domingo, 29 de outubro de 2023

(último domingo de outubro) é o dia de NOSSA SENHORA DA PENHA, do Rio de Janeiro

À distância se via a pequena capela, amigos e vizinhos do dono da terra passaram a subir a grande pedra (daí vem a palavra Penha) uns para pedir e outros para agradecer graças alcançadas por intercessão da Senhora do alto do Penhasco – Penha. 

De tanto as pessoas dizerem: vamos à Penha visitar Nossa Senhora, passaram a dizer: vamos visitar Nossa Senhora da Penha.

No ano de 1817 subia a pedra um piedoso casal quando a esposa, Sra. Maria Barbosa, comentou com o marido que pediria à Nossa Senhora da Penha para interceder por eles para que Deus lhes concedesse um filho, já que estavam casados há alguns anos e não tinham filhos. 

A Sra. Maria Barbosa confiou, pediu e prometeu que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora da Penha ao Santuário.

No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filho e no ano de 1819 a escadaria estava pronta.

São 382 degraus talhados na própria pedra, mais ainda do que o número de dias do ano.





 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

18 de outubro é dia de MÃE, RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL

A devoção a Nossa Senhora de Schöenstatt surgiu em 1914, quando, em 18 de outubro daquele ano, o padre José Kentenich, ao fazer uma palestra aos alunos do Seminário em Schöenstatt (que significa Belo Lugar), na Alemanha, inspirado por Deus, fez um convite para rezarem, se consagrarem a Maria e oferecerem-lhe sacrifícios, especialmente pela autoeducação, para que a capelinha da Congregação, então consagrada a São Miguel, se tornasse um Santuário de graças, núcleo de um movimento de renovação que se espalhasse por todo o mundo.

Na capelinha de São Miguel, que virou um santuário mariano, a imagem de Maria é uma cópia do quadro original que foi pintado pelo pintor italiano Crosio, do século XIX.

Em 1915, ela recebeu o nome de “Mãe Três Vezes Admirável”.

No decorrer da história, o título se ampliou para “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schöenstatt”, mais conhecida no Brasil como “Mãe e Rainha”.



 

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

12 de outubro é dia de NOSSA SENHORA DO PILAR

 

O título de Nossa Senhora do Pilar é o mais antigo de Nossa Senhora, mesmo não sendo muito conhecido no Brasil. 

Conta-se que, certa noite depois de suas orações, Tiago foi repousar e acordou com vozes angelicais cantando “Ave, Maria, gratia plena!”. 

Ele se ajoelhou e em seguida a Mãe de Deus sentada em um pedaço de coluna de mármore lhe apareceu, o convidou para se aproximar e lhe mostrou o lugar onde queria que fosse edificada a igreja. 

Disse-lhe que conservasse aquela coluna na qual estava sentada e a colocasse no altar do templo, pois aquele pilar permaneceria ali para sempre.

O apostolo agradeceu à Mãe de Deus pelo imenso favor daquela manifestação (na realidade, uma bilocação, pois Maria ainda vivia). 

A basílica do Pilar, que fica em Zaragoza, na Espanha, é um santuário privilegiado.




12 de outubro é da Solenidade de NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA - Padroeira e protetora do Brasil



No mês de outubro, tradicionalmente dedicado à Virgem Maria, celebra-se outra festa dedicada à Mãe de Deus: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, cuja imagem foi encontrada em 12 de outubro de 1717 por três pescadores no Rio Paraíba. 

Tudo começou bem pequeno, com três pescadores que foram encarregados de conseguir peixes para uma refeição que alimentaria autoridades governamentais visitantes na localidade.

Depois de algumas tentativas, tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, a cabeça. 

Foi construído um primeiro oratório e, depois, em 1737, uma Capela maior.

Foram muitos os testemunhos de graças e milagres alcançados naquele pequeno santuário.

Em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha, - concluída em 1888 e a estátua foi transferida.

Em 1904, a imagem foi coroada a pedido do Papa Pio X. 

Em 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada em 1909.

Em 1930, o Papa Pio XI a elevou a Basílica, declarando Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.



 

domingo, 8 de outubro de 2023

08 de outubro é dia do CÍRIO DE NAZARÉ em devoção a NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

O Círio de Nazaré, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e "Rainha da Amazônia", reúne a cada segundo domingo de outubro, em Belém do Pará, cerca de 2 milhões de pessoas, numa impressionante manifestação popular.

Os devotos se encontram principalmente para participar das várias e gigantescas procissões.

A Santa Sé, em 1792, autorizou a realização da procissão no dia 8 de setembro.

O primeiro Círio então foi realizado no dia 8 de setembro de 1793.

Porém, não havia uma data fixa.

Ela poderia ser realizada em setembro, outubro ou novembro.

Somente em 1901, o Bispo Dom Francisco determinou que fosse celebrada no segundo domingo de outubro.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, é uma das maiores procissões católicas do mundo em devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

Este título relembra a vida da Virgem Maria, em Nazaré, junto à sua sagrada família.

Círio de Nazaré é Maria que carrega em seus braços o Menino Jesus, a luz do mundo.



08 de outubro é dia de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, a Rainha da Amazônia

Em várias partes do Brasil, sua devoção é parte da vida de muitos fiéis, sendo celebrada no Pará, no Tocantins, em Brasília, no Maranhão, no Piauí, em Pernambuco, em Rondônia, no Amapá, em São Paulo, em Minas Gerais e em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Mas fica uma dúvida: afinal de contas, qual é o dia certo de sua celebração, 8 de setembro ou 8 de outubro?

