segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1 de Outubro - Santa Teresinha do Menino Jesus


Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Faleceu aos 24 anos, tuberculosa, depois de passar terríveis sofrimentos.

Enquanto agonizava, ouvia duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de sua cela: "Coitada da Irmã Teresa! Ela não fez nada na vida... O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?" Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo.

Somente depois de morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. A Jovem humilde carmelita que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a célebre "Pequena Via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II, Doutora da Igreja.

A 17 de Maio de 1925, apenas 28 anos após a sua morte, Pio XI canonizou-a na basílica de São Pedro em Roma. Se fosse viva teria apenas 52 anos nessa altura.

Dois anos mais tarde, a 14 de Dezembro de 1927, 30 anos após a sua morte, Pio XI declarou Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira de todos os missionários e missionárias, bem como das missões do mundo inteiro, ao lado de São Francisco Xavier.




As cinco rosas de Santa Teresinha que devemos guardar para o ano todo e pensar bem todos os meses, todos os dias. São as cinco rosas que nos fazem felizes.

1. A ROSA DA FAMÍLIA
Ame muito a sua família, se dedique a ela, aos seus filhos, ao seu marido e esposa... Faça da sua família o seu jardim, o seu tesouro. Cultive bem a família e terá sempre flores perfumadas de amor e ternura. 

2. A ROSA DA ORAÇÃO
Não passe um dia sem rezar. Faça da oração o seu encontro cotidiano com Deus. Deus não olha a quantidade mas a qualidade. Um olhar para o Céu, um desabafo, um ato de amor, faz a diferença na nossa vida sempre agitada e nervosa que perde o sabor porque rezamos pouco.

3. A ROSA DO EVANGELHO
Não podemos ser cristãos só para nós mesmos. Torne-se como Teresinha, uma missionária, um missionário. Reze para todos os que não amam a Deus e que fazem o mal. Não se trata de falar, se trata de amar e de rezar. 

4. A ROSA DO AMOR DELICADO 
É saber amar, não impor as ideias, dialogar com todos, aprender que os outros tem muitas coisas para dizer e que todos podemos nos ajudar a sermos melhores. Não jogue fora a rosa do diálogo. Saiba escutar com atenção e amor, a todos.

5. A ROSA CHAMADA MARIA
Ame muito Nossa Senhora, como Teresinha.

Santa Teresinha, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.