Consolação e Correia. É celebrada especialmente nas comunidades agostinianas e em locais de devoção específica

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA
CONSOLAÇÃO E CORREIA
Ó Maria Santíssima, Nossa Senhora da Consolação e Correia, Mãe cheia de ternura, olhai para nós com compaixão. Consolai nossos corações aflitos, fortalecendo nossa fé e confiança em vosso Filho Jesus. Intercedei por nós junto a Ele, para que encontremos paz, esperança e alegria em nossas vidas. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.