Primeiro, seria importante lembrar que é uma devoção nascida em Portugal, onde, segundo a tradição, uma imagem esculpida pelo próprio São José teria sido levada para a Espanha e, após uma batalha, levada para Portugal, concedendo ao guerreiro português Dom Fuas Coutinho, almirante da esquadra portuguesa, um milagre.

Aqui no Brasil, no entanto, sabemos que a sua maior devoção se expressa no Pará, especialmente na procissão do Círio de Nazaré.

É tão forte que já é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Participam mais de dois milhões de fiéis.



sábado, 7 de outubro de 2023

07 de outubro é dia da Memória litúrgica de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Hoje, festa de Nossa Senhora do Rosário, aprendemos a confiar na intercessão da Virgem Mãe, através da oração do terço. 

Tudo o que pode parecer impossível, humanamente, apenas pelas forças humanas, mediante a graça de Maria, todas as batalhas da vida, internas ou externas, podem ser vencidas. 

As origens do santo Rosário remontam ao ano 1212, quando São Domingos de Gusmão, durante sua permanência em Toulouse, viu a Virgem Maria, que lhe entregou o Rosário, como resposta a uma de suas orações, para saber como combater a heresia albigense. 

Papa João Paulo II, que dedicou todo o seu Pontificado a Maria Santíssima, acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário - os Mistérios Luminosos - na Encíclica Rosarium Virginis Mariae que escreveu sobre o Santo Rosário em 2002.


 

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

04 de outubro é dia da Memória litúrgica de SÃO FRANCISCO DE ASSIS

SÃO FRANCISCO DE ASSIS, religioso, Fundador da Ordem Franciscana, 

Padroeiro da Itália, Protetor dos animais e da ecologia

Há 800 anos São Francisco de Assis é um farol para a Igreja pela sua plena adesão ao Evangelho, que lhe conferiu o nome de “alter Christus”: a escolha da pobreza para encontrar o Senhor, o amor a Deus Pai e aos irmãos, o respeito pela criação. 

Seu pai exigiu que seu filho lhe devolvesse tudo quanto recebera dele e levou-o perante o bispo para que o julgasse.

Francisco, ciente da sentença de Cristo disse: “Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim” (Mt 19,29).

Sem vacilar um momento se despojou de tudo até ficar nu, jogou os trajes e o dinheiro aos pés de seu pai, e exclamou: “Até agora chamei de pai a Pedro Bernardone. Doravante não terei outro pai, senão o Pai Celeste”.

O Bispo, então, o acolheu.

Daquele momento em diante, cantando “Sou o arauto do Grande Rei, Jesus Cristo”, afastou-se de sua família e de seus amigos e entregou-se ao serviço dos leprosos e à reconstrução das capelas da cidade. 

“Francisco, vai e restaura a minha Igreja em ruína”, foi uma voz que ouviu no silêncio da oração diante de um crucifixo bizantino na igrejinha abandonada de São Damião.

Repetia sempre para si e, mais tarde, também para seus companheiros: “Nossa regra de vida é viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”!

Francisco morreu, com 44 anos.



segunda-feira, 2 de outubro de 2023

02 de outubro é dia da Memória litúrgica dos SANTOS ANJOS DA GUARDA

 

A Igreja dedica o dia de hoje à memória dos Santos Anjos da Guarda, figuras celestiais presentes no universo religioso da Bíblia. 

As funções, atribuídas aos anjos pela Sagrada Escritura, são as de acompanhar o homem no caminho do bem e oferecer ao Senhor as nossas orações e sacrifícios: é esta a função do nosso Anjo da Guarda. 

No Batismo, todo cristão recebe, como dom de Deus, o próprio Anjo da Guarda, uma presença silenciosa que o acompanha e guia ao longo de toda a sua existência: é um companheiro de viagem, uma figura exemplar, mas, também, irmão mais velho. 

Estes contempladores do rosto de Deus desempenham, muitas vezes, a função de enviados do Senhor aos homens, os quais acompanham com a sua presença invisível e silenciosa. 

O termo "anjo" indica uma criatura celeste bem próxima de Deus.

Seu nome é citado 175 vezes no Novo Testamento e pelo menos 300 no Antigo, onde vem especificada a função desta milícia sobrenatural, dividida em nove hierarquias: Querubins, Serafins, Tronos, Dominações, Poderes, Virtudes Celeste, Principados, Arcanjos e Anjos.

A existência dos Anjos é um dogma de fé, definida várias vezes e em muitas ocasiões pela Igreja, desde o Concílio de Nicéia ao Vaticano I.

Tudo o que lhes diz respeito faz parte de um estudo próprio, denominado "angelologia", ao qual se dedicaram os Padres da Igreja e os maiores teólogos. Todos refletiram muito sobre a sua espiritualidade, tornando-a tema central do Magistério eclesial, que afirma: os anjos são seres totalmente espirituais, sem corpo, imortais e imutáveis, que se tornam visíveis apenas para manifestar a sua ação. 


domingo, 1 de outubro de 2023

Outubro é o mês da CAMPANHA MISSIONÁRIA

 • 01 de outubro - Abertura do Mês Missionário •

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35).

O tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.

Em 2023 as ações missionárias estão voltadas para a preparação do 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus nos dias 10 a 15 de novembro de 2023, tendo como horizonte o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) que será realizado em Puerto Rico em 2024.

O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo no penúltimo domingo de outubro (21 e 22) realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.

“Corações ardentes, pés a caminho” é o lema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. O texto focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários. Os pés dos discípulos – fincados em uma realidade bem determinada – se põe a caminho somente porque antes, os corações se inflamaram no encontro com Jesus que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão. A Campanha Missionária deste ano, põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra.