Quem é Mateus
O Evangelho é atribuído a um apóstolo mencionado em Mt 9,9; 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13, mas dificilmente Mateus estaria vivo quando foi feita a redação final do Evangelho.
Mateus foi um dos fundadores das comunidades cristãs e deve ter dado sua parcela de colaboração na inspiração inicial do Evangelho. As comunidades, como sinal de gratidão e de fidelidade, dedicaram-lhe a autoria.
Mateus chama de “igreja” a comunidade cristã e a considera continuadora legítima do Israel histórico.
Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa “Deus está conosco” (1,23). Jesus é o Messias que realiza todas as promessas do AT. Jesus é o Ungido de Deus, o filho de Abraão, o herdeiro de Davi (1,1)
Na Bíblia, Mateus (também chamado de Levi), é um dos doze apóstolos, Mc 2,14.
Foi um judeu que também era publicano romano, Mt 10,3.
Quando foi chamado por Jesus, deixou tudo e o seguiu, Lc 5, 27-28.
Preparou um grande banquete para Cristo, ao qual este assistiu, apesar de os publicanos serem desprezados. Lc 5,29.
Destinatários do Evangelho de Mateus
Cristãos de origem judaica, em forte tensão com os fariseus e os doutores da lei. Essa tensão passou a existir depois da destruição de Jerusalém no ano 70. (Mt 23,28; 24,15-18). Somente os fariseus e as comunidades cristãs sobreviveram.
Foi neste clima de rivalidade entre campo, cidades, comunidades cristãs e fariseus que foi escrito o evangelho de Mateus, provavelmente entre os anos 80 d.C. e 90 d.C.
Ele não foi escrito de uma só vez, ele foi surgindo aos pouco, ao longo da caminhada das comunidades e teve a ajuda de varias tradições escritas e orais.
E a comunidade? Esta Igreja vivia crise total. Era uma crise política, cultural e religiosa. Esta comunidade demonstra certo grau de organização, como celebrações e serviços: Batismo (Mt 28,19), Eucaristia (Mt 26,26-30), Reconciliação (Mt 18,15-17), poder de perdoar os pecados (Mt 16,18-20), de curar (Mt 10,1) e proclamar a Boa Nova do Reino (Mt 10,7). Todos assumiam suas responsabilidades com humildade e espírito de serviço (Mt 18,4; 20.26-28)
Mt é um texto feito em mutirão na comunidade. Certamente de comunidade da roça, de gente pobre, na maioria, judeus. O próprio redator final parece ser escriba (13,51).
As comunidades cristãs de Golán vivem tempos difíceis. Jerusalém foi destruída. Os cristãos convivem com os pagãos e com judeus fanáticos que os culpam pelas desgraças da cidade santa dos anos 70.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.