O jejum consiste em fazer uma
só refeição forte ao dia. A abstinência consiste em não comer carne.
A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de
abstinência e jejum. A abstinência é obrigatória a partir dos quatorze anos e o
jejum dos dezoito aos cinquenta e nove anos de idade.
Com estes sacrifícios,
trata-se de que todo nosso ser (alma e corpo) participe em um ato onde
reconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano causado
com nossos pecados e para o bem da Igreja.
O jejum e a abstinência podem
ser trocados por outro sacrifício, dependendo do que ditem as Conferências
Episcopais de cada país, pois elas têm autoridade para determinar as diversas
formas de penitência cristã.
Por que o Jejum?
É necessário dar uma profunda
resposta a esta pergunta, para que fique clara a relação entre o jejum e a
conversão, isto é, a transformação espiritual que aproxima o homem a Deus.
O abster-se de comida e bebida
tem com como fim introduzir na existência do homem não somente o equilíbrio
necessário, mas também o desprendimento do que se poderia definir como
"atitude consumista".
Tal atitude veio a ser em
nosso tempo uma das características da civilização ocidental. O homem,
orientado aos bens materiais, muito frequentemente abusa deles. A civilização
se mede então segundo quantidade e a qualidade das coisas que estão em
condições de prover ao homem e não se mede com a medida adequada ao homem.
Esta civilização de consumo
fornece os bens materiais não somente para que sirvam ao homem em ordem a
desenvolver as atividades criativas e úteis, mas cada vez mais para satisfazer
os sentidos, a excitação que deriva deles, o prazer, uma multiplicação de
sensações cada vez maior.
O homem de hoje deve abster-se
de muitos meios de consumo, de estímulos, de satisfação dos sentidos, jejuar
significa abster-se de algo. O homem é ele mesmo quando consegue dizer a si
mesmo: Não.
Não é uma renúncia pela
renúncia: mas para melhor e mais equilibrado desenvolvimento de si mesmo, para
viver melhor os valores superiores, para o domínio de si mesmo.
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