quinta-feira, 2 de novembro de 2023

02 de novembro é o dia de COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

 

O dia da Comemoração dos Fiéis Defuntos, não é dia de tristezas, mas, dia de transformar nossas saudades, em forças de intercessão pelos fiéis que estão no Purgatório. 

A Celebração dos fiéis defuntos é uma solenidade que tem um valor profundamente teológico, porque chama a nossa atenção para todo o mistério da existência humana, desde suas origens até o seu fim e para além também.

“Morrer não é desaparecer, mas viver de modo novo. É saber que, os que nos precederam, deram um "passo a mais" no caminho da vida; atingiram o cume, enquanto nós ainda estamos percorrendo as sendas da vida; ultrapassaram a curva da vida, enquanto ainda estamos ao longo do retilíneo. Por isso, a morte não é o fim de tudo, mas o início de uma vida nova, para a qual nos encaminhamos e nos preparamos desde o início. 

O destino do homem não é voltar a ser pó, mas chegar à visão eterna de Deus. Para atingi-la é preciso passar pelas trevas da morte. Por isso, celebramos o Dia de Finados. Neste dia, entramos em contato com eles, através da oração, para estarmos unidos a eles no céu, na glória de Deus. A morte é uma passagem, uma porta. Graças à vitória de Cristo sobre a morte, podemos superar o medo que temos dela e a dor que sentimos quando atinge alguém que está próximo de nós. Para o cristão, os mortos não são "mortos", mas "defuntos", ou seja, "privados das funções terrenas", à espera de serem transformados pela Ressurreição.

Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.” (Jo 11,25-26). 

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54).

ORAÇÃO

Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem! Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.