quinta-feira, 17 de outubro de 2013

18 de Outubro - São Lucas, evangelista


Lucas é originário de Antioquia da Síria, médico, celibatário, discípulo dos apóstolos e companheiro de Paulo.

Lucas é o discípulo anônimo que relata nos Atos alguns episódios em primeira pessoa, durante a segunda e a terceira viagem de Paulo.

Evangelho e Atos formam claramente uma obra unitária; então Lucas é o autor do terceiro Evangelho.

Trata-se de um cristão convertido do paganismo, ou talvez de um judeu-helenista convertido, assim se explicaria a sua familiaridade com a Bíblia na versão grega litúrgica.  

Ele tem atrás de sai uma experiência missionária vivida com Paulo e Barnabé.

Em suas viagens, que o puseram em relação com as Igrejas mais importantes (Jerusalém, Antioquia, Éfeso, Cesaréia, Roma), ele pôde ter informações de João e seus discípulos.

Lucas se serviu do evangelho de Marcos para compor o seu evangelho.  O modo de se referir aos fatos do ano 70, propõem que o evangelho lucano foi escrito por volta dos anos 80/85.  O lugar de composição do terceiro evangelho pode ser procurado numa comunidade cristã fora da Palestina, provavelmente a Grécia meridional (Corinto?).

Por sua participação nos primeiros tempos, ao lado dos apóstolos escolhidos por Jesus, somada à vida de missionário, escritor, médico e pintor, transformou-se num dos pilares da Igreja. 

Na suas obras, Lucas dirigia-se a um certo Teófilo, amigo de Deus, que tanto poderia ser um discípulo como uma comunidade, ou todo aquele que entrava em contato com a mensagem da Boa-Nova através dessa leitura. Com tal recurso literário, tornou seu Evangelho uma porta de entrada à salvação para todos os povos, concedendo o compartilhamento do Reino de Deus por todas as pessoas que antes eram excluídas pela antiga lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